Anéis podem ser entregues em Centro de Assistência Social e em pedágios.
Crianças ajudam na coleta de lacres de alumínio em Votorantim (Foto: Reprodução/TV TEM)
A iniciativa, que envolve 18 cidades da região, é de uma concessionária de rodovias, que fez parceria com prefeituras, empresas e escolas. Qualquer um pode juntar os lacres e eles cuidam da logística. “O mote interessante da campanha é que a gente não pede dinheiro, pede atitude para ajudar alguém que está precisando”, conta a coordenadora do projeto, Luciana Monteiro.
Há um mês, Maria Rodrigues aprende um novo jeito de “caminhar”. Ela ganhou a cadeira de rodas depois que uma doença tirou o movimento das pernas. Agora, são as rodas que permitem que ela vá onde os pés não chegam. “Sem ela eu não fazia nada. Só ficava dentro de casa e não andava”, diz a aposentada.
A estudante Nicole Gonçalves e a mãe dela, Silvia, enchem garrafas pet com anéis de latinhas pra trazer para a creche. Esses lacres de alumínio são vendidos pra empresas de reciclagem e o dinheiro é usado pra comprar cadeiras de rodas. Para cada cadeira, são necessárias 140 garrafas de dois litros cheias de anéis. “A gente vai em festas e churrascos. Ela fala que é para ajudar as pessoas que precisam de cadeiras de rodas”, diz a dona de casa.
Faz menos de dois anos que a creche da Nicole participa do projeto “Lacre Solidário”, e eles já conseguiram juntar o equivalente a quatro cadeiras de rodas. “É uma coisa simples e a gente vê crescer a quantidade de lacres armazenada nas casas, no comércio e isso vira cadeira de rodas depois. A gente consegue engajar as pessoas”, explica a coordenadora voluntária do programa em Votorantim, Evenise Batista.
Os lacres de alumínio podem ser entregues no Centro de Assistência Social da prefeitura de cada cidade da região de Sorocaba e Jundiaí. A concessionária que administra o sistema Castello Branco e Raposo Tavares também recebe os anéis nas praças de pedágio.
Campanha existe há quatro anos e já beneficiou
150 pessoas (Foto: Reprodução/TV TEM)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.