sábado, 21 de abril de 2018

Exposição inicia projeto Vizinhos Culturais

Jornal Cruzeiro do Sul

Acidente envolvendo uma picape e uma locomotiva ocorreu na 'Rua da Ponte', atual 15 de novembro - ACERVO ICONOGRÁFICO HISTÓRICO MUNICIPA

A década de 1920 vista sob o ponto de vista de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é o mote de uma exposição fotográfica que será aberta na segunda-feira, às 19h30, na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger (rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no bairro Alto da Boa Vista).

Intitulada "Um olhar aos anos 20 -- Uma visão regional dessa década", a mostra poderá ser visitada gratuitamente até 5 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, e aos sábados, das 13h às 16h50. A exposição marca a estreia do projeto Vizinhos Culturais, em cooperação entre as secretarias e diretorias de cultura das prefeitura de Sorocaba, Mairinque, São Roque, Votorantim e Alumínio. Depois de Sorocaba, a exposição ganhará itinerância e ficará 15 dias em cada uma das cidades participantes.

De acordo com Yuri Stefani Santos, servidora da Secultur e uma das coordenadoras do projeto, a exposição reúne 25 fotografias que representam as características das cidades envolvidas naquele década. Yuri detalha que cada município envolvido cedeu cinco fotografias de seu acervo, que compõem um panorama regional dos anos 20.

As fotos de Sorocaba pertencem ao Acervo Iconográfico Histórico Municipal, com curadoria do titular da Secretaria Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes. Dentre a série, cuja a autoria é desconhecida, constam três imagens do final da "Rua da Ponte", atual rua 15 de novembro, incluindo a que registra um acidente envolvendo uma picape e uma locomotiva.

A abertura da exposição, na noite de segunda-feira, contará com apresentação do cantor e compositor sorocabano Carlos Madia.

Anunciado no início deste mês, o projeto Vizinhos Culturais prevê uma série de eventos e ações culturais realizadas em conjunto entre as cinco cidades, podendo ter adesão de outros municípios da região ao longo do tempo. Para maio, destaca Yuri, está programado o Festival de Rock com apresentação de cinco bandas, sendo uma de cada cidade, com shows aos sábados, criando um circuito entre os municípios. Finalizando o semestre, os gestores culturais preparam o Sarau Cultural, que será apresentado em um único sábado em cada cidade.

Praça Coronel Fernando Prestes também é tema de mostra

A partir de segunda-feira, o público também poderá conferir a exposição "Imagens antigas da praça Coronel Fernando Prestes" no Chalé Francês. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), a mostra terá 20 fotos de várias épocas e é uma homenagem à principal praça de Sorocaba, localizada no Centro da cidade. "O nosso objetivo é resgatar através destes registros fotográficos um pouco da história da nossa cidade, mostrando as transformações que a praça passou, assim como o seu entorno, como as ruas São Bento e a 15 de novembro ainda nos tempos dos bondinhos e as ruas Barão do Rio Branco e Boulevard Braguinha quando ainda tinham trânsito de veículos", adianta o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes.

As imagens pertencem ao Acervo Iconográfico histórico Municipal e, segundo o secretário, um levantamento realizado recentemente identificou 832 imagens inéditas que poderão ser conferidas pelo público ao longo do ano, em exposições divididas em temas sobre a cidade.

Uma das imagens que o público poderá conferir será a primeira foto que se tem registro da Praça Coronel Fernando Prestes, datada de 1.886, feita pelo fotógrafo Júlio Durski. Na época, a praça era conhecida como Largo da Matriz. A exposição fica aberta até o dia 14 de maio e poderá ser conferida gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O Chalé Francês está localizado na avenida Afonso Vergueiro, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária, no Centro de Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim