domingo, 11 de janeiro de 2015

Padrasto estupra enteada enquanto esposa trabalhava



Gazeta de Votorantim


 Menina prestou depoimento juntamente com sua mãe
Crédito da foto: Gazeta de Votorantim

Após denúncia de um vizinho, foi preso neste domingo (11), em Votorantim, J.S.B., de 23 anos, acusado de estupro contra sua enteada de sete anos.
A mãe da menor afirmou que sempre viu esses acontecimentos através da TV, mas jamais esperava que isso acontecesse em sua própria casa, justamente pelo companheiro, com quem convive há dez meses. "Está sendo muito difícil pra mim, quero que ele pague por isso, apodreça na cadeia", desabafou. Segundo seus relatos, a violência acontecia enquanto ela estava no trabalho. 
De acordo com os relatos, o criminoso “esfregava seu órgão genital pelo corpo da menor, que também apresentava hematomas na região do tórax, praticadas pelo acusado”. Após exames em um hospital, o estupro foi confirmado.
O vizinho que fez a denúncia diz ter ouvido as orientações que o padrasto dava à menina durante o crime. “Ele dizia para ela fazer o mesmo que ele fazia com a mãe dela e ainda dizia que utilizaria gel caso doesse”, afirmou o denunciante.
O flagrante foi registrado pelo delegado de plantão e o homem foi encaminhado à Cadeia Pública de Pilar do Sul.
(O bairro e os nomes da mãe e do denunciante foram omitidos para preservar a identidade da criança)

Crédito da foto: Gazeta de Votorantim

Padrasto é detido por estuprar menina de 7 anos em Votorantim


Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Hospital teria constatado estupro.
Polícia ouviu depoimento da menina e da mãe dela.

Um homem foi detido suspeito de estuprar a enteada de 7 anos em Votorantim (SP). De acordo com a Polícia Militar, a violência teria acontecido no sábado (10) à noite e neste domingo (11), a criança, a mãe dela e o padrasto prestaram depoimento ao delegado de plantão.

De acordo com a Polícia Militar, a mãe levou a menina para o hospital onde foi constatado o estupro. No início da tarde de domingo o suspeito foi levado à delegacia da cidade para prestar depoimento.

A mãe registrou boletim de ocorrência e a criança foi ouvida pelo delgado de plantão.

Motorista perde controle de caminhão e bate em poste em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

CPFL informou que colisão deixou 36 clientes sem energia elétrica.
Segundo a Polícia Militar, ninguém ficou ferido.


Caminhão ficou com a frente destruída após colidir com um poste (Foto: Antonio Nelson Rosa/ TEM Você)

O motorista de um caminhão perdeu o controle do veículo e atingiu um poste em uma travessa da avenida São João, em Votorantim (SP). O acidente foi na rua Pedro Trinca, no bairro Icatu, em torno das 13h30 deste sábado (10). Um morador flagrou a colisão e enviou as fotos pelo aplicativo TEM Você.

Segundo o morador Antonio Nelson Rosa, o motorista do caminhão relatou ter perdido o freio. De acordo com informações da Polícia Militar, o veículo e o poste ficaram danificados, mas ninguém se feriu. Técnicos da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) estiveram no local para fazer verificações.

Em nota, a companhia informou que a colisão do veículo contra o poste afetou o fornecimento de energia elétrica para 36 clientes. "A estrutura danificada não pertencia à rede de distribuição de energia elétrica, porém foi preciso desligar a rede, para a remoção do veículo e substituição do poste. O restabelecimento foi às 18h e a situação encontra-se normalizada", conclui a nota.

Em preparação para torneio em Votorantim, Vitória infantil vence jogo-treino contra Massari

  Bahia Notícias Esportes
Foto: Divulgação

Visando a sua participação na 20ª Copa Brasil de Futebol Infantil, sediada na cidade de Votorantim, a equipe do Vitória derrotou o time de Massari por 2 a 1 em jogo-treino realizado no CT Manoel Pontes Tanajura.

A atividade serviu para que o treinador da categoria, Adolfo Teles, confirmasse a lista de atletas que viajam para São Paulo na próxima terça-feira (13). Entretanto, o anúncio oficial só será realizado nesta segunda (12).

Campeão do torneio no ano 2000, o Vitória estreia na competição contra o Botafogo na próxima sexta (16), no Estádio do Sesi. Além do alvinegro carioca, Cruzeiro e Palmeiras serão os adversários do Leão da Barra na primeira fase do torneio.

COPA BRASIL: Único campeão do Nordeste, Vitória viaja terça-feira para torneio em Votorantim (SP)

Blog ECV 1899

Único clube nordestino que conquistou um título da competição no ano de 2000, o time sub-15 rubro-negro segue terça-feira, 13, para Votorantim, em São Paulo, para participar da tradicional Copa Brasil de Futebol Infantil.

Neste sábado, 10, o time realiza o último jogo preparatório, no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura, e o técnico Adolfo Teles terá uma definição dos jogadores que serão relacionados para a viagem.

A Copa do Brasil de Futebol Infantil, criada em 1991, começa dia 15, quinta-feira com o jogo entre o atual bicampeão, o São Paulo, e o Atlético MG, no Estádio Domênico Paolo Metidieri. A final será dia 25 de janeiro.

A estreia do Vitória será contra o Botafogo, dia 16, às 10h30, no Estádio do Sesi. O rubro-negro na sequência enfrentará Cruzeiro (MG) e Palmeiras (SP) nos dias 17 e 18, respectivamente.

As partidas são divididas em dois tempos de 30 minutos e na fase de classificação, as equipes jogam entre si, dentro dos grupos, classificando-se para as quartas-de-final as duas primeiras colocadas.

A Copa Brasil já revelou grandes estrelas do futebol brasileiro, como Neymar, Robinho, Alex (ex-Coritiba), Alexandre Pato, Denílson, Everton Ribeiro, Jô e o goleiro Rafael (Napoli-Itália).

Site oficial

Bombeiro orienta sobre ecoturismo após acidente em cachoeira

Jomar Bellini
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Recomendação é evitar lugares mal sinalizados ou impróprios.
Jovem caiu de uma altura de 30 metros em Votorantim na semana passada.


 
Jovem caiu sobre uma área de pedras em
Votorantim durante trilha com colegas
(Foto: Eduardo Mansoldo/Arquivo Pessoal)

O Corpo de Bombeiros recomenda que os visitantes tenham cuidado ao realizar o chamado ecoturismo na região de Sorocaba (SP). A orientação foi dada após uma jovem cair de uma altura de 30 metros em uma cachoeira na cidade de Votorantim (SP), na semana passada.
O acidente aconteceu enquanto a garota percorria uma trilha com um grupo de amigos em uma área de mata preservada e despencou de uma cachoeira conhecida como "Paradise". Foi necessário o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, para ajudar no resgate, já que o local é de difícil acesso (veja o vídeo).
Segundo os bombeiros, a vítima caiu sobre uma área de pedras. Os amigos não conseguiram resgatá-la e pediram socorro. Além do Águia, quatro equipes de bombeiros foram acionadas para fazer o resgate. Apesar da altura da queda, a jovem teve apenas ferimentos leves. Ela foi socorrida e levada pelo Águia para o Hospital Regional de Sorocaba.
“A maior dificuldade na ocorrência foi justamente o acesso a vítima e posteriormente a retirada da vítima. Até por isso precisamos do apoio do Água”, relata o tenente Eduardo Casagrandi Mansoldo Filho. “Ela reclamava de dores na região da perna. A garota deu sorte porque, pela altura da queda, a gravidade poderia ter sido maior.”
Casos assim, segundo o tenente, são freqüentes, mas não raros na região. Para Casagrandi, o principal motivo é a imprudência dos visitantes que realizam o ecoturismo aos fins de semana em locais não apropriados para a prática. “O grupo de amigos entrou em um terreno particular e fechado. Não é uma falha do local, porque ele não é adequado para isto.”
A orientação é que os visitantes procurem parques públicos ou particulares que tenham estrutura para a realização, por exemplo, de trilhas, arborismo ou outros esportes que tenham contato com o meio ambiente. “Os locais precisam estar preparados com cabo guia, trilha delimitada, degraus e sinalização definidas, que são preparados para receber o ecoturismo”, relata Casagrandi.
Um dos exemplos citados pelo tenente é o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Entre Apiaí (SP) e Iporanga (SP), o local abriga cavernas e cachoeiras em uma área de preservação da Mata Atlântica e que recebe turistas durante todo o ano.
Represas
Outro ponto de risco para os visitantes são as represas de Votorantim, onde frequentemente são registradas cenas de perigo e abuso. Entre os flagrantes estão o consumo intenso de bebida alcoólica e a imprudência das motos aquáticas, que colocam em perigo a diversão das famílias.
No local, a falta de estrutura também coloca em risco a vida das pessoas, já que os veículos aquáticos que passavam bem perto dos turistas e não tinham lugar reservado para embarque e desembarque. “Por causa de  negligência, os casos de afogamento estão aumentando. Todo cuidado é pouco”, comenta o tenente do Corpo de Bombeiros Eduardo Oliveira.
Segundo Oliveira, 99% das ocorrências de afogamento acontecem em locais impróprio para banho. “O ideal é procurar um local adequado, como os clubes, locais onde tenha salva-vidas", conclui.





Flagrantes de riscos em represa de Votorantim, que não tem estrutura adequada para receber turistas (Foto: Reprodução/TV TEM)

Editorial

Primo rico, primo pobre

Reportagem publicada por este jornal na sexta-feira levou o leitor para um curioso "passeio" pelas finanças das câmaras municipais dos 26 municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O minucioso trabalho de levantamento assinado pelo repórter Amilton Lourenço mostrou que as câmaras de 18 dos 26 municípios (Sorocaba entre eles) aumentaram seus orçamentos para 2015 acima da inflação oficial medida pelo IPCA.

Antes de prosseguir, é preciso esclarecer que o Cruzeiro do Sul, ao publicar esse tipo de reportagem, não tem a menor intenção de provocar conclusões no estilo "como seria bom se a Câmara não existisse". O Legislativo - como tem sido afirmado neste espaço, de tempos em tempos - é um dos pilares da República, necessário para conferir concretude à democracia representativa e ao Estado Democrático de Direito. Logo, é preciso oferecer boas condições de trabalho aos parlamentares, a fim de assegurar os meios para que consigam desempenhar a importante missão que lhes é confiada.

O reconhecimento da importância do Legislativo não anula, entretanto, o direito e o dever da imprensa de acompanhar suas atividades e manter a sociedade informada sobre o emprego dos recursos públicos. Nem de fazer comparações e refletir sobre a estrutura necessária ao desenvolvimento de um trabalho legislativo eficiente. É este o caso.

Uma reflexão muito interessante proporcionada pelos números levantados se refere ao custo per capita do vereador em cada cidade. As ressalvas todas já foram feitas e não é demais lembrá-las: está-se falando de orçamento e não de gasto efetivo. Aquilo que é reservado para o Legislativo dispender ao longo do ano nem sempre é usado em sua totalidade. Ainda assim, pelo montante reservado, pode-se ter uma ideia aproximada do custo de manutenção de cada parlamentar e avaliar se esse custo é alto ou baixo, em comparação com outros municípios.

Na RMS, o custo médio mensal de um vereador - aí incluídas todas as despesas da Câmara, como instalações, veículos, material de escritório, funcionários, assessores nomeados e vencimentos dos parlamentares - é de R$ 30,8 mil. Os municípios que menos gastam são Alambari (R$ 5.740,74), Jumirim (R$ 6.416,66), Tapiraí (R$ 8.240,74) e Sarapuí (R$ 8.425,92). Todas as demais câmaras estão acima dos seis dígitos, com custos mensais per capita bastante variáveis: R$ 20.370,37 (Alumínio); R$ 31.818,18 (Araçariguama); R$ 18.472,22 (Araçoiaba da Serra); R$ 22.230,76 (Boituva); R$ 16.666,66 (Capela do Alto); R$ 15.673,07 (Cerquilho); R$ 11.401,51 (Cesário Lange); R$ 39.772,22 (Ibiúna); R$ 19.090,90 (Iperó); R$ 32.179,48 (Mairinque); R$ 17.366,66 (Piedade); R$ 10.583,33 (Pilar do Sul); R$ 24.621,21 (Porto Feliz); R$ 26.926,47 (Salto); R$ 12.037,03 (Salto de Pirapora); R$ 12.574,41 (São Miguel Arcanjo); R$ 40.555,55 (São Roque); R$ 47.777,94 (Tatuí); R$ 17.777,77 (Tietê) e R$ 50.070,45 (Votorantim).

As grandes campeãs são Itu, com um custo mensal per capita de R$ 96.474,35, e Sorocaba, onde cada um dos 20 vereadores representa um gasto de R$ 189.250,00 por mês. Se se concretizar até o final do ano a expectativa do presidente da Câmara, Cláudio do Sorocaba 1, de economizar R$ 5 milhões, essa média cairá para R$ 168.416,66.

O que preocupa é que os vereadores, seja nas grandes, seja nas pequenas cidades, têm as mesmíssimas obrigações. A disparidade dos custos deixa no ar uma questão intrigante: até que ponto as condições de trabalho prejudicam o desempenho de um vereador? A produtividade dos "primos ricos" é melhor que a dos "primos pobres"? Ou o bom desempenho depende mais do interesse e comprometimento de cada parlamentar do que dos recursos humanos e materiais colocados a sua disposição?

Entre tantas interrogações, destaca-se pelo menos uma certeza: cabe ao eleitor assegurar que os gastos com o Legislativo revertam em benefícios palpáveis para sua comunidade, elegendo gente séria e competente.

Bombeiros resgatam vítima de afogamento em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí


 Homem com cerca de 30 anos se afogou na Cachoeira da Chave.
Segundo a corporação, ele foi retirado da água com vida.
 

Homem se afogou na Cachoeira da Chave, em
Votorantim (SP) (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Um homem com cerca de 30 anos se afogou na tarde deste sábado (10) enquanto nadava na Cachoeira da Chave, em Votorantim (SP). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima foi resgatada ainda com vida.
Após a retirada da água, o homem foi encaminhado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP) com parada cardiorrespiratória. Ainda segundo os bombeiros, ele foi resgatado a uma profundidade de 4 metros e aproximadamente 20 minutos depois de desaparecer.


Dois homens morrem afogados na região

Jornal Cruzeiro do Sul


Na Cachoeira da Chave existe um aviso sobre os riscos de nadar no local - Erick Pinheiro/Arquivo JCS (07/01/2012)

O forte calor fez com que muitas pessoas procurassem cachoeiras, lagos e açudes da região para se refrescar, porém dois casos de afogamento registrados neste sábado mostram o perigo que esses locais oferecem. Dois homens morreram ao se afastarem bastante da margem da Cachoeira da Chave, em Votorantim, e de um açude do bairro São Camilo, em Itapetininga. A vítima de Votorantim não foi identificada, porém há estimativa de que ele tivesse 30 anos. Já o homem que morreu em Itapetininga era Edivaldo Cândido Elias Benjamim, de 26 anos.
Por volta das 15h50, o Corpo de Bombeiros de Itapetininga foi informado de que teria acontecido um afogamento num açude localizado na Estrada Jurandir Pinto, bairro São Camilo. Ao chegarem no local, mergulhadores foram até praticamente o meio do açude, que fica a mais de 8 metros da margem, e encontraram o corpo de Edivaldo a 5 metros de profundidade.
Ele foi até o local para se refrescar do forte calor com seus amigos e decidiu nadar até um tronco, que estava na metade do açude. Testemunhas disseram aos bombeiros que ao chegar na metade do caminho, ele parou, virou de costas e afundou. Os bombeiros coletaram a informação de que ele teria acabado de almoçar e foi nadar, por isso poderia ter desmaiado durante o nado.
Os bombeiros alertam que o local oferece muitos perigos às pessoas, por conta de sua profundidade. Já foram registrados outros afogamentos no açude do bairro São Camilo.
Votorantim
O afogamento na Cachoeira da Chave aconteceu por volta das 16h30. A vigilante Anna Alice Nunes Fonseca, 33 anos, estava no local com sua família no momento e viu quando os bombeiros retiraram o corpo da vítima, que não foi identificada. Segundo ela, algumas pessoas disseram que ele estava embriagado e resolveu entrar na cachoeira para se refrescar. Porém, acabou se afogando. "Quando retiraram o corpo, ele estava com a boca bem branca já e com a barriga bem inchada. Por causa do tumulto não consegui nem sair do lugar. Meus filhos ficaram bem impressionados", diz.
Os bombeiros de Votorantim relatam que ninguém conhecia o homem no local e ele não portava documentos. Foi encontrada uma carteira, que as pessoas que estavam na cachoeira disseram ser dele. Porém não havia documento com foto, então não foi possível confirmar a identificação. O corpo foi encontrado a aproximadamente 4 metros de profundidade, no meio do curso do rio onde deságua a cachoeira.

Ouça a Rádio Votorantim