sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade é apresentada na Câmara Municipal de Votorantim:::

O evento que tem como objetivo divulgar o tema da Campanha da Fraternidade, neste ano aborda sobre os problemas relacionados à falta do Saneamento Básico "Casa Comum, Nossa Responsabilidade", e incentiva a reflexão por parte de todos, com a abordagem de temas que precisam ser discutidos e tratados em âmbito nacional e também internacional, muitas vezes esquecido, por não ser realidade de muitos.
A Campanha da Fraternidade já ocorre desde 1964 e embora tenha a iniciativa da Igreja Católica por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema desse ano foi apoiado também pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), formada pelas Igrejas; Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.
O ato solene teve a iniciativa por parte do Presidente da Câmara Municipal de Votorantim, vereador Eric Romero (PPS), e foi apresentada por intermédio da Coordenadora da Campanha da Fraternidade/2016 da Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição, a senhora Valéria Coração Medeiros. Na utilização da palavra destacou sobre a importância de divulgar sobre o tema, pois é fundamental garantir a dignidade e o mínimo de saúde.
"No caminho para universalização dos serviços de saneamento, o Brasil está longe do ideal, especialmente no tratamento de esgoto. Em 2014, de acordo com os estudos realizados por meio do Instituto Trata Brasil, cerca de 300 mil pessoas se afastaram do trabalho por diarreias e perderam 900 mil dias de trabalho. No ano de 2012 foram gastos mais de 1 bilhão em horas pagas e não trabalhadas. A intenção da CF, portanto, é chamar atenção para estas questões no Brasil e sua importância para garantir o desenvolvimento, a saúde integral e a qualidade de vida para todos", reforçou Valéria.
A apresentação da campanha também contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, em suas palavras ressaltou que mais de 4.000 crianças morrem por ano por falta de acesso à água potável e ao saneamento básico, ressaltou também sobre a importância de cuidar desse recurso natural. "Em um futuro próximo, a busca pela água será capaz de provocar disputas internacionais. Apesar da constatação da falta da água, o Brasil é considerado o campeão de desperdício de água potável nos sistemas de distribuição chega a 37%", salientou Dom Eduardo.
Também estiveram presentes na solenidade; o Vigário Geral da Arquidiocese de Sorocaba, João Carlos Alampe, e os padres; Carlos Ferreira Borges Meira, Thiago Queiroz Alves, Rubens da Silva Dalmazo, vigários Dirceu Sudário de Freitas e Alex Sandro Kyt, Diáconos José da Cruz, José Alberto Terra e Wilson de Almeida Lopes. Por intermédio da palavra, o Padre Carlos Ferreira Borges Meira que representou os padres da cidade, sugeriu algumas ações para o governo, dentre elas, manter a limpeza dos terrenos públicos e privados que deverão ser realizadas por parte dos proprietários em um prazo estipulado. "Caso isso não aconteça, a prefeitura realizará a limpeza da área e o proprietário receberá uma notificação com o valor para o pagamento. Essa proposta já é existente, porém deve ser priorizada, além de obter um serviço de disque denúncia para esses casos e divulgar essas ações para a sociedade", ressaltou o padre Carlos.
A palestrante da noite, Lucélia Ferrari que é Bacharel em Direito, especialista em Direito Ambiental e em Sistema Integrados de Gestão Ambiental mencionou sobre os dados de esgoto tratado em Votorantim, pois em 2011 era de 62% e em 2015 foi para 92%. "Saneamento básico está literalmente ligada com a qualidade de vida. A falta de uma gestão pública nessa área afeta todos os setores: saúde, meio ambiente, lazer, cultura, social e econômico. Os gestores públicos devem olhar com mais seriedade de forma primordial e cada cidadão deve participar nesse processo. Em 2011, a perda de água no município era de 50%, e atualmente é de 32 %", destacou Lucélia.
Por ser um assunto de extrema importância para a sociedade, a casa estava repleta de fiéis e contou com uma grande participação dos paroquianos das comunidades e das pastorais, e assim demonstraram por meio de suas atitudes que não estão de olhos fechados para os problemas enfrentados no país. Marcaram presença no ato solene; o Vice-Prefeito Silvano Donizete Mendes (PTB), o vereador de Votorantim, Joãozinho Queiroz (PT), os vereadores de Sorocaba; Hélio Godoy (PRB) e Carlos Leite (PT).

 
Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim