sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Frascos de vacina contra febre amarela são descartados por baixa procura em SP

Por Arcílio Neto e Thiago Ariosi, TV TEM

Uma das cidades é Votorantim, no interior de SP. Em todo o estado, 537 pessoas tiveram a doença este ano. Um vidro da vacina rende aplicação em 10 pessoas.

UBS do Parque Bela Vista, em Votorantim, registrou grandes filas no início do ano — Foto: TV TEM/Reprodução/Arquivo


A febre amarela silvestre contaminou 1.266 pessoas e matou 415 em todo o país em um ano, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde. No entanto, em algumas cidades do interior de São Paulo a meta de vacinação não foi atingida e as doses vão direto da geladeira para o lixo.

Quase todos os casos foram registrados no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Só no Estado de São Paulo já foram identificadas 537 pessoas com a doença, cinco vezes maior que em todo o ano passado, quando foram 103 casos.

No começo do ano, o desespero causou filas nos postos de saúde de moradores em busca da vacina. Contudo, a procura diminuiu e frascos inteiros estão sendo perdidos em unidades como a de Votorantim, no interior de São Paulo.

"É uma pena, porque você não consegue 10 pessoas para tomar a vacina na mesma manhã e, após aberto o frasco, ele [frasco] dura mais ou menos seis horas. Então, se não vierem mais pessoas para tomar a vacina, a gente acaba perdendo as doses", explica a diretora de vigilância em saúde de Votorantim, Nila Puglia.

Os sintomas da febre amarela são parecidos com os de outras doenças: febre alta, dor de cabeça, fraqueza e dores no corpo. Mas, conforme o infectologista Fernando Ruiz, a doença pode evoluir rapidamente.

"Nas formas graves, depois do quadro inicial de febre, por volta de dois a três dias tem uma melhora relativa de algumas horas. Até dois dias começa a apresentar pele amarelada, o branco dos olhos amarelado e começam náuseas", diz Ruiz.

Foi o que aconteceu com uma vítima de Piedade (SP). O idoso morava na zona rural e se recusou a tomar a vacina.

"Foi muito rápido. A gente não esperava que um mosquitinho pudesse, em menos de 10 dias, tirar a vida de uma pessoa", contou um parente.

Doses da vacina duram cerca de seis horas após serem abertas — Foto: Reprodução/TV TEM


Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/09/27/frascos-de-vacina-contra-febre-amarela-sao-descartados-por-baixa-procura-em-sp.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim