Agência Sorocaba de Notícias
Foto: Adriana Massa
As embarcações partiram às 9h da rua da antiga usina a diesel da Cianê (antiga Usina Cultural), na altura do Corpo de Bombeiros da avenida Dom Aguirre e às 10h30 chegaram ao seu destino, na margem da Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1, no final da avenida XV de Agosto, no Jardim Leocádia. O prefeito José Crespo ressaltou que um rio limpo cortando a cidade, com natureza exuberante, é muito mais valioso do que todo o investimento que se faz necessário para construir pontes. Desta vez também participaram representantes da Prefeitura de Votorantim e de Laranjal Paulista.
O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, destacou o trabalho para a preservação da natureza, incluindo aí o rio Sorocaba. Agradeceu à equipe da educação ambiental. O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva, falou que a partir de 2020 a água do rio Sorocaba começa a ser tratada e distribuída para a população. Acrescentou que, com a conclusão da ampliação já iniciada da Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE S1), ela alcançará a capacidade para garantir o tratamento do esgoto em volume estimado para ser gerado em 2030.
Também participaram do evento o secretário da Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Carlos Siqueira Franchim e o vereador Wanderley Diogo, representando toda a Câmara Municipal. O secretário de Meio Ambiente de Votorantim, Wilson Prestes Miramontes, também ressaltou a qualidade do rio e falou sobre o tratamento de esgoto em Votorantim e do trabalho realizado pela vizinha cidade na despoluição, contribuindo para a qualidade da água que passa pelo rio em Sorocaba.
Na chegada à ETE S1, todos foram recepcionados por uma equipe do Saae que ofereceu uma mesa de frutas e água aos participantes. O Corpo de Bombeiros apoiou o evento com uma embarcação no rio e viatura de prontidão na ETE S1.
Sobre o rio Sorocaba
Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.
Mais fotos: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/qualidade-da-agua-do-rio-sorocaba-e-nitidamente-percebida-em-descida/

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.