terça-feira, 20 de setembro de 2016

Sem acordo, greve dos bancários já completa 15 dias em Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul
Ana Cláudia Martins

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região já foram realizadas três rodadas de negociação, - ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS

A greve dos bancários completou 15 dias nesta terça-feira (20) e a adesão em Sorocaba é de praticamente 100%, ou seja, das 96 agências bancárias da cidade, 93 estavam sem atendimento ao público até segunda-feira (19), último balanço do Sindicato da categoria. Os grevistas pedem aumento de 14,78% -- que corresponde à inflação de 9,57% e pouco mais de 5% de ganho real --, a Fenaban havia proposto aumento de 6,5% e um abono de R$ 3.000. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região já foram realizadas três rodadas de negociação, a última foi realizada no dia 15 de setembro, e não houve acordo em nenhuma delas. Com isso, a greve continua por tempo indeterminado.

Segundo o presidente do Sindicato, Júlio César Machado, este ano praticamente todas as agências da cidade aderiram à paralisação mais rapidamente. "Entramos na terceira semana de greve e até ontem, havia somente três agências atendendo parcialmente o público na cidade, uma na Prefeitura de Sorocaba, outra em Brigadeiro Tobias e uma dentro de um supermercado na zona norte". Machado disse ainda que cerca de 2 mil bancários, de Sorocaba e Votorantim, aderiram ao movimento grevista. "Além do aumento, os funcionários também pedem a manutenção dos empregos e das cláusulas sociais".

O presidente do Sindicato informou também que até o momento não há nenhuma nova rodada de negociação marcada para os próximos dias e com isso a greve segue por tempo indeterminado. No ano passado a greve dos bancários durou 20 dias.

Na região

De acordo com dados do Sindicato dos Bancários, na Região de Sorocaba de um total de 292 agências bancárias até o momento cerca de 247 aderiram à paralisação. Em algumas, o movimento grevista já é de 100% como Votorantim, onde todos os bancos estão sem atendimento ao público. A Região abrange 40 cidades.

No Brasil, a adesão dos grevistas bateu recorde e já atingiu a marca de mais de 13 mil agências fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim