José da Cruz
Pe. Thiago celebra a próxima missa nesse sábado as 16 horas.
Colaboradores da Votorantim-Cimentos participaram da Celebração
Construída e inaugurada nos anos 50, sendo patrimônio do Grupo Votorantim, foi reinaugurada na tarde desta Terça Feira a Capela de Santa Helena, totalmente reformada pela Votorantim-Cimentos, antiga Fábrica de Cimento Votoran. A igreja de Santa Helena estava há praticamente três anos sem atividade religiosa a não ser eventuais encontros para a comunidade local. Depois de ficar um certo tempo sob a responsabilidade do Mosteiro dos Filhos e Filhas Misericordiosos da Cruz- Rito Grego-Melquita Católico, com a extinção deste, a igreja ficou em desuso até esta data, quando a Arquidiocese de Sorocaba novamente a assume em caráter definitivo.
Os Colaboradores Católicos, que trabalham na empresa, e mais um grande número de Paroquianos das paróquias de Votorantim, que vieram dessa antiga Comunidade Santa Helena, se mobilizaram e com o empenho do Pe. Tiago, atual Pároco da Nossa Senhora Aparecida – Votorantim, por iniciativa da Direção local da Votorantim-Cimentos, a igreja passou por uma reforma que lhe devolveu alguns traços característicos originais, graças a uma equipe de voluntários coordenados pelo Colaborador Cássio Santucci, irmão da Senhora Luciane- Secretaria do nosso Arcebispo Dom Eduardo, que mediou toda a operação.
E na tarde desta terça-feira Dom Eduardo presidiu a primeira Missa, reinaugurando assim a antiga igreja que já tem mais de meio século de existência e era o ponto de encontro da Comunidade Católica da antiga Vila Industrial que foi extinta com o passar do tempo, só restando a praça e a igreja, como patrimônio histórico.
A Missa contou com a presença dos Padres Thiago Queiroz Alves (Nossa Senhora Aparecida) e Rubens da Silva Dalmazo (Nossa Senhora do Carmo) além dos Diáconos Permanentes que serviram o altar: José Laerte e José Alberto Terra (Nossa Senhora Aparecida) Gerson Schiming (Nossa Senhora do Carmo) e José da Cruz (Nossa Senhora Consolata) e os Ministros da Eucaristia da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Dom Eduardo comparou essa retomada das atividades religiosas na Capela, com a primeira leitura onde Deus confia uma Missão a Gedeão, que colabora para que a obra aconteça “É preciso nos colocar disponíveis, quando Deus nos pede para realizarmos uma missão, colocar nosso empenho e nossos carismas, para que a obra aconteça, como vem acontecendo nesta capela, graças a colaboração da Direção da empresa e dessa equipe de operários que se uniram”- finalizou Dom Eduardo.
Ao final da celebração o Pe. Thiago fez os agradecimentos à empresa e entregou uma lembrança ao Senhor Cássio, em nome da arquidiocese de Sorocaba. A próxima Missa será celebrada neste sábado dia 22 de agosto as 16 horas, quando o Padre Thiago irá acertar com a comunidade, sobre as atividades que a partir de agora serão desenvolvidas na igreja. Na Missa de Sábado, o Diácono Gerson Schiming, convida a todos os “Filhos e Filhas de Santa Helena”, uma comunidade virtual que relembra o passado e mantém os laços fraternos dos antigos moradores da Vila Industrial. (Diácono José da Cruz – Pascom arquidiocesana).



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.