quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Votorantim é considerado 'eficiente' em estudo realizado pelo Instituto Datafolha


Votorantim foi a única cidade da Região Metropolitana de Sorocaba a aparecer entre as 30 primeiras colocadas no Ranking de Eficiência de Municípios Folha (REM-F), estudo inédito realizado pelo Instituto Datafolha e pelo Jornal Folha de S. Paulo. A cidade está em 29º lugar entre as 5.281 avaliadas em todo país.

O REM-F traz como referência os indicadores de saúde, educação e saneamento para estimar a eficiência da gestão municipal no Brasil. Em todos os indicadores, Votorantim ficou acima da média nacional. Em saúde, obteve 0,580, enquanto a média nacional foi de 0,500. Em educação, 0,667, contra 0,509 da média nacional.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) ficou satisfeito ao receber a notícia trazida pelo Jornal Folha de S. Paulo no fim de semana. Conforme ele, o fato de Votorantim ser considerado "eficiente" realça um trabalho de austeridade administrativa e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos naquilo que representa os pontos mais sensíveis da população: saúde, educação e saneamento básico. "Isso só valoriza o nosso trabalho e confirma que, mesmo com a crise, estamos superando as dificuldades", afirma.

Ainda conforme Erinaldo, vários fatores colaboraram para a boa colocação no estudo. Em saneamento básico, por exemplo, ele aponta a correta destinação do lixo; o trabalho constante de limpeza urbana e as ações de despoluição do Rio Sorocaba e outras de recuperação de nascentes e córregos.

Já em educação, as benfeitorias na área ao longo de três anos e meio são inúmeras. Entre elas estão a entrega de materiais escolares e uniformes para cerca de 12 mil alunos; implantação do Projeto Especial de Educação Integral em Tempo Integral; renovação da frota escolar com a aquisição de 11 veículos e contratação de mais auxiliares de serviços infantis para melhorar o atendimento das creches. "Estamos trabalhando muito para superar a carência de vagas em creches, mas é questão de tempo para que isso aconteça", explica.

Na saúde, o prefeito de Votorantim lembrou que hoje são prestados mais de 70 mil atendimentos ao mês nas diversas unidades; que foram adquiridas viaturas, ambulâncias, equipamentos e mobiliários; que houve a ampliação do quadro de médicos que atuam na rede municipal; a reforma do centro cirúrgico do Hospital Municipal de Votorantim e a implantação da primeira Residência Terapêutica, Núcleo de Atenção o Idoso, além de investimentos em formação de servidores da saúde, entre outros.

Secretaria de Comunicação

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim