Priscila Fernandes
Cerca de 100 policiais participam de operação no residencial em Votorantim - DIVULGAÇÃO PM
Rua de acesso ao residencial foi bloqueada por policiais - DIVULGAÇÃO PM
A Polícia Militar realizou, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação de busca e apreensão em um residencial do Minha Casa Minha Vida em Votorantim. A ação é desencadeada por informações de que traficantes estariam ocupando imóveis do Residencial I e II da Vila Garcia e hostilizando os moradores.
De acordo com a PM, sete adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos. Também foram encontradas uma arma, além de 6kg de drogas, equipamentos utilizados no tráfico como balanças de precisão, dinheiro e embalagens. Dois veículos foram apreendidos, sendo um deles produto de roubo.
Cerca de 100 policiais atuaram na operação que aconteceu desde as 6h. As vias do entorno do residencial foram bloqueadas por motivo de segurança, mas já estão liberadas. Viaturas policiais seguem, no entanto, controlando a entrada de pessoas no residencial.
Moradores ameaçados
A operação tem base em informações passadas pela Polícia Federal, denúncias encaminhadas ao Disque Denúncia e ao Ministério Público, que relatavam a existência de tráfico de drogas no residencial. Segundo informa a PM, as investigações apontaram que a comunidade era hostilizada pelos traficantes, muitas vezes tendo que sair de suas próprias casas e sendo impedidas de retornar. Há informações, ainda, de que teriam de fornecer esconderijo para criminosos e entorpecentes.
De acordo com a PM, os traficantes intimidavam os moradores e exigiam que não trancassem seus apartamentos. Desta forma, poderiam se esconder nas residências caso a polícia aparecesse. Alguns moradores teriam sido pressionados a deixar os apartamentos para que fossem ocupados pelos traficantes.
Representantes da Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Votorantim teriam prestado apoio à operação com o objetivo de avaliar se os imóveis ocupados foram oriundos de apropriação indevida, em inconformidade com o programa Minha Casa Minha Vida.
Tráfico durante o dia
Como parte das investigações, o setor de inteligência da PM registrou imagens da venda de drogas em plena luz do dia. O comércio acontecia em frente aos portões do residencial, onde dezenas de criminosos aguardavam a chegada dos "clientes". Os traficantes se aproveitariam do residencial estar localizado em um ladeira, sem saída, para observar a chegadas dos policiais.
As investigações já teriam resultado, desde setembro de 2016 e sem contar a operação de hoje, em apreensões de nove armas, 40 kg de entorpecentes, 24 munições, 18 indiciados e um procurado pela justiça.
Participaram da ação, policiais dos 40º, 7º 22° e 50º Batalhões de Polícia Militar do Interior, distribuídos nos diversos programas de policiamento como Rádio Patrulhamento, Base Comunitária Móvel, Força Tática e Rocam. Soma-se ainda o apoio do Grupamento Aéreo, Canil e Cavalaria totalizando cerca de 100 Policiais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.