sábado, 21 de abril de 2018

Cartório e shopping fazem plantão da biometria hoje

Jornal Cruzeiro do Sul
Adriane Mendes

João Lima alerta que falta de regularização causa restrições - EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (9/4/2018)

O Cartório Eleitoral de Sorocaba, situado no bairro Mangal, e o posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Shopping Iguatemi Esplanada, estarão de plantão hoje, das 9h às 17h, para o cadastramento no sistema de biometria da Justiça Eleitoral. Vale frisar porém que, no Cartório o atendimento é específico para os eleitores sorocabanos, enquanto que no posto avançado o serviço se estende também aos eleitores de Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. E, visando acelerar o cadastramento biométrico, o serviço no posto avançado do Shopping Iguatemi Esplanada teve o horário ampliado durante a semana. Esse horário especial segue até 9 de maio. 

Faltando menos de 20 dias para o encerramento do prazo para fazer a biometria, 94 mil sorocabanos ainda não compareceram aos postos para regularizarem suas situações junto à Justiça Eleitoral, informou ontem João Lima, chefe do 343º Zona. Ainda segundo ele, a procura está muito abaixo do esperado, pois, considerando todos os postos disponíveis durante a semana, que juntos teriam a capacidade de atender quatro mil pessoas, o atendimento não ultrapassa 400 pessoas. 

Lima espera no entanto que hoje, feriado, que as pessoas compareçam ao Cartório Eleitoral, ou no posto avançado no Shopping Iguatemi Esplanada, das 9h às 17h. Amanhã, domingo, não haverá plantão em nenhum lugar. 

A partir desta segunda-feira, dia 23, o posto avançado do Shopping Iguatemi Esplanada funcionará, sempre durante a semana, das 9h às 19h. Esse horário será mantido até o dia 9 de maio. O posto, com capacidade de atendimento para 2.500 pessoas por dia, se situa na ala norte do empreendimento e conta com uma estrutura com 55 balcões para agilizar o serviço. 

Como funciona 

Com o sistema de biometria, o eleitor, que até hoje tinha que apresentar um documento com foto e o título de eleitor, terá que cadastrar sua digital através de um leitor onde terá seu acesso à urna liberado. A assinatura numa lista de presença também não será necessária. Segundo Lima, a biometria garante uma maior segurança no processo de eleição. 

João Lima reforça ainda que a não regularização junto à Justiça Eleitoral implica uma série de restrições, como por exemplo obtenção de empréstimo bancário e até mesmo de receber, caso contemplado, prêmios da loteria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim