Jornal Ipanema
Os servidores municipais de Votorantim iniciaram, nesta manhã de quarta-feira (25), uma greve visando conseguir o reajuste salarial e outros benefícios pedidos pelo Sindicato dos Servidores Público Municipais.
De acordo com a Prefeitura de Votorantim, apesar da paralisação, o atendimento na área de Educação (creches e escolas) e Saúde (UBS, Pronto Atendimento etc) ocorre normalmente. Caso haja demanda nos centros de educação, o governo acionará professores eventuais. Já a área de Serviços Públicos é onde os funcionários mais aderiram à greve, porém cumpre os 30% de atendimento, como determina a Justiça.
De acordo com o presidente do sindicato, Silvio Cavalheiro, houve, na tarde desta terça-feira (24), uma reunião com o prefeito Fernando Oliveira, no qual o Executivo aumentou a oferta do ticket alimentação, passando-o de 7,44% para 10%. Já o reajuste salarial continuou no que o governo já havia proposto: 2,68%. O sindicato pleiteia 10%.
Uma assembleia com a categoria ocorreu nesta manhã de quarta na paraça Zeca Padeiro, ao lado da prefeitura, para saber se os servidores aceitam esta proposta. Ela foi recusada.
Cavalheiro gravou um vídeo e o divulgou na página oficial do Facebook do Sindicato, no qual relatou que a proposta feita pelo governo “não avançou muito”.
https://www.facebook.com/sspmvotorantim/videos/1842840236010169/
De acordo com texto enviado pela secretaria de Comunicação,
neste momento a lei de responsabilidade fiscal impede a prefeitura de oferecer um reajuste maior. Na metade do ano passado o Tribunal de Contas do Estado baixou uma determinação onde a receita da aplicação do dinheiro da Fundação de Seguridade Social não mais poderia ser considerado como receita corrente líquida. Isso diminuiu a receita e aumentou o percentual da folha chegando no limite prudencial, determinado por lei.
De todo o orçamento da Prefeitura de Votorantim, mais de 50% é destinado ao pagamento dos 2.341 servidores municipais, restando a outra parte do orçamento para que possa ser realizado os investimentos para toda a cidade, hoje com cerca de 120 mil habitantes.
Sessão tumultuada
A sessão solene da Câmara de Vereadores de Votorantim, ocorrida na manhã de terça, foi tumultuada e houve quebra-quebra. O motivo foi a indignação de parte do funcionalismo público após os vereadores adiarem a votação sobre o reajuste aos servidores.
Houve bate-boca entre os parlamentares e um grupo derrubou parte do painel de vidro que separa a galeria de espectadores do plenário. Ninguém se feriu.
O Projeto de Lei que concede o aumento no salário entrará em pauta na quarta-feira (2) que vem.
Segundo o presidente da Casa Legislativa, Bruno Martins (PSDB), que é da base do governo, a retirada de pauta do PL serve para ajudar o sindicato a dialogar mais com a prefeitura sobre o tema.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.