Jornal Cruzeiro do Sul
Rafaela Gonçalves
Flaviana e Mileide: contato com pessoas que têm a mesma fé - Adival B. Pinto
Para quem não gosta da folia carnavalesca, a festa mais popular do Brasil dá lugar à orações, meditações e reflexões. Na região de Sorocaba, milhares de pessoas trocaram a folia pelos retiros espirituais.
No evento promovido pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) de Sorocaba, segundo os organizadores, cerca de 3 mil pessoas participam diariamente das atividades, que variam entre missas, palestras, shows, teatros e apresentações de danças. Todas as atividades também são interpretadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As reuniões têm início às 8h e terminam às 22h, no Recreativo campestre.
A terapeuta ocupacional, Flaviana Madureira, 39 anos, conta que nunca gostou dos tradicionais carnavais. Ela aproveita os dias livres para orar. "O Carnaval para nós tem um outro significado. É um momento de estabelecer o contato com Deus", explicou.
A cobradora de caixa, Mileide Aparecida dos Santos, 25, veio de Piedade para participar do evento. "O sentido do Carnaval para nós é diferente. Nós buscamos a vida, e fora daqui a gente vê muitos acidentes. Aqui é um lugar onde você tem a oportunidade de buscar Deus e também de ter contato com pessoas que têm a mesma fé", falou.
O estudante Lucas de Almeida Castelhano, 16, já participou de diversos retiros, mas afirma que este é especial. O jovem faz parte da equipe de Libras da Pastoral dos Surdos de Sorocaba e, embora não tenha deficiência auditiva, fez questão de aprender a língua. "É bom se comunicar com todo mundo, sem excluir as pessoas. E, hoje, estou podendo ajudar nas traduções das missas e palestras, que é algo muito gratificante para mim", disse. "E ao contrário do que muita gente acha, o retiro não é feito só de orações. Há outras atividades e é um bom momento para quem quer conhecer pessoas e fazer novas amizades", complementou.
Em Votorantim, o Ministério Jovem da RCC promove as atividades na casa de retiro Divino Mestre, antigo Clube Votoran, no bairro Santa Helena, a partir das 7h30. Já a Comunidade Católica Shalom, que atua com a Obra de Difusão do Carisma, realiza seu primeiro retiro na Arquidiocese de Sorocaba. As atividades têm início às 8h, na Paróquia São José Operário, na Vila Progresso.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.