quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Confira pontos de vacinação contra febre amarela nas regiões de Jundiaí e Sorocaba

Por Matheus Fazolin, G1 Sorocaba e Jundiaí


Ao todo, 132 macacos mortos foram diagnosticados com o vírus nos municípios. Quatro moradores  também foram infectados e dois morreram.

Vacina contra febre amarela (Foto: Emerson Ferraz/Prefeitura de Sorocaba)

As regiões de Sorocaba (SP) e Jundiaí (SP) adotaram esquemas especiais de vacinação contra febre amarela desde o ano passado, quando foram registrados os primeiros casos da doença em macacos encontrados mortos em áreas de mata.

O horário de atendimento das unidades de saúde foi amplicado, assim como o número de pontos para imunização dos moradores. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas e, assim, evitar a transmissão da doença em humanos.

Ao todo, 132 primatas mortos foram diagnosticados com o vírus nos municípios, a maioria em Jundiaí, que totaliza 72 mortes de macacos. Quatro moradores também foram infectados e dois morreram.

Em outubro do ano passado, um idoso de 76 anos morreu após contrair a doença em Itatiba (SP). A cidade contabiliza 16 macacos mortos por febre amarela.

Já em janeiro deste ano, uma mulher de 54 anos foi vítima da doença em Jarinu, onde 17 animais foram encontrados mortos pelo vírus. Em Jundiaí, uma pessoa foi diagnosticada com a doença e se recuperou, assim como um morador de Itatiba, de acordo com dados divulgados pelas prefeituras.

Campo Limpo Paulista (SP) contabiliza 13 primatas mortos. Na região de Sorocaba, 13 animais foram vítimas da febre amarela em São Roque (SP) e um macaco Votorantim (SP).

Confira os pontos de vacinação na região de Jundiaí:

Jundiaí
Até sexta-feira (19), cada UBS vai ofecer 30 doses da vacina. A partir de segunda-feira (22), a vacinação será feita de forma rotativa com a oferta de 50 doses, uma vez por semana, em cada unidade. Será necessário apresentar comprovante de residência para ser imunizado. Segundo dados divulgados pela prefeitura, 95,1% da população está vacinada.


Itatiba
A vacina está à disposição em todos os postos de saúde da cidade. Os horários vão desde às 8h até as 15h. Confira os locais.

Várzea Paulista
O cronograma especial da cidade estende-se por 24h. A vacinação no período noturno, das 15h às 8h, ocorre na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Outros dois lugares também estão oferecendo a vacina nesta semana. O Poupatempo da Saúde na Av. Eduardo de Castro, 65 - Vila São Jose, das 16h30 às 20h. Na igreja católica Santa Terezinha, na rua Várzea Paulista, 1920 - Vila Santa Terezinha, das 18h às 22h.

Cabreúva
A campanha de vacinação continua durante todo o mês de janeiro nas unidades de saúde, das 8h às 11h, e das 13h às 15h. As aplicações são feitas em crianças a partir dos 9 meses. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão SUS. Confira os locais de vacinação da cidade.

Jarinu
O Ambulatório Central, no Jardim Saúde, está funcionando com horário estendido, das 8h às 20h, até sexta-feira (19). No sábado (20), será realizado um mutirão, das 8h às 16h, no mesmo local.

Confira os pontos na região de Sorocaba

Sorocaba
Apesar de não ter nenhum caso de febre amarela registrado, desde quarta-feira (17) a cidade imuniza moradores e trabalhadores na região do Campolim. Três UBSs oferecem as doses por distribuição de senhas nos bairros Jardim Vergueiro, Jardim Simus e Vila Angélica.

Votorantim
Com um caso confirmado de febre amarela em um macaco encontrado morto, no Parque do Matão, Votorantim iniciou um esquema especial na sexta-feira (12). Confira os horários e locais.
Os municípios abaixo não registraram nenhum caso de febre amarela, em macacos ou humanos, mas reforçaram vacinação contra a doença:

Itu
A vacinação contemplará moradores de bairros localizados na região do Pirapitingui, Varejão e Taperinha, ou seja, todos próximos aos municípios com registro de casos de febre amarela em primatas, pessoas que se deslocarão para áreas de circulação de vírus e moradores da zona rural.
Nas Unidades Básicas de Saúdeos bairros Jardim União, Bairro Brasil, Cidade Nova I, Jardim Novo Mundo, Portal do Éden e Potiguara, a vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Na zona rural, equipes da Secretaria de Saúde irão até os imóveis para promover a vacinação. A expectativa é que 60 mil pessoas sejam imunizadas.

Piedade
A partir desta quinta-feira (18), a vacinação começou a ocorrer somente no Ambulatório Médico e Odontológico (Amomp), das 9h, com distribuição de senha. Segundo a prefeitura, o Estado disponibilizará 300 doses por dia.

Porto Feliz
Os moradores que vão viajar às áreas de risco são a prioridade. As vacinas vão ser disponibilizadas em três postos de saúde do município em dias alternados e com agendamento prévio. Às terças-feiras, a vacinação é realizada no posto de saúde do centro. Às quintas-feiras, no posto da Bambu e às sextas-feiras, no posto da Popular. A cidade recebeu cerca de 2 mil unidades neste mês para suprir a demanda.

Iperó
O município também vai priorizar moradores que vão viajar para áreas de risco. Foram recebidas quse 1,2 mil doeses da vacina. Os locais de vacinação: UBS Centro, de terça e sexta-feira a partir das 8h; UBS Jardim Vitorino, segunda e quarta-feira a partir das 8h; UBS Bacaetava, quinta-feira a partir das 8h e UBS George Oetterer, terça e quarta-feira a partir das 8h.

Mairinque
A partir desta quinta-feira (18) os 12 postos de saúde de cidade vão distribuir as vacinas. Senhas serão entregues aos moradores, às 7h, para garantir a organização.

Araçoiaba da Serra
A grande procura pela vacinação fez a campanha ser intensificada. O serviço será feito de segunda à sexta-feira a partir das 8h da manhã em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

São Roque
O CSII (Posto de Saúde da Rodoviária) atende diariamente das 7h às 16h. Os postos Világio Emilia e Vila Nova funcionam de terça-feira das 7h às 14h. Carmo, Samboó e São João Novo atendem os moradores de quarta-feira das 7h às 14h. A Unidade Central (Posto da Marginal) e Mailasque, quinta-feira das 7h às 14h. Goianã e Canguera, sexta-feira das 7h às 14h.

Alumínio
Nesta sexta-feira (19), o Centro de Saúde da Vila Paulo Dias vai começar a distribuir 100 senhas para a vacinação da febre amarela, a partir das 7h.

Dúvidas frequentes

G1 separou as dúvidas mais frequentes sobre febre amarela. Confira as perguntas e respostas no vídeo acima e ao clicar neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim