terça-feira, 24 de abril de 2018

Votorantim registra mais de 500 casos de conjuntivite e intensifica orientação

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Doença é uma inflamação da membrana do olho, podendo ser ocasionada por vírus, bactéria ou alergia.


Votorantim registra mais de 500 casos de conjuntivite nos primeiros dias de abril (Foto: Divulgação)


cidade de Votorantim (SP) registrou em abril deste ano 548 casos de conjuntivite, com uma média de 40 por dia.

No mês de março, a cidade notificou 342 casos e, por isso, a Secretaria da Saúde está intensificando as orientações sobre a doença na cidade.

De acordo com o médico da Vigilância em Saúde, Marcus Marsom, a conjuntivite é uma inflamação da membrana do olho, podendo ser ocasionada por vírus, bactéria ou alergia.

"Devido ao caráter contagioso das conjuntivites virais e bacterianas, o contágio pode ocorrer com muita facilidade, principalmente quando as condições de higiene pessoal e domiciliar são descuidadas".

Os principais sintomas são olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas margens das pálpebras, intolerância à luz, sensação de areia nos olhos, pálpebras grudadas ao despertar e visão borrada.
A inflamação geralmente se inicia em um olho e passa para outro. A transmissão de pessoa a pessoa faz-se principalmente por objetos contaminados e em locais de aglomeração.

Para evitar a contaminação, segundo o médico da Vigilância em Saúde, é necessário que a pessoa se afaste dos ambientes coletivos e, no caso de suspeita, ela deve procurar atendimento médico.

Para tanto, recomenda-se também os seguintes cuidados de higiene pessoal: lavar as mãos e rostos com frequência, com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar lenços, toalhas e travesseiros individuais; evitar o uso de objetos de pessoas portadoras conjuntivites e não frequentar piscinas.
Casos na região
Até o momento, em Sorocaba houve apenas a notificação neste ano de um surto dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, com início em janeiro e interrupção da transmissão em março, sendo orientado as medidas de prevenção da doença para a unidade prisional.

Em Salto, também teve um grande número de registros. O último balanço indicava 780 casos na cidade nos primeiros três meses do ano. Em Piedade, até o começo de abril foram 101 casos.

Já as demais cidades da região não registraram casos que possam ser considerados como um surto.



Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/votorantim-registra-mais-de-500-casos-de-conjuntivite-e-intensifica-orientacao.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim