Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sesp retira dezenas de caminhões de entulho em pontos da cidade

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), iniciou na tarde desta quarta-feira (08), a limpeza às margens da via denominada de Waldemar Bernardes (Mazito), que liga a Estrada dos Morros até a estrada José Celeste, esta pertencente ao município de Sorocaba. Até o final da manhã desta quinta-feira (09), a Sesp havia retirado 20 caminhões de entulho e materiais inservíveis do local.

Os serviços de limpeza do referido trecho da via é realizado periodicamente pela Secretaria de Serviços Públicos, sendo o último ocorrido no mês de janeiro, quando foram retirados 40 caminhões de materiais. A Sesp informa que o trabalho continua até que todo o trecho seja limpo.

Desde a última semana a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) está promovendo a limpeza de diversas áreas que são utilizadas irregularmente pela população para o depósito de lixo e entulho. Somente às margens da rua Sebastiana Nunes, esquina com a Estrada dos Morros, na área Industrial de Votorantim, foram retirados 15 caminhões de lixo e entulho.

Os trabalhos começaram por uma área localizada às margem da Rua João Souto de Campos, na Vila Nova Votorantim. O local também servia de ponto da despejo irregular de lixo e entulho. Maquinários e caminhões trabalharam inclusive no sábado para deixar o espaço limpo. Outros dois pontos também receberam a limpeza naquela região, no Conjunto Mário Augusto Ribeiro, o Promorar e no Jardim São Matheus, onde o trecho de uma rua sem saída era utilizado como ponto de descarte de lixo pela população.

Todo o material retirado desses pontos é levado para a Área de Transbordo e Triagem do futuro aterro de Inertes. A Secretaria de Serviços Públicos informa ainda que outras áreas já estão na programação para receber os serviços de limpeza e conta com a colaboração da população para que evitem o depósito irregular de lixo e entulho nesses pontos, tendo em vista que se tornam em possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Secom Votorantim

Projeto “Samuzinho” conscientiza crianças e capacita auxiliares de educação

O "Samuzinho", projeto que visa conscientizar as crianças ao mostrar trabalho dos paramédicos e a ambulância utilizada por eles, e também capacitar os auxiliares de educação e professores para realizar primeiros socorros, teve início nesta quinta-feira (9), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) "José Bernardo", no Parque São João. A atividade tem a parceria da Secretaria de Saúde (Sesa), de Educação (Seed) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O projeto, que ocorre pela primeira vez na cidade, percorrerá por todas as creches municipais. No Cmei "José Bernardo", muitas crianças entraram na ambulância. Além disso, na mesma atividade, os auxiliares de ensino receberam uma capacitação de primeiros socorros, ministrado pela enfermeira coordenadora do Samu de Votorantim, Patricia Dias Garrido. "Muitas crianças têm medo da ambulância, então, nosso papel é fazer com que percam isso. Aproveitamos, também, para explicar aos auxiliares como agir em uma situação de socorro, caso necessitem", explica Patricia.
A secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, disse que esta ação é de extrema importância, pois procedimentos corretos de primeiros socorros evitam futuras complicações.
De acordo com a secretária de Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, a intenção é atingir todos os educadores da educação infantil durante o ano, e a pretensão é estender a atividade para a rede municipal de ensino fundamental.

Secom Votorantim

Labrego é o convidado do Nossa História Nossa Gente desta sexta

            A Emancipação e Instalação do Município é o tema do programa desta sexta-feira (10), às sete da noite, do programa de tv Nossa História Nossa Gente. Para abordar o tema, o jornalista e apresentador Cesar Silva estará recebendo como convidado, o vanguardeiro e vereador da primeira legislatura, Lázaro Alberto de Almeida, o Labrego.

            O entrevistado que foi eleito nas onze primeiras legislaturas focará o período da história local que retrata o movimento pelo desmembramento do então distrito de Votorantim e a instalação enquanto cidade, com seus desafios e organização da máquina administrativa.

            O público pode participar pelo telefone 3247-1010 e concorre a livros Nossa História Nossa Gente, volumes I e II.

            O programa pode ser conferido no canal 10 do sistema a cabo Super Mídia ou assistido no mesmo dia e horário no site www.tvvotorantim.com.br

5ª Semana do Circo em Votorantim começa neste sábado

Cortejo pelas ruas da cidade e varieté de abertura estão na programação do primeiro dia do festival;  ingressos são gratuitos


A 5 ªSemana do Circo em Votorantim inicia neste sábado, (11), às 20h, mais uma maratona cultural. Em sua quinta edição, serão nove dias de atrações gratuitas que ocorrem de 11 a 19 de abril na Praça de Eventos Lecy de Campos, em Votorantim. Espetáculos nacionais e internacionais, oficinas,  matinês e exposição fazem parte da agenda, que começa oficialmente neste sábado com divertidas atrações.


Resgatando as tradições circenses, um cortejo conduzido por palhaços, artistas do circo, pernas de pau e bandinha colorem as ruas de Votorantim, logo às 17h . Mais tarde, às 20h, o palco ganha uma varieté de abertura com as participações dos grupos Trupe Koskowisck, Cia Usinarte, Diálogos Acrobáticos e com os argentinos da Cia Batacazo. A apresentação une o circo tradicional e o contemporâneo em um lindo espetáculo com trapezistas, malabaristas, acrobatas e muita diversão com os palhaços.


Na mesma noite, o público também poderá prestigiar a exposição O Tecido e a Personagem – A Indumentária do Circo -Teatro Guaraciaba, que reúne figurinos de antigas gerações do grupo circense, e ficará exposta até o final do evento. A mostra resgata a história dos personagens e espetáculos apresentados em diferentes épocas da família Guaraciaba.

 

Domingo de atrações:


No domingo (12), às 17h, os hermanos da Cia Batacazo voltam ao palco com a peça El Viaje. A montagem conta a história de dois artistas que andam por aí se entrelaçando em cordas, cadeiras, acrobacias e malabarismos.  Viajam sempre buscando novos lugares, objetos e sensações e aproveitam para compartilhar suas aventuras com o público.


Mais tarde, às 20h, um show de variedades intitulado Espetáculo Circense Clássico, apresentado pelo Grupo Corpo Mágico da cidade de Paulínia, segue a linha do Circo Clássico, com números virtuosos e lúdicos que trazem a alegria ao "picadeiro". Um espetáculo que transmite ao público o encanto e a magia do universo circense.

A 5ª Semana do Circo em Votorantim é realizada através do Ministério da Cultura e Totem Cultural, com patrocínio da empresa Votorantim Energia e Instituto Votorantim, além de contar com apoio do SESC Sorocaba, Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria da Educação e Prefeitura Municipal de Votorantim.

 

Mais informações:


Varieté de Abertura – sábado, às 20h


Varieté de abertura com participação dos grupos: Trupe Koskowisck, Cia Usinarte, Cia Batacazo e Diálogos Acrobáticos.

 

Classificação

Livre

 

Ficha Técnica

Mestres de Cerimônia: Chiquita e Cotonete (Giesa Helena e Alexandre Malhone)

Palhaços: Chiquita e Cotonete

Acróbatas: Beatriz Mendes, Gabriel Manzini

Trapezista: Nanudel Gesso

Tecido Acrobático: Jeisel Bomfim Cerminaro eMichelli do Carmo Rebulho

Ator: Ricardo Malhone

Técnico de som e luz: Bruno d' Oliveira


 

Espetáculo:


El Viaje – domingo, às 17h

Grupo

Companhia Batacazo

Classificação

Livre

Ficha Técnica

Criação, Direção e Atuação: Nadiadel Gesso e Juan Pedro Brizuela

 

Espetáculo:


Espetáculo Circense Clássico – domingo, às 20h

Grupo

Corpo Mágico

Classificação

Livre

Ficha Técnica

Artistas: Daniela Calça, Fausto Henrique Oliveira, Bruno Edson, Joelma HarueFunaki, Rodrigo Senden

Produção: Daniela Calça e Fausto Henrique Oliveira

 

Serviços


Local: Praça de eventos Lecy de Campos - Votorantim


Data: 11 a 19 de abril


Horários:

Espetáculos noturnos:todos os dias às 20h

Matinês abertas ao público: às 17h no domingo (12) e às 16h e 17h no sábado (18) e domingo (19)


A distribuição dos ingressos começa uma hora antes do início de cada espetáculo


Inscrições para as oficinas e palestras no e-mail producao@totemcultural.com.br


Mais informações e programação: facebook.com/semanadocirco


Acessibilidade para cadeirantes


Entrada Franca

 

Histórico

A Semana do Circo em Votorantim é um festival de artes circenses desenvolvido pelo Circo Guaraciaba desde 1994. O projeto tem como objetivo disseminar a importância histórica do circo e do circo-teatro, fomentando ações que contribuam para manter viva a memória cultural e a prática circense.


Nos últimos três anos o festival ocorreu na cidade de Votorantim em parceria com a Prefeitura Municipal, tornando-se um dos eventos circenses mais importantes do interior do estado de São Paulo, com ações culturais de grande relevância. No ano de 2012 o festival recebeu incentivo do Programa de Ação Cultural - da Secretaria de Estado da Cultura, aumentando expressivamente o público, num total de 8.974 participantes ao longo de sete dias.

 


*WORKSHOP INTENSIVO DE TRAPÉZIO FIXO  ESTÁ COM VAGAS ESGOTADAS. As outras três oficinas - OFICINA DE GAGS DE PALHAÇO PARA A FAMÍLIA, OFICINA DE PALHAÇO LATINOAMERICANO E O ATOR FUNÂMBULO - estão com VAGAS DISPONÍVEIS no e-mail: producao@totemcultural.com.br

 

 Beatriz Nunes

5ª Semana do Circo em Votorantim



Adiada a votação da diretoria executiva da AGERV

Durante a ordem do dia da última sessão plenária (07), foi solicitado o adiamento da votação referente à indicação do prefeito Erinaldo Alves da Silva do Sr. José Airton Costa Pereira de Góes para substituir o Sr. João Torres de Camargo Filho na Diretoria Executiva da AGERV.

De acordo com o artigo 14, da Lei Municipal n° 2201/11 é necessário que a nomeação seja submetida à votação em plenário, a fim de ser aprovada ou rejeitada. No entanto, antes de ser realizada a votação, o vereador Heber Almeida Martins (PDT) sugeriu suspender a sessão plenária por cinco minutos, com o objetivo de tratarem o tema com todos os vereadores, pois de acordo com o protocolo, o ofício GP n° 057/2015 foi recebido do prefeito municipal e lido na sessão plenária anterior, realizada no dia 31 de março de 2015.  

Ao retomar os trabalhos, o vereador Bruno Martins de Almeida (PSDB) propôs a prorrogação por mais duas sessões, para que o caso seja exposto e analisado de forma detalhada por todos os parlamentares.

Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Heber solicita informações referentes a nova unidade de ensino do SESI

Informações foram solicitadas pelo vereador Heber Martins (PDT) referentes à fase em que se encontra o processo da construção da nova unidade de ensino do SESI em Votorantim, dentre os questionamentos direcionados à administração e à direção do SESI de Votorantim foram citados sobre a licitação para a contratação da empresa para a construção da nova unidade.


Heber destacou que em 2013, foi noticiado pela imprensa local, deixando a população votorantinense esperançosa e, no ano passado foi publicado na revista CIESP, Edição 94, que o prefeito Erinaldo Alves da Silva, o empresário, Antonio Beldi e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Paulo Skaf estiveram reunidos a fim de efetuarem uma parceria e, na oportunidade, assinaram contrato para abertura de licitação para construir um novo prédio para a Unidade de Ensino do SESI em Votorantim (Req Nº 128/15).


Assessoria
Heber de Almeida Martins

Indicações - vereador João Cau


O vereador João Cau (PSC) encaminhou aos setores competentes as seguintes indicações;


Nº 201/15: Solicitação de pintura e sinalização de solo em toda a extensão da Avenida Carmelina Garcia, devido ao recente recapeamento realizado.


Nº 202/15: Sinalização de solo, no bairro Vila Garcia, nas seguintes vias públicas: Rua Benedito Krafecik, Rua José Castilho, Rua Margarida dos Santos Garcez, Rua João Pereira de Góes e Rua Joana Navarro Castilho.

Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Reforma e ampliação do ponto final de ônibus - Rua Dr. Paula Souza

O vereador Pedro Nunes Filho (PDT) solicitou informações quanto ao andamento dos estudos para a reforma e ampliação do ponto final de ônibus, situado na Rua Dr. Paula Souza, em Sorocaba, que abriga abriga diariamente, centenas de votorantinense que se deslocam de ônibus de Votorantim para Sorocaba.


Segundo o vereador em março de 2013, já requisitou providências junto à prefeitura,em atenção ao requerimento, por meio do Ofício nº 185/2013-CM, de 14 de março de 2013, o Chefe do Executivo informou, simplesmente, que a Administração faria os devidos contatos, com o intuito de melhorar as condições do referido ponto de ônibus, no entanto, já se passaram dois anos e até o presente momento, nada foi solucionado. Inclusive, a Diretoria da Empresa, representada por Marcos Antonio Franco, ofereceu, além da reforma do referido ponto, a construção de banheiros para os usuários do transporte coletivo (Req Nº 124/15).


Indicações:


Nº 191/15: Remoção do material deixado sob a ponte da Rua Olaria, no Rio Sorocaba, pois impede o escoamento de esgoto, o que ocasiona, mau cheiro e um grande criadouro de pernilongos.


Nº 192/15: Limpeza do terreno existente em paralelo à ferrovia, ao lado do campo de futebol do Cachoeira.


 Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Veículos abandonados nas vias públicas

Questionamentos foram formulados pelo vereador Pastor Tonhão (PSDB)  quanto à operação para a remoção de veículos abandonados nas vias públicas do município e, se essas operações são realizadas por meio de parcerias, qual é a frequência dessas ações e se as mesmas são feitas de acordo com denúncias de munícipes ou em virtude da fiscalização da SEMU. O parlamentar também indagou sobre a quantidade de notificações aos proprietários, multas e veículos que foram removidos das vias públicas desde a publicação da Resolução nº 06/2014,  da Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial (SEMU) - (Req Nº 126/15).

 

Indicações:

 

Nº 196/15: Recapeamento das seguintes Ruas: Roque Martins de Paula, Valéria Tozzi e Joana Martinez de Brito.

Nº 197/15: Repintura de sinalização de solo, a implantação de placas de sinalização vertical e a repintura dos tachões existentes na confluência das Ruas: Angelina Rinaldi, Carmem Galan Burgos e Lourenço Antonio de Mello.


Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Abandono da obra- construção da unidade de saúde da família do Green Valey

A administração Municipal, o Governo do Estado e o Governo Federal foram questionados pelo vereador Marcão Papeleiro (PT) que solicitou informações referentes à construção da unidade de saúde da família do bairro Jardim Green Valley. O parlamentar esteve com os moradores que demonstraram indignação em relação à falta de respeito com os munícipes daquele bairro por causa do abandono da obra.


Marcão citou que a obra está orçada em R$ 410.868,00 (quatrocentos e dez mil, oitocentos e sessenta e oito reais) com verbas do Governo Federal por meio do SUS e do Ministério da Saúde, do Governo Estadual e do Governo Municipal, sendo que o início da obra foi anunciado para o dia 1º de julho de 2014 e o término era previsto para o dia 1º de dezembro de 2014. Entretanto, a empresa vencedora da licitação iniciou os trabalhos somente em setembro de 2014, e dois meses após, paralisou a obra, deixando-a apenas com o alicerce pronto e encontra-se abandonada. (Req Nº 130/15). 


Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Fechamento da área verde

De acordo com o vereador Lê Baeza (PV), a conclusão dos estudos direcionado ao fechamento da área verde, localizada na Rua Nelson Teixeira, na Vila Pardini , já deveria ser realizado desde 2013, e ressaltou sobre a necessidade  e a importância de se realizar as melhorias na sinalização a para segurança no trânsito, principalmente na confluência das Ruas Nelson Teixeira e Carminha Celestino da Silva e a construção de calçadas em toda a extensão da área pública da Rua Nelson Teixeira, ao lado direito da via, sentido Itapeva (Req Nº129/15).


Indicações:


Nº 203/15: Verificar o serviço de acabamento feito na construção dos apartamentos do bairro Votocel, pois há reclamações dos munícipes.


Nº 204/15: Manutenção em duas bocas de lobo e na tubulação de águas pluviais, localizadas na Avenida Antonio Lopes dos Santos.

Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Riscos de atropelamentos aos pedestres

O vereador Robson Vasco (PSDB) informou que há constantes riscos de atropelamentos aos pedestres que utilizam a Avenida Reverendo José Manoel da Conceição, na altura do trecho compreendido entre os números: 764 a 814, em virtude do abuso de velocidade por parte de motoristas imprudentes que circulam pelo local e, solicitou uma revisão ao órgão responsável sobre a implantação de lombadas e a construção, o mais breve possível, ao menos, de uma lombada na altura do trecho citado (Req Nº 127/15).


Indicação:

Nº 195/15: Operação tapa-buracos em frente ao nº 17 da Rua José Alamino Jerônimo.


Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Construção da nova unidade de ensino do SESI

Informações foram solicitadas pelo vereador Heber de Almeida Martins (PDT) referentes à fase em que se encontra o processo da construção da nova unidade de ensino do SESI em Votorantim, dentre os questionamentos direcionados à administração e à direção do SESI de Votorantim foram citados sobre a licitação para a contratação da empresa para a construção da nova unidade.
Heber destacou que em 2013, foi noticiado pela imprensa local, deixando a população votorantinense esperançosa e, no ano passado foi publicado na revista CIESP, Edição 94, que o prefeito Erinaldo Alves da Silva, o empresário, Antonio Beldi e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Paulo Skaf estiveram reunidos a fim de efetuarem uma parceria e, na oportunidade, assinaram contrato para abertura de licitação para construir um novo prédio para a Unidade de Ensino do SESI em Votorantim (Req Nº 128/15).

Indicação:

Nº 200/15: Possibilidade de todas as secretarias municipais criarem perfis (páginas) nas redes sociais, para assim, facilitarem a comunicação entre os munícipes e a administração.

Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Melhorias na Praça Walter Blanco Bueso - Jardim Europa

O Presidente do Legislativo, vereador Eric Romero (PPS) indagou à Administração sobre as melhorias que ainda não foram realizadas melhorias na Praça Walter Blanco Bueso, no bairro Jardim Europa, segundo ele informa, o local é o único espaço para lazer, prática de esportes e diversão existente no bairro, porém, encontra-se abandonado (Req Nº123/15).


Indicações:

(Nº 198/15) Manutenção necessária e a substituição das possíveis lâmpadas queimadas existentes em toda a extensão, Rua Padre Carlos Othino Gallo.

(Nº 199/15) Realização de serviços de "tapa-buracos", na Rua Maria José Nunes.

Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Implantação de uma área de lazer

O vereador Bruno Martins (PSDB) questionou a administração se o atual governo tem algum projeto para a área pública situada entre as Ruas; Lourenço Antonio de Mello e Pedro Antônio de Camargo, no Jardim Archilla, e sugeriu a implantação de uma área de lazer, pista de caminhada e uma ciclovia, iniciando o percurso no passeio público da referida área, passando pela Rua Venâncio Dias dos Santos até o encontro com a Avenida Luiz do Patrocino Fernandes (Req 125/15).

Indicações:


Nº 193/15: Implantação de uma pista de caminhada na Praça "Senador José Ermírio de Moraes", com a devida pintura da sinalização de solo.


Nº 194/15: Instalação de um ponto de luz em poste já existente, localizado em frente ao nº 110 da Rua Rodrigues Macedo.

Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Implantação das Secretarias nas redes sociais

Com a facilidade de comunicação por meio das redes sociais, o vereador Heber Martins (PDT) sugeriu por meio da Indicação nº 200/15 a criação de "perfis" ou páginas nas redes sociais para cada Secretaria Municipal, afim facilitar a comunicação entre os munícipes e a Administração.
Como exemplo, Heber citou a Câmara Municipal que já conta com uma "página" em uma rede social há quase dois anos, onde possui milhares de visualizações.
"Quando tivemos esse desafio de introduzir a Câmara nas redes sociais, como Presidente, algumas pessoas tiveram receio de serem questionadas pela população, mas os resultados superaram as expectativas, pois hoje com essa ferramenta podemos informar a respeito dos trabalhos do Legislativo e atender os moradores mais rapidamente", explica o parlamentar.
Hoje em dia as empresas utilizam essas ferramentas para aumentarem sua exposição, medirem sua aceitação perante o mercado onde estão inseridas e obter retorno diário e imediato de suas ações e com isso contornar ou até mesmo evitar possíveis crises.
Devido à ausência do Poder Executivo nas redes sociais, os vereadores acabam sobrecarregados com questionamentos da população a respeito dos trabalhos da Administração. Diante dessa situação, a sugestão do vereador é que as Secretarias e até mesmo o Prefeito Municipal tenham os mesmos benefícios que as empresas, estando mais perto da comunidade, facilitando assim a comunicação e até mesmo a divulgação dos trabalhos do Executivo.

Assessoria Parlamentar
Heber de Almeida Martins

Águas de Votorantim participa da II ETEC Verde

Com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a importância do uso correto da água, a concessionária Águas de Votorantim participará da II ETEC Verde, evento que este ano traz como tema "Água, um bem para toda vida!". Organizado pelos alunos do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (ETEC) Professor Elias Miguel Júnior, de Votorantim, o encontro será realizado neste sábado (11), das 9h às 13h, no Teatro Municipal "Francisco Beranger".

A concessionária está preparando um cronograma com atividades educativas e recreativas para o público que comparecer no dia do evento. Quem passar pelo local poderá assistir a uma palestra sobre educação ambiental, conferir como funciona o processo de tratamento de água e aprender mais sobre a conservação do meio ambiente, com dicas e informações valiosas, por meio de um jogo de tabuleiro humano. Também serão distribuídos materiais informativos e brindes.

Todas as ações da programação da II ETEC Verde fazem parte do programa Olhar Ambiental, do Grupo Águas do Brasil, que tem por objetivo difundir conhecimentos e habilidades para a conservação do meio ambiente e uso consciente da água, gestão de resíduos e universalização do saneamento básico.

A prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, também é parceira da II ETEC Verde e estará presente no evento, realizando diversas atividades relacionadas ao tema.

Serviço:

II ETEC Verde- Votorantim
Data: 11 de abril de 2015
Horário: Das 9h às 13h
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger- Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro, em Votorantim.



Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV

Deputada e prefeito reiteram pedidos no DER

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo


Erinaldo Alves, superintendente Armando Costa Ferreira e Maria Lúcia Amary

Maria Lúcia Amary (PSDB) e o prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, reiteraram nesta quarta-feira, 8/4, pedidos de obras e melhorias em rodovias que cortam a cidade ao novo superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Armando Costa Ferreira.

As autoridades pediram prioridade para solucionar o chamado Trevo da Morte no que diz respeito à Votorantim. O trevo é o conjunto de acessos construído a partir de um viaduto sob a Rodovia Raposo Tavares, entre as cidades de Votorantim e Sorocaba, na altura do km 99, que ganhou esse apelido pelo número elevado de acidentes.

Durante o encontro, o prefeito e a deputada apresentaram outras reivindicações: a duplicação de 800 metros do antigo acesso da SP-79 para Votorantim; o estudo para a construção de um anel viário para ligar a SP-79 (em Piedade) diretamente à Raposo Tavares, no Km 91, sem passar pela avenida 31 de março, em Votorantim, e a pavimentação da SP-79 da Usina Votorantim até o trevo de Salto de Pirapora.

Abertas as inscrições para fórum de saúde

Notícia publicada na edição de 09/04/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A 

Com o tema "A Saúde Mental e suas Articulações Intersetoriais" será realizado no dia 7 de maio, no auditório municipal "Francisco Beranger", em Votorantim, o "I Fórum de Saúde Mental", promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) do município.

O Fórum tratará dos seguintes assuntos: história da psiquiatria (internações e atendimentos psicossociais); droga dicção; Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e matriciamento em saúde mental.

Segundo os organizadores, serão tratados diferentes pontos que atendem pessoas em sofrimento e/ou com demandas decorrentes dos transtornos mentais com o consumo (ou não) de álcool, crack e outras drogas. Os palestrantes são os médicos psiquiatras Alberto Shodi Yamashiro, Eglinara S. Morton e Maria Clara Schnaidman Suarez. As palestras serão apresentadas em dois horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h (em ambos horários serão discutidos os mesmos temas)

Os interessados em participar devem fazer as inscrições gratuitas até o dia 30 de abril pelo e-mail caps@votorantim.sp.gov.br ou ambumental

@votorantim.sp.gov.br. A Sesa espera a participação de servidores municipais, funcionários da área da saúde da região, representantes de ONGs, entre outros interessados. (Da Redação com Secom / Votorantim)


INFORMAÇÃO LIVRE

Cobertor curto

FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (2/12/2014)

Por conta da crise econômica, a Prefeitura de Votorantim reestimou para baixo o orçamento da administração para este ano. Uma redução de R$ 22 milhões, passando de R$ 353 milhões para R$ 331 milhões. Com, isso, o prefeito Erinaldo Alves (PSDB) -- foto -- teve que encaminhar projeto à Câmara com a nova estimativa.

RMS registra 38.087 casos de dengue ao longo do ano

Notícia publicada na edição de 08/04/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A
Rafaela Gonçalves


Número é quase 100 vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado

Concentração é maior em Sorocaba e nas cidades que fazem fronteira com o município, totalizando 36.792 confirmações - ALDO V. SILVA / ARQUIVO JCS (24/3/2015)


O número de casos de dengue na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), somando com o município de Itapetininga, contabilizou 38.087 casos de dengue em 2015, quase 100 vez mais em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 404 doentes. A concentração é maior em Sorocaba e nas cidades que fazem fronteira com o município, totalizando 36.792 confirmações. Até o momento, foram registrados oito óbitos decorrentes da doença, sendo sete em Sorocaba e um em Salto de Pirapora.

A reportagem entrou em contato com as 26 cidades que fazem parte da RMS, além de Itapetininga, mas os municípios de Alambari, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cesário Lange, Salto e São Miguel Arcanjo não forneceram as informações solicitadas. Os dados emitidos pelos municípios também variam, conforme a contagem realizada em cada cidade e, por isso, esses números podem ter alterado até a presente data (Veja no quadro).

Número de registro da doença por cidades
Cidade
Casos em 2014
Casos em 2015
Mortes
Data dos dados
Alambari
não divulgado



Alumínio
08
37
00
06/04/15
Araçariguama
não divulgado



Araçoiaba da Serra
não divulgado



Boituva
04
480
00
06/04/15
Capela do Alto
04
12
00
06/04/15
Cerquilho
03
97
00
06/04/15
Cesário Lange
não divulgado



Ibiúna
09
26
00
06/04/15
Iperó14
1564
00
31/03/15

Itapetininga
não divulgado
150
00
06/04/15
Itu
12
238
00
01/04/15
Jumirim
00
09
00
06/04/15
Mairinque
05
20
00
07/0415
Pilar do Sul
00
20
00
06/04/15
Piedade
02
89
00
06/04/15
Porto Feliz
07
240
00
06/04/15
Salto
não divulgado



Salto de Pirapora
05
1.550
01
02/04/15
São Miguel Aranjo
não divulgado



São Roque
81
213
00
06/04/15
Sarapuí
03
14
00
06/04/15
Sorocaba
41
32.006
07
30/03/15
Tapiraí
00
01
00
07/04/15
Tatuí
02
101
00
06/04/15
Tietê
23
63
00
06/04/15
Votorantim
10
1.157
00
07/04/15

As medidas tomadas pelas cidades com o objetivo de reduzir o número de casos são parecidas. A maioria delas aposta nos arrastões, na nebulização, nas ações educadoras nas escolas e na divulgação de informações por meio da imprensa, carros de som e distribuição de panfletos.

Mas há municípios que, além das ações padrões, estão investindo em outras medidas, como são os casos de Tatuí e Salto de Pirapora. Com 101 casos confirmados de dengue, sendo eles 55 autóctones (obtidos na cidade) e 46 importados, a prefeitura do município envia mensagens por celular para orientar a população. Já em Salto de Pirapora, a prefeitura afirma distribuir repelentes a funcionários e pacientes infectados.



Parcerias



Parcerias com igrejas e outras entidades também foram feitas pelas prefeituras de Tietê e Sorocaba. Em Tietê foi realizado um mutirão no bairro São Pedro com a participação da Secretaria de Saúde, em parceria com o grupo de oração da igreja são Pedro no dia 28 de março, onde foram retirados lixos diversos além de realizar a conscientização da população.

Já em Sorocaba, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons) cederá cerca de 100 voluntários para ajudar no enfrentamento e combate à doença na cidade. No início, estes voluntários vão ajudar na digitação das fichas de notificação de dengue no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Também atuarão nas salas de espera das unidades mais movimentadas da rede, para fazer o chamado gerenciamento de risco: observar e identificar pacientes que precisam de atendimento mais rápido e auxiliar na hidratação daqueles que estão com sintomas de dengue. Além disso, está em avançada fase de estudo a implantação de um local, nos moldes do Centro de Monitoramento da Dengue de Sorocaba (atrás da UPH Zona Leste), em um imóvel da Igreja, na Zona Norte.

Além disso, alguns municípios contrataram novos funcionários, ampliaram os horários de atendimento e criaram ambientes exclusivos para o atendimento de pacientes com dengue. Em Iperó, por exemplo, dos 1.564 casos confirmados, 1.473 deles foram constatados em George Oetterer e 91 nos outros bairros, assim, houve a contratação de um médico para atendimento dos pacientes do bairro e a instalação de uma sala de hidratação na unidade de saúde para evitar a necessidade de transporte de pacientes e otimizar os atendimentos. Itu montou cinco salas de hidratação, que começarão a ser usadas conforme necessidade. Sorocaba criou o Centro de Monitoramento da Dengue, localizado na rua Carlos Sonetti, 814 (atrás da UPH Zona Leste), que só atende pessoas com a doença, faz o acompanhamento dos casos, realiza exames e hidratação.


Nota Fiscal Paulista libera R$ 13 milhões para os sorocabanos

Jornal Cruzeiro do Sul

No total, programa disponibilizou R$ 1.079.331.342,50

Desde segunda-feira, os usuários do programa estadual Nota Fiscal Paulista já podem receber os créditos referentes às compras realizadas no segundo semestre de 2014. No total, estão liberados R$ 1.079.331.342,50 em créditos, a maior quantia devolvida aos consumidores desde o início do programa, em outubro de 2007. Para se ter uma ideia, em abril do ano passado, foram liberados R$ 999,9 milhões. De todo o bolo bilionário, Sorocaba e as 15 cidades, nas quais o jornal Cruzeiro do Sul circula, representam a fatia de R$ 25.163.444,53. Só para Sorocaba, a liberação do crédito atinge a R$ 13.179.131,37. Itapetininga vem na sequência com R$ 2.192.946,26 e Votorantim, R$ 1.994.229,06. Veja o quadro com os números referentes às demais cidades.

Conforme as regras do Nota Fiscal Paulista, os usuários cadastrados no sistema podem transferir os créditos para uma conta-corrente ou poupança de sua titularidade. Para solicitar o crédito, basta acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda, digitar o CPF ou CNPJ e senha cadastrada no programa para solicitar a opção desejada. Neste mês, segundo informações da assessoria de imprensa da Pasta, não é possível a opção para abatimento no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), período que ocorre somente em outubro. No entanto, quem não quiser solicitar o crédito e deixá-lo reservado, poderá solicitar posteriormente para o abatimento do IPVA. E, ainda, se não quiser utilizar os créditos, tem o prazo de cinco anos para requerê-los sob pena de perder o valor ao qual tem direito. Ao longo desse período, a qualquer momento, o consumidor poderá requerer os valores. Ainda, de acordo com as regras do programa, todas as solicitações de resgate realizadas no decorrer da semana sempre são creditadas na conta bancária ou de poupança dos solicitantes na semana seguinte.

Consumidor consciente

Pelas ruas de Sorocaba é difícil encontrar alguém que não conheça o programa que existe há quase dez anos. Mas nem todos aderiram ao Nota Fiscal Paulista, como é o caso do vendedor Walter Casteli, de 45 anos, que diz não ser partidário de colocar o CPF no Nota Fiscal porque nem todo mundo é organizado para declarar o imposto de renda, por exemplo, mas afirma que a mãe e a irmã dele utilizam o programa e o considera bom. "Eu concordo com o programa, pois entendo que é uma maneira de controlar melhor a emissão de notas fiscais de empresários que, até então, sonegam impostos", diz ele que lembra de uma época atrás que os empresários trocavam as notas por figurinhas do Paulistinha.

A maioria dos entrevistados utiliza os créditos do programa em outras coisas, nem sempre para abater no IPVA. As bancárias Patrícia do Carmo Savioli, de 28 anos, e Juliana Alves Lima Crepaldi, de 27 anos, utilizam sempre o saldo como crédito. Entendem que o Nota Fiscal Paulista é importante, pois é uma forma de o consumidor reaver parte dos valores em impostos pagos na compra de produtos ou serviços. Patrícia coloca o CPF nas notas fiscais, mas, às vezes, devido à pressa, acaba deixando em branco. Já ajudou entidades também com o programa. Juliana sabe para quais produtos e serviços pode utilizar o Nota Fiscal Paulista. Quando abastece o carro, por exemplo, não põe o CPF, pois para esse produto o programa não tem efeito. Contudo, pede a nota. Juliana diz que aderiu ao programa por iniciativa própria, pois os pais, geralmente, não o utilizam.

O universitário do curso de Ciências da Computação Matheus da Silva Jesus afirma conhecer o programa, mas diz que ainda não aderiu a ele porque completou 18 anos recentemente. "Eu conheço e acho o programa muito bom. Em casa, todo mundo usa, mas como crédito e não para abatimento no IPVA", conta. Diz que os pais dele concentram todas as notas fiscais no CPF da mãe, como forma de organizar melhor os valores. "A Nota Fiscal é um jeito de impedir o caixa dois, não é? E, além disso, é um recurso para a população; então, porque não usar?", diz.

Informação Livre

Notícia publicada na edição de 08/04/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno A


Coincidência? - Seis dias depois que a reportagem do Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Votorantim, por meio de sua assessoria de imprensa, sobre o atraso na construção das três bacias de contenção de cheias no córrego Itapeva, o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) agendou uma reunião com representantes da construtora para cobrar "mais agilidade" na execução da obra. Coincidência ou não, o fato é que a entrega da obra deveria ter ocorrido quase dois anos atrás, conforme o cronograma inicial -- ou seja, uma atitude poderia ter sido tomada antes.