sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Clarisse Abujamra apresenta 'Cenas de uma execução' amanhã em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama

Clarisse Abujamra assina a direção e também está no elenco na peça - DIVULGAÇÃO

O espetáculo teatral Cenas de uma execução, dirigido por Clarisse Abujamra, será encenado amanhã, às 20h, no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim (avenida Ver. Newton Vieira Soares, 291). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

A apresentação faz parte do Circuito Cultural Paulista, projeto do Governo do Estado com o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur).

Baseado em fatos reais, o espetáculo se passa em Veneza do século 16 e conta a história da terrível Batalha de Lepanto e da vida da grande pintora Artemísia Gentileschi (1593-1656), que desafia seu tempo e provoca o poder a repensar sua autoridade.

Com texto do dramaturgo inglês Howard Barker, o espetáculo que fez sucesso em grandes capitais do mundo como Nova York, Praga e Londres arrebatou a atriz e diretora Clarisse Abujamra, que decidiu traduzir, produzir e dirigir a montagem brasileira.

Segundo Clarisse, a história da empoderada pintora, seguidora de Caravaggio, é totalmente marcada por questões atemporais, como o feminismo e as tensões que envolvem o poder e a arte. "O que me chamou a atenção foi o pacote completo. Ele aborda todos os temas de maneira profunda e, ao mesmo tempo irônica, criando um retrato perfeito da sociedade", comenta Clarisse, que faz questão de destacar a atualidade da obra com uma frase de Barker: "Nunca a Renascença se pareceu tanto com os dias de hoje".

Atriz premiada no Brasil e no exterior, Clarisse complementa dizendo que a pertinência dos temas alinhavados com uma história de amor transforma a Veneza do século 16 em uma arena de "atuais e fascinantes". "A gente vê hoje a Lei Rouanet sendo discutida e os artistas sendo jogados de um lado para o outro como uma bolinha em partida de tênis", compara.

Composto por 20 cenas, o espetáculo narra a história de Galactia (Artemísia Gentileschi), pintora convidada pelo Doge de Veneza a pintar a vitória da Liga Cristã sobre os turcos no ano de 1571. A escolha da artista, entretanto, se mostra controversa, pois a pintura não celebra Veneza, mas ofende e enfurece as autoridades venezianas, do Estado e da igreja, devido a sua representação sangrenta e realista.

No elenco, além da própria Clarisse Abujamra que interpreta Artemísia, também estão Oswaldo Mendes, Fernando Rocha, Mauricio Moraes, Lara Cordulla, Roberto Ascar, Amazyles de Almeida, Priscila Castello Branco e Fabio Arcosi. A trilha sonora, que recria a ambientação do século 16, é assinada por André Abujamra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim