sexta-feira, 26 de junho de 2015

Legislativo realizará audiência pública para apresentar Plano Diretor

A Câmara Municipal de Votorantim realizará no próximo dia 3, uma audiência pública, com a finalidade de apresentar e discutir o Projeto de Lei Complementar nº 001/15, de autoria do Poder Executivo, referente ao Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município de Votorantim.

O Presidente da Câmara, vereador Eric Romero (PPS) será o intermediador e o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Antonio Carlos Ribeiro Abibe apresentará e responderá os possíveis questionamentos. "A participação popular é de grande importância, pois devemos fazer uma ampla discussão e análise das propostas contidas no Projeto do Plano Diretor. Essas propostas não se restringem apenas aos limites de zoneamento. É muito mais do que isso, pois possui uma diversidade de temas que projetam a cidade em longo prazo e são inúmeras as questões, como por exemplo; mobilidade urbana, técnicas para organizar e aprimorar o setor comercial, empresarial e industrial, portanto devem ser avaliadas com bastante critério. Temos uma grande oportunidade em projetar a cidade que queremos ter no futuro", reforçou Eric.

No intuito de agilizar a apreciação do projeto, os vereadores também já estão preparando, as emendas que podem ser apresentadas. "Faremos uma análise dos aspectos positivos e negativos, e se entendermos a necessidade de alterações no projeto, faremos sem nenhum problema, com o objetivo de melhorar a proposta", afirmou o líder da oposição, vereador Heber Martins.

"O nosso objetivo é discutir e apontar soluções, levando em consideração a particularidade e as características de nosso município, e para isso é importante que sejam aplicados estudos e avaliações, a fim de definir o caminho a ser seguido e, que essas análises necessárias sirvam de instrumento de orientação", ressaltou Pedro Nunes Filho. Já, o vereador Lê Baeza salientou que todas as informações obtidas são de grande importância, pois colaboram de forma positiva com a cidade e para o seu desenvolvimento urbano.

A bancada do PT na Câmara Municipal, formada pelos vereadores Marcão Papeleiro e Joaozinho Queiroz receberam no último mês, representantes da UFSCAR; os professores; André Cordeiro dos Santos, Emerson Martins Arruda e Marcos Martinez que vão examinar os diversos detalhes apresentados no Plano Diretor que incluem, desde as mudanças propostas, impacto ambiental, social, industrial e dentre outros aspectos.

De acordo com eles, ao obter um panorama geral e específico é primordial que seja discutido não só com os parlamentares, mas com outros órgãos como; Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM), Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Griffon Brasil, bem como, com a sociedade, para isso será realizada essa audiência pública para o dia 3 de julho, às 16h, no plenário da Câmara Municipal.

Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim
 

Nossa História Nossa Gente destaca a Festa Junina feita no passado


Dentro da proposta de registrar depoimentos sobre os costumes e curiosidades que marcaram no passado a realização da tradicional Festa Junina de Votorantim, o programa Nossa História Nossa Gente dessa sexta (26), às sete da noite, recebe a professora aposentada Clélia Carrara.


A convidada é voluntária da barraca do Lions Club desde o final dos anos 60, quando seus pais ajudaram a fundar o clube de serviços na cidade. Ela vai relembrar algumas particularidades que deixavam nossa festa simples, porém mais envolvente, como as tradicionais brincadeiras juninas.

Clélia Carrara é votorantinense, companheira leão no Lions Club e por 39 anos trabalhou como professora, com passagem nas escolas Clotilde Belini Capitani, Daniel Verano e Helena Pereira de Moraes (Parcão).

O apresentador e jornalista Cesar Silva vai apresentar uma seleção de imagens que serão comentadas pela convidada onde é possível relembrar a realização no evento nas décadas passadas.

Quem participar pelo telefone 3247-1010 concorre ao sorteio dos livros Nossa História Nossa Gente, volumes I e II. O programa pode ser conferido no canal 10 do sistema a cabo Super Mídia ou acessado no dia e horário de veiculação no siteww.tvvotorantim.com.br

Ocorrências

 Roubo

Em 25 de março, às 20h09 no município de Votorantim, os Policiais Militares Cabo Pegoraro e Soldado Santana, após acionados efetuaram contato com uma vítima de roubo que alegou que três indivíduos mediante uso de força física haviam roubado seu celular e R$ 50,00 em espécie. Com as características anotadas os policiais começaram a diligenciar com vistas e localizaram e detiveram os indivíduos. Durante a abordagem foi constatado que os três eram adolescentes e na vistoria foi localizado o celular da vítima e o dinheiro. Diante dos fatos, dados e os adolescentes conduzidos a delegacia, onde foi confeccionado o boletim de flagrante de ato infracional de roubo, permanecendo os adolescentes a disposição da justiça para posteriormente serem encaminhados a Fundação Casa.


Flagrante de Furto

Em 25 de junho, às 23h50, no município de Votorantim, os Policiais Militares Cabo Itamar e Soldado La Luna, após acionados para atendimento de ocorrência de furto a estabelecimento de ensino, deslocaram-se a rua José Gori, bairro Rio Acima e visualizaram 01 indivíduo pulando o muro da escola que foi prontamente abordado e com ele encontrados diversos produtos alimentícios furtados da cozinha do estabelecimento. Diante dos fatos, dados e Joel Gomes Ferreira, foi conduzido a delegacia, onde foi confeccionado o boletim de ocorrências de furto flagrante permanecendo à disposição da justiça.


Seção de Comunicação Social

40º BPM/I

Estudantes de dança do Parque da Autonomia acompanham temporada de dança do Balé do Teatro Bolshoi








A coordenação do Coletivo O¹² pleiteou ingressos com a produção do Balé do Teatro Bolshoi para levar cerca de 40 alunos de dança do Parque da Autonomia aos espetáculos que estão sendo apresentados pela companhia russa no Brasil. Além de terem acompanhado ensaio da peça Spartacus na última quarta-feira, 24, os contemplados também foram convidados a assistir a noite de encerramento de Giselle, a tradicional peça de Théophile Gautier que é um marco da Era Romântica do balé e um dos espetáculos mais consagrados dessa época. A apresentação acontece neste domingo, dia 28 de junho, às 20h, no Teatro Bradesco de São Paulo.

A iniciativa do Coletivo O¹² tem como objetivo democratizar o acesso dos alunos a esse tipo de informação. Da última vez que o Balé do Teatro Bolshoi veio ao Brasil, há 16 anos, muitos deles não eram nem nascidos, detalhe que configura a importância da oportunidade oferecida aos participantes. O coordenador do Parque da Autonomia e professor do núcleo de dança Thiago Alixandre complementa que acompanhar a temporada é importante para o desenvolvimento intelectual e performativo das turmas. "No nosso curso estudamos teoria e prática da dança. Além das bibliografias estudadas em aula, me parece também necessário que se conheçam as companhias e as obras de seus repertórios que foram essenciais para a história dessa arte", finaliza.

Sobre o Parque da Autonomia
Com patrocínio da Votorantim Cimentos, o Parque da Autonomia é um projeto idealizado e coordenado pelo Coletivo O¹² (grupo de artistas autônomos da cidade de Votorantim). Sediado no Parque Ecológico do Matão, as ações contam com parceria da Prefeitura Municipal de Votorantim através da Secretaria de Meio Ambiente e de Cultura e conta ainda com parceiros como: Colégio Objetivo-Sorocaba, Faculdade Esamc, empresa BusTV e SESC Sorocaba; que são importantes aliados desta iniciativa. A realização fica por conta do Governo do Estado de São Paulo através da lei do Proac ICMS.

 Assessoria de imprensa



 


Sema inicia as capacitações dos professores participantes do Programa Escola Sustentável

As escolas municipais inscritas no Programa Escola Sustentável, que foi criado em 2014 pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Votorantim, passaram a receber em junho deste ano as etapas de capacitação dos professores sobre os temas abordados no projeto, que são: educação sanitária; resíduos sólidos; biodiversidade; arborização; educação ambiental; escola sustentável; água; qualidade do ar e estrutura ambiental.

As capacitações acontecem dentro dos horários dos HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) de cada escola, quando os professores se reúnem semanalmente para tratarem sobre as práticas docentes.

De acordo com a Sema, as capacitações orientam os professores para a realização das atividades propostas pelo programa, auxiliam a elucidar suas dúvidas e permitem intensa troca de experiências entre eles e com a própria Sema. Para o ciclo 2015, as escolas inscritas no programa são: EMEIEF Helena Pereira de Moraes; Izabel Fernandes Pedroso; Profa. Célia Pieroni; Maria Helena de Moraes Scripillitti; EMEF Sueli da Silva Paula e Prof. Oscar Bento Mariano.

Além da Sema, em 2015 as capacitações também serão oferecidas em parceria com a Votorantim Cimentos, que ainda fará a entrega de diversos materiais informativos e livros para comporem o acervo das escolas e servirem para a educação ambiental dos alunos. A Sema e os parceiros do programa vão até as escolas para a realização de palestras, saídas a campo e outras atividades junto aos alunos do ensino fundamental.

Por meio das assinaturas do edital de chamamento público lançado em 2015, as parcerias firmadas para o Programa Escola Sustentável permitem maior efetivação dos objetivos pretendidos, além de possibilitarem o repasse de conhecimentos e orientações diferenciadas às escolas. As parcerias do programa são: Votorantim Cimentos S/A; Fibria Celulose; Concessionária Águas de Votorantim; ONG Pé de Planta; Poiato Recicla e Controlflex Ltda.

Para que os próprios locais de ensino sirvam como ecopontos de resíduos, a Sema disponibilizou às escolas inscritas lixeiras feitas com pneus reaproveitados para o armazenamento de materiais recicláveis; contêineres para o armazenamento de óleo de cozinha; composteiras de três fases para a realização de compostagem nas escolas e coletores de pilhas e baterias feitos com o reaproveitamento de tubos de PVC com 10 cm de diâmetro.

O encaminhamento correto dos resíduos auxiliará a redução dos impactos ambientais na cidade, bem como colaborará com a geração de renda da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot). Ao atrelar os aspectos ambientais, sociais e econômicos, o programa ainda auxilia para a promoção das bases da sustentabilidade em suas ações.

Para a continuidade da proposta deste programa ambiental no município de Votorantim, foi estrategicamente elaborado o Decreto Municipal Nº 4796/2014, o qual institui o "Programa Escola Sustentável" como diretriz pedagógica na Educação Ambiental no âmbito municipal, tendo como principal intuito enraizar as temáticas ambientais na sociedade em longo prazo, trabalhando junto às futuras gerações, que são de fato as responsáveis e herdeiras pelo bem-estar socioambiental do planeta.

As atividades propostas para as escolas pelo Programa Escola Sustentável já disponibilizaram aos alunos diversos conteúdos pedagógicos e de educação ambiental, promovendo ainda atividades lúdicas e saídas a campo, exercitando assim ações de cidadania e de mobilização comunitária, que já resultaram em soluções ambientais práticas no município.

Entre as atividades propostas dentro de cada um dos noves temas, destacam-se: ações que visem à recuperação de um córrego ou nascente com o acompanhamento da Sema; realização de feira de trocas entre os alunos na escola; ações relacionadas à fauna doméstica da comunidade escolar; diminuição ao longo do ano no valor da conta de água da escola; participação por parte dos dirigentes ou professores em capacitações ou eventos ambientais; implantação de um bicicletário na escola com o apoio da Sema, entre outras.

Secom Votorantim

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida visita gabinete do prefeito

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida esteve em visita ao gabinete do prefeito Erinaldo Alves da Silva na tarde desta sexta-feira, (26). Conduzida pelo padre Thiago Queiróz, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Vossoroca, a imagem foi recepcionada, ainda, pela presidente da Comissão Municipal de Assistência Social, Helena Amália da Silva e vários servidores.

O prefeito Erinaldo destacou que a presença da Imagem Peregrina serve de inspiração para que o ambiente de trabalho, assim como a vida particular de todos sejam cada vez mais inspiradores. "É sempre um momento de emoção e fé manifestada pela religiosidade do povo", afirmou. O padre Thiago  disse que é importante lembrar que a visita às autoridades traz a reflexão de que, não importa a posição ocupada, todos devem se colocar a serviço do outro.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegou à Votorantim na última quarta-feira, vinda da cidade de Ribeirão Grande para a missa campal no recinto da Festa Junina. A imagem permanece em Votorantim até o domingo, quando haverá uma programação nas paróquias da cidade e depois segue para Piedade.

A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao município ocorre tradicionalmente todos os anos, por meio do programa da Organização Social e de Cultura Abaçaí, incluída no roteiro "Revelando São Paulo", do Governo do Estado de São Paulo. A Arquidiocese de Sorocaba é apoiadora da ação.

Secom Votorantim

Despejo de esgoto gera ação contra Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul
Marcelo Andrade

De acordo com a ação os efluentes seriam de loteamentos e áreas ocupadas em Votorantim - EMIDIO MARQUES/ARQUIVO JCS (27/8/2010)

O Ministério Público do Estado (MP/SP) entrou na Justiça com ação civil pública contra a Prefeitura de Votorantim e a concessionária Águas de Votorantim, que é a responsável pelo tratamento de água e esgoto da cidade, por conta de lançamento de efluentes (esgoto doméstico) sem tratamento em um córrego que desemboca na represa Ipaneminha, localizada na rua Laura Maielo Kook, na divisa com Sorocaba. Na ação, que será analisada nos próximos dias pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, José Eduardo Marcondes Machado, o promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, pede ainda, por meio de liminar, a imediata suspensão do lançamento desse tipo de material poluidor, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Os problemas que geraram inicialmente uma investigação por parte do MP tiveram início em junho de 2013, quando moradores da região do bairro Ipanema das Pedras, em Sorocaba passaram a reclamar do forte odor originado do despejo de uma tubulação no local, que fica exatamente de frente para o portão da estação de captação de água Ipaneminha. Os resíduos despejados, segundo reportagem do Cruzeiro do Sul, à época chegavam a formar uma camada espessa de espuma. Na ocasião, tanto o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, como a Prefeitura de Votorantim e a empresa Águas de Votorantim afirmaram que iriam apurar a origem do eventual problema, que continuou e levou os moradores a recorrer ao MP, que inicialmente instaurou inquérito para investigar o fato.


Leia a versão integral do texto na edição digital, exclusiva para assinantes.
(Clique aqui para fazer uma degustação gratuita)

O Rappa se apresenta hoje em Votorantim

Daiane Pedroso / O Democrata na Web

A 100° Festa Junina de Votorantim está acontecendo desde o dia 12, com o seu fim previsto para este domingo (28). Hoje o evento conta com um público muito grande pra prestigiar a comemoração e curtir os shows musicais que são realizados.

Hoje (26), o evento tem a presença de uma banda brasileira conhecida por suas letras de forte impacto social, O Rappa, onde seu ritmo não é exatamente definido nem mesmo pela própria banda. Embora seja de início principalmente rock, a banda também incorpora elementos de samba, rap e MPB.

Como tradição, também haverá barracas de comidas típicas, sorteio de carros e moto, o recinto está fechado com total segurança e com entrada a R$ 3, para o show R$15, além da abertura e encerramento com show de fogos de artifício. A Festa acontece na Praça de eventos Lecy de Campos.

TV Votorantim - Erica Domingues - Missa campal e chegada da Imagem Peregrina

Queima de fogos encerra a 100ª Festa Junina de Votorantim

Edu Lencioni se apresenta a partir das 22h.

Uma grande queima de fogos encerrará a 100ª Festa Junina Beneficente de Votorantim no domingo, dia 28 de junho. Diferente dos anos anteriores, serão 11 pontos de disparos de fogos simultâneos que terão início às 00h. Já às 22h, a animação ficará por conta do cantor regional Edu Lencioni.

Neste sábado a festa funciona das 14h às 00h e domingo das 12h às 00h. A entrada no recinto custa R$ 3. A Comas informa ainda que o horário de funcionamento das barracas varia de acordo com a entidade.

De acordo com a organização, o projeto para a queima de fogos consiste na utilização de três áreas de lançamento com onze pontos de disparos combinados simultâneos e alternados. A primeira área será na avenida Moacir Oseias Guitte com três pontos, a segunda na avenida 31 de Março com cinco pontos e na área em frente a Comas contendo três grandes pontos com bombas de alta performance.


Show com Edu Lencioni


Edu Lencioni começou a gostar de músicas com 07 anos, seu primeiro instrumento musical foi um violão que ganhou de presente do seu pai. Sempre cantava a mesma música "...Meu bem acredite em mim, do Trio Parada Dura...". Cantava bem afinadinho e arranhava muito mau o violão, todos adoravam e cada vez mais ia chegando gente, amigos, clientes, todos aplaudiam e o armazém vivia sempre cheio de fã s e clientes.

Finalmente em 2004 concluiu esse sonho, dedicação e muito amor e lançou seu seu primeiro CD gravado. A cada dia que passa, Edu Lencioni realiza shows por toda região e conquista seu público com um show diferenciado e contagiante. Ele sempre diz: "... Amo cantar e mostro um pouco de mim e do meu trabalho em cada show. Cada cidade que passo é como se fosse única, dou o melhor de mim, sempre junto com a minha equipe de dançarinas, técnicos, roudes, músicos e backing vocal. Sempre com muita responsabilidade, porque o meu maior objetivo é agradar a todos e conquistar cada dia mais e mais".

Arlindo Cruz e Samba Livre apresentam-se neste sábado (27) na Festa Junina de Votorantim

O penúltimo dia da 100ª Festa Junina de Votorantim terá duas atrações de destaque nacional no gênero de samba e pagode. Às 21h, o grupo Samba Livre entra no palco e, logo depois, às 22h, será a vez de Arlindo Cruz encantar o público. O recinto da festa será aberto ao público às 19h e, para assistir aos dois shows, o ingresso custa R$ 10. O show acontece na Praça de Eventos "Lecy de Campos" e tem a coordenação e organização da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas). A classificação para ambas apresentações é de 16 anos, e menores dessa idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
A compra de ingressos pode ser feita na sede da Comas, das 9h às 16h, que fica na rua Moacir Oseias Guitte, nº 51, ao lado da praça. A tradicional festividade segue até este domingo, que funcionará das 12h às 00h. Caso não tenha adquirido o ingresso do show, será necessário pagar R$ 3 para acessar o parque de diversões e barracas típicas. A Comas informa que no domingo o horário de funcionamento das barracas varia de acordo com a entidade.
Arlindo Cruz é descendente de uma linhagem musical que está nas origens do samba na Casa da Tia Ciata com Donga, Pixinguinha e Joāo da Baiana, passando pelas rodas de samba promovidas por Candeia, chegando aos pagodes no Cacique de Ramos e o grupo Fundo de Quintal.
Exímio nas cordas dedilhadas, sobretudo cavaquinho e banjo, Arlindo, se não fosse compositor e cantor, poderia viver dos instrumentos. Ao completar 15 anos foi estudar em Barbacena (MG), na escola preparatória de Cadetes do Ar. Mas não abandonou a música, pois cantava no coral da escola.
Quando deixou a aeronáutica, passou a frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos, que já revelava novos talentos. Ia todas as quartas-feiras, curtir e aprender ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho, Beto sem Braço, Ubirani e Almir Guineto.

Com a saída de Jorge Aragão do Fundo de Quintal, Arlindo Cruz foi convidado a participar do grupo. Foram, então, 12 anos de dedicação e sucesso. Nesse período, gravou com quase todos artistas do pagode e deu as músicas mais lindas ao FDQ: "Seja sambista também", "Só Pra Contrariar", "Castelo Cera, "O Mapa da Mina", "Primeira-dama".
Arlindo Cruz tem mais de 550 músicas gravadas por diversos artistas e é considerado o responsável pela proliferação do banjo no samba. Arlindo Cruz saiu do Fundo de Quintal em 1993 e começou um carreira solo, logo depois fez parceria com Sombrinha.
Em 2011, lançou o CD "Batuques e Romances e, em 2012, gravou o CD e DVD ao vivo "Batuques do Meu Lugar", com músicas inéditas e participações muito especiais, como: Alcione, Caetano Veloso, Zeca Pagodidinho, entre outros.

SAMBA LIVRE

Natural de Sorocaba, o grupo de samba e pagode Samba Livre nasceu em 2008. Formado por Samuca (vocais), Wender (cavaquinho), Fernando Carvalho (pandeiro), Fernando Paixão (percussão) e Wesklen (violão), a banda, a cada dia, vem se destacando no mercado do show business. Os cinco integrantes são amigos há 15 anos e se conheceram na noite paulista, durante apresentações em bares e eventos. Na época, cada um fazia parte de um grupo, mas como compartilhavam dos mesmos ideais resolveram se unir e criar o Samba Livre.

Em 2009 realizaram o primeiro projeto e gravaram, em Sorocaba, o CD e DVD ''Astral''. Nesse trabalho independente foram responsáveis por todas as etapas de produção, desde a seleção do repertório até a escolha do som, luz e cenário. A repercussão foi excelente e o Samba Livre foi sucesso de mídia de público não somente no Brasil, como também em Portugal.
O segundo CD ''Tudo Nosso'', lançado pela Som Livre, foi gravado em 2011, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A música que dá título ao disco fez parte da trilha sonora da novela ''Cheias de Charme''. Eles registraram o feito de ser o primeiro grupo sem gravadora a emplacar uma canção em uma novela global.
Com mais de 6 milhões de visualizações no canal oficial do Youtube, o Samba Livre, que já cantou com grandes nomes da música como Zeca Pagodinho, Péricles, Thiaguinho, Sorriso Maroto e Fundo de Quintal, orgulha-se de colher os frutos de um trabalho feito com muita dedicação e profissionalismo.

Moradora do Bairro da Chave ganha a moto na Festa Junina Beneficente

A dona de casa Eliana Paulina da Costa, 53 anos, moradora do Bairro da Chave, ganhou na noite desta quinta-feira (25), a motocicleta Yamaha, do concurso cultural promovido pela organização da 100ª Festa Junina Beneficente que acontece até o dia 28 de junho.

A moradora que reside no bairro há seis anos, conta ainda que está desempregada e o prêmio vem num bom momento. "Esta é a segunda moto que eu ganho e pretendo vender", disse ela, que ao ser anunciada pela organização já estava bem próxima ao palco. Ele recebeu de forma simbólica a chave das mãos do prefeito Erinaldo Alves da Silva e do gerente da Jet Balbek, Clayton Reis.

Concorreram a moto os participantes que preencheram o cupom recebido na bilheteria do evento. Os mesmos cupons depositados tiveram validade para concorrer o carro na última segunda-feira (22).

Ouça a Rádio Votorantim