quarta-feira, 16 de maio de 2018

Educação oferece capacitação técnica para diretores sobre recursos federais




Oficina tratou de ferramenta de apoio para  gestão escolar e de como obter verbas do MEC

A Secretaria de Educação de Votorantim realizou nesta quarta-feira (16), no Polo UAB, uma capacitação técnica para cerca de 50 diretores de escolas da rede municipal de ensino sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, que é uma ferramenta do Ministério da Educação (MEC) de apoio à gestão escolar.

A formação teve como objetivo orientar os gestores das unidades na utilização do programa, solucionando dúvidas e esclarecendo a importância da ferramenta no apoio da gestão da escola. De acordo com o secretário de Educação, Tiago Araújo, a ferramenta do PDDE Interativo serve como um guia para que os gestores definam um plano de ação. "Ele é organizado em etapas, para que possam identificar os principais problemas da escola e assim consigam proporcionar a melhoria aos alunos de maneira efetiva", explicou.

Na oportunidade, também foi tratado sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério de Educação (MEC), que tem objetivo de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das unidades, reforçando a autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

No entanto, a verba só é destinada às escolas municipais que tenham feito um preenchimento de dados de valores recebidos, despesas e eventuais saldos a serem utilizados no ano seguinte. "Muitos diretores educacionais gostariam de obter mais informações em como preencher os dados solicitados pelo programa. Isso demonstra transparência, apontando se os recursos foram corretamente utilizados e se os objetivos foram alcançados", ressaltou. Vale ressaltar que Votorantim ficou sem receber esse recurso por quatro anos, voltando a obtê-lo em 2017, conseguindo cerca de R$ 300 mil anuais divididos entre todas as escolas de acordo com o número de alunos.

A capacitação foi realizada por uma empresa de treinamento especializada no assunto. Primeiramente, a oficina foi realizada na Secretaria de Educação e, agora, atendeu aos diretores das unidades.


Jornalista: Lucas Spirim
Fotos: Lucas Spirim/AI
A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim