sábado, 6 de fevereiro de 2016

Otto é um dos destaques musicais do Cinefest

Jornal Cruzeiro do Sul

Show do cantor pernambucano Otto será no dia 20 -- na noite da abertura oficial da mostra competitiva - DIVULGAÇÃO

A organização do Festival Nacional de Cinema de Votorantim (Cinefest) divulgou a programação completa de sua 10ª edição, que será realizada entre os dias 15 e 27 deste mês. Além da mostra competitiva no Auditório Muncipal Francisco Beranger (avenida Ver. Newton Vieira Soares, 291 - Centro), o evento terá exibição de curtas nos bairros e oficinas e palestras no Sesc Sorocaba.

Os principais destaques são o show do cantor pernambucano Otto que ocorre no dia 20 -- na noite da abertura oficial da mostra competitiva --, e a exibição do premiado longa-metragem A história da eternidade, no dia 21, com presença do diretor Camilo Cavalcante.

O Cinefest é realizado pela Totem Cultural, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (ProAC), em parceria com a Prefeitura de Votorantim e apoio do Sesc Sorocaba. Neste ano, o Cinefest contará com palco externo onde serão apresentados shows musicais ao final das sessões. Além de Otto, a programação terá presença de artistas da região como os grupos Maracatu Vila Leão, Super Jam, Trio Macaíba, Família Pereira, Mariamadame e Paula Cavalciuk.



Carnaval de Votorantim tem atrações na Praça de Eventos

Diário de Sorocaba

Mesmo diante da crise que afeta todo o País e também as finanças do Município, Votorantim tem um uma programação carnavalesca significativa aberta ao público, embora reduzida em relação aos anos anteriores. As atividades serão realizadas na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, à entrada da cidade. De acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura local, haverá o desfile da Escola de Samba “Unidos da Vila”, do bairro da Chave, e de escolas de Sorocaba , além do bloco “Unidos do Copo Cheio”, de Votorantim também, na segunda-feira (8), a partir das 20 horas, na avenida 31 de Março, em frente à Praça de Eventos.

Anteriormente previsto para a rua Acácio Muller, o local do desfile de segunda-feira à noite foi alterado para dar mais conforto ao público que for prestigiá-lo. Segundo informou ontem o secretário de Cultura, Turismo e Lazer do Município, Marcelo Domingues, a Liga das Escolas de Samba de Sorocaba manifestou o desejo de desfilar em Votorantim sem custo para a Prefeitura, pois estava com dificuldades em encontrar um local adequado para o desfile em sua cidade de origem. Ainda conforme o secretário, Escola de Samba faz parte das manifestações culturais brasileiras, dentro do Carnaval. “São artistas que se dedicam o ano todo para um único evento e, se ele não acontece, todo esse trabalho cultural se perde”, pondera.

As escolas sorocabanas vão utilizar a mesma estrutura que estará à disposição para a votorantinense “Unidos da Vila” e blocos. Nos outros dias, todas as atividades serão em parceria com a Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), sem custo para o Município.


A PROGRAMAÇÃO - A programação do Carnaval´2016 de Votorantim traz para a noite deste sábado (6), às 20 horas, apresentação musical, o Especial Axé, com bailarinos da cidade, no palco da Praça de Eventos “Lecy de Campos”. Amanhã, domingo (7), das 15 às 22 horas, ali mesmo haverá uma edição carnavalesca do projeto “Palco Livre”, com a apresentação de bandas regionais.

O desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos na segunda-feira (8), a partir das 20 horas, na avenida 31 de Março, em frente à Praça de Eventos, terá, então, a presença da Escola de Samba “Unidos da Vila”, do bairro votorantinense da Chave, e escolas de samba de Sorocaba – “28 de Setembro”, “Estrela da Vila”, “Unidos da Zona Norte”, “Gaviões da Fiel”, com a bateria da “Planeta Negro”, e provavelmente também “Furiosa Real” e “Império do Parque das Águas”, além do Bloco “Unidos do Copo Cheio”, também de Votorantim.

"Festival das cores" arrecada 6t de alimentos em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

A festa aconteceu na praça Lecy de Campos - SECOM/DIVULGAÇÃO

A famosa festa Happy holi - Festival das cores foi realizada pela primeira vez em Votorantim no último domingo, dia 31, na Praça de Eventos Lecy de Campos. E, como a entrada era um quilo de alimento não-perecível, o evento arrecadou seis toneladas, que serão direcionadas para a Comissão Municipal de Assistência Social (Comas). De acordo com a presidente da entidade, Helena Amália da Silva, os alimentos recebidos serão separados para a montagem de cestas básicas destinadas ao trabalho de assistência que a Comas realiza.

O evento, que faz parte do projeto Viva verão da cidade, nasceu na Europa em 2013 e já realizou várias edições por todo o Brasil. Em Sorocaba, a festa aconteceu pela primeira vez em agosto do ano passado. O evento é para todas as idades e conta com vários tipos de música como world music, hip-hop e eletrônica, tocada por DJs da Europa e do Brasil.

De hora em hora, acontecem as "colorblasts" (explosões de cores), que são o ponto alto da festa, quando todos os convidados, vestidos de branco, lançam ao alto o "zim", um pó colorido, que enche o ambiente - e as pessoas - com muita cor.

"Velha guarda" lamenta ausência de desfiles

Jornal Cruzeiro do Sul
Fernando Guimarães



Olga Domingues pede: "não deixe o samba morrer" - PEDRO NEGRÃO

Sorocaba não terá neste ano o tradicional Carnaval de Rua, com as escolas de samba. A Prefeitura não preparou nenhuma área para a apresentação dos carnavalescos e, na falta de opção, as agremiações tentaram fazer o Carnaval em um local fechado, mas também não deu certo por falta de documentos necessários. O que aconteceu, por fim, é que as escolas daqui irão desfilar em outras cidades e os sorocabanos da "velha guarda" do Carnaval na cidade, principalmente aqueles que lutaram pela volta dos desfiles de rua em Sorocaba, lamentam o ocorrido.
"Não deixe o samba morrer. Não deixe o samba acabar." Com este refrão, que é parte da música cantada por Alcione, a carnavalesca sorocabana Olga Domingues Camilo, de 72 anos, manifesta seu desejo de ver novamente os desfiles das escolas de samba de Sorocaba no Carnaval. "O Carnaval traz alegria ao povo para poder esquecer as coisas ruins", afirma Olga, que foi presidente da Escola de Samba Estrela da Vila.

Outros carnavalescos antigos, fundadores de blocos temáticos e diretores de clubes também lamentaram o enfraquecimento do Carnaval neste ano e esperam que, em 2017, essa tradição cultural seja resgatada. Todos são favoráveis à ideia de que a Prefeitura poderia ajudar pelo menos com a infraestrutura.

Diretora do Clube 28 de Setembro, Maria José de Lima Freitas, a Mazé Lima, uma das fundadoras do Movimento das Mulheres Negras (Momunes), disse que fica triste por saber que Sorocaba, que tinha tradição de Carnaval, não oferecerá essa festa à população. "O Carnaval é uma tradição de muitos anos, não deve acabar", também defende o folião Danilo Martins, de 46 anos, que costuma desfilar com o bloco Depois a Gente se Vira.

O publicitário Manuel Mota da Silva, de 64 anos, o Mané Mota, fundador do bloco Boca a Boca, lamenta a falta de incentivo aos blocos carnavalescos da cidade. "Sorocaba tem demanda e acho que o Carnaval é uma festa popular de expressão que não pode acabar por questões menores", opina.

Diretor de Comunicação do Ipanema Clube, Carlos Laino, de 49 anos, diz que o poder público tem de garantir infraestrutura, mas não deve dar dinheiro. "O Carnaval é uma das festas mais democráticas e movimenta o comércio", lembra.

O diretor do Sant"Ana Atlético Clube, Djalma José Coelho, de 65 anos, afirma que as escolas de samba deveriam neste ano desfilar nos bairros de origem para levar essa cultura à comunidade local. "Não podem desistir, porque se pararem, o Carnaval com certeza deixará de existir também."

Já a coordenadora de projetos e fundadora do Quilombinho, Rosângela Alves, de 52 anos, afirma que as agremiações devem ser independentes do governo para evitar cair em armadilhas como a deste ano. "De volta para casa" é o slogan do bloco Amigos do Quilombinho que, depois de dois anos seguidos fazendo o desfile no Sesc de Sorocaba, agora volta para a rua para desfilar. A concentração está marcada para hoje, às 16h, na rua Caramuru, número 203, onde está a sede do Quilombinho. A programação contará com samba de roda, jongo e maracatu com os grupos Maracatu Mucumby, Maracatu Vila Leão, Casa do Ritmo e Corda de Ouro. O início do desfile está previsto para as 19h30 e passará pelas ruas José Miguel, Duque de Caxias, Moreira César, Tamandaré, Francisco Ferreira Leão e volta para a dispersão, na rua Caramuru.


Escolas de Sorocaba desfilam em outras cidades


Do total de nove escolas de samba de Sorocaba, cinco vão desfilar em Votorantim e uma em Araçoiaba da Serra. Os desfiles em Votorantim acontecerão na noite de segunda-feira (8), com a participação da Furiosa Real, Estrela da Vila, Unidos da Zona Norte e Gaviões da Fiel unificada com a Planeta Negro, atendendo convite da prefeitura daquela cidade, por meio da Secretaria de Cultura (Sectur). O desfile começa às 20h na avenida 31 de Março, no trecho da Praça de Eventos Lecy de Campos. Anteriormente previsto para a rua Acácio Muller, o local foi alterado para dar mais conforto ao público que for prestigiar o desfile.

Já a escola de samba 28 de Setembro é atração confirmada no Carnaval de Araçoiaba da Serra, com apresentações hoje, amanhã e segunda (8), sempre às 20h, na praça Cel. Almeida, no Centro.

Veja o que abre e o que fecha no feriado de carnaval em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Prefeitura não terá expediente na segunda (8) e terça-feira (9).
Alguns serviços funcionam em regime de plantão; confira.

A Prefeitura de Votorantim (SP) não terá expediente na segunda (8) e terça-feira (9) por causa do feriado de carnaval. As atividades serão retomadas na quarta-feira (10), a partir das 12h.

Durante o período, os serviços essenciais serão mantidos, como Pronto Atendimento Central e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que funcionam 24 horas.

Alguns serviços funcionam em regime de plantão, como Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, cemitério, coleta de lixo, e outros que não podem sofrer interrupção.

O ponto facultativo é válido para as repartições públicas municipais, Fundação de Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Votorantim (Agerv) e Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap).
Confira o que abre e o que fecha:
ServiçosDomingo (7)Segunda  (8)Terça (9)Quarta (10)
Prefeitura (Paço e Secretarias)FechaFechaFechaAbre às 12h
Fundação dos Funcionários Públicos (FSSFP)FechaFechaFechaAbre às 12h
Agência Reg. Serv. Públicos (Agerv)FechaFechaFechaAbre às 12h
Companhia de Habitação (Cohap)FechaFechaFechaAbre às 12h
Comissão Mun. Assist. Social (Comas)FechaFechaFechaAbre às 12h
Unidades Básicas de SaúdeFechamFechamFechamAbrem às 12h
Pronto Atendimento CentralNormal (24h)Normal (24h)Normal (24h)Normal (24h)
Samu-192Normal (24h)Normal (24h)Normal (24h)Normal (24h)
Coleta de lixo-NormalNormalNormal
Limpeza Pública-NormalNormalNormal
CemitérioNormalNormalNormalNormal
Parque do MatãoNormal (8h às 17h)Normal (8h às 17h)Normal (8h às 17h)Normal (8h às 17h)
Guarda Civil MunicipalNormalNormalNormalNormal
Feiras livresNormalNormalNormalNormal
Feira noturna--Não haverá nesta data-



  • 6

Ouça a Rádio Votorantim