domingo, 3 de maio de 2015

Já ouviu falar no Samu?


Notícia publicada na edição de 03/05/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno Cruzeirinho
André Moraes
 
 Serviço é apresentado a estudantes de Votorantim 
 
 
 Os estudantes conheceram a ambulância por dentro - FÁBIO ROGÉRIO[
 
Você já ouviu aquele barulho de sirene e depois percebeu que era uma ambulância? Esse veículo especializado no atendimento de urgências e emergências médicas está visitando as creches municipais de Votorantim. Mas não é porque alguém de lá está doente não! É que os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão mostrando para as crianças como eles trabalham, ou seja, como eles atendem os doentes e pessoas que se machucaram na cidade, além de darem dicas de como ajudar alguém que se engasgou, por exemplo, para todos os que trabalham nas escolas. Assim, sempre que acontecer alguma emergência, os professores, diretores e até mesmo o pessoal da cozinha podem auxiliar, até que uma ambulância chegue.
Na semana passada, o veículo do Samu esteve no Centro Municipal de Educação Infantil do Green Valley. Mesmo em um dia chuvoso, a criançada se animou em poder conhecer a ambulância. Algumas ficaram apreensivas, por lembrarem que só quando alguém fica doente é que precisa andar ali. Mas depois a curiosidade aguçou e os profissionais do Samu responderam diversas questões, como "o que é aquele negócio quadrado amarelo?", que seria um suporte que os enfermeiros colocam nos dois lados da cabeça do paciente, para evitar movimentos bruscos no processo de salvamento. Quando foi tocada a sirene, a criançada até falou que parecia a de carros policiais, porém os sons são um pouco diferentes.
Isadora Benedito, de 4 anos, se animou em conhecer de perto a ambulância, mas ficou feliz em dizer que nunca precisou andar em uma. Ana Beatriz de Antunes Moraes, também de 4 anos, até lembrou que tinha ficado doente recentemente. "Tive febre", diz ela. Mas sua família não precisou dos trabalhos do pessoal do Samu, porque ela logo ficou melhor. Vitor da Silva, 5 anos, e Isabel Vitória, 4, acharam a ambulância "bonita". Gostaram bastante de conhecer, mas também desejam que seus pais ou responsáveis não precisem ligar para o número 192 - que é discado para chamar o Samu - tão cedo.

Treinamento

Além de conhecerem a ambulância, as crianças também acompanharam o treinamento passado aos funcionários da creche pela enfermeira coordenadora do Samu de Votorantim, Patricia Dias Garrido. Ela e sua equipe foram de sala em sala ensinando como os diretores, professores, auxiliares de educação e trabalhadoras da cozinha devem agir caso algum aluno passe mal na escola. Patricia mostrou como ajudar um bebê, criança ou adulto a desengasgar e também o que fazer caso alguém teve um ataque de convulsão. Segundo a enfermeira, isso vai ajudar muito quando ocorrer alguma emergência, já que todos saberão como agir até que o pessoal do Samu chegue na escola.
O projeto, que teve início neste ano, é feito em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa), de Educação (Seed) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Votorantim, e primeiramente irá visitar todas as creches do município. Depois, a ideia é estender a todas as escolas de ensino infantil neste ano e então passar pelas unidades do ensino fundamental. Isso quer dizer que todos os que trabalham nas escolas estarão habilitados a prestar os primeiros socorros em casos de emergência na rede municipal de Votorantim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim