sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Corpo de homem morto a facadas e enterrado como indigente é de holandês, diz polícia

Por Natália de Oliveira, G1 Sorocaba e Jundiaí

Mulher de 51 anos, que morava com ele há alguns meses, em Sorocaba, foi presa com celular e documentos da vítima. Ela nega envolvimento no crime.

Johannes Bernardus Reinardi foi encontrado morto em uma estrada rural em Votorantim — Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Civil de Votorantim (SP) identificou o corpo do homem encontrado com marcas de facadas na estrada da Cachoeira da Macumba e que foi enterrado como indigente. De acordo com o delegado José Antonio Proença Martins de Melo, a vítima é o holandês Johannes Bernardus Reinard Maria, de 73 anos, que morava em Sorocaba (SP).
A companheira do holandês, Simone de Aquino, de 51 anos, foi presa na quarta-feira (7) como a principal suspeita do assassinato. Ao ser presa, ela - que morava há seis meses com Johannes - negou envolvimento no crime.
O corpo do holandês foi encontrado por moradores da região na beira da estrada da Cachoeira da Macumba, na Vila Rodrigues, na manhã de 21 de outubro. Além de perfurações na região do tórax, a vítima ainda apresentava um corte profundo no pescoço.
Por estar sem documentos e não ser identificado pela impressão digital, a vítima foi enterrada como indigente no Cemitério Municipal São João Batista, de Votorantim.
Nesta semana, no entanto, um cliente de Johannes - que prestava serviços de informática - percebeu o sumiço dele, foi até o Instituto Médico Legal (IML) da cidade e identificou através de fotos o corpo enterrado no mês passado.
"Esse cliente nos contou que vinha se comunicando com o holandês por WhatsApp, mas que achou estranho quando ele disse que tinha voltado para a Holanda por causa de uma irmã doente. Ele resolveu entrar em contato diretamente com a família na Holanda e percebeu que a história não batia, ninguém sabia dele por lá", explica o delegado.
Diante do reconhecimento do corpo, a polícia chegou até Simone de Aquino, que estava com o celular e os documentos da vítima.
"Com ela encontramos, além do aparelho de celular, também o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). Com isso entramos com o pedido de prisão, que foi acatado pela Justiça."
Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. A companheira do holandês foi indiciada por homicídio qualificado por crueldade, já que a vítima apresentava um corte profundo no pescoço. Simone foi encaminhada à Cadeia Feminina de Cesário Lange (SP).
O G1 apurou que Johannes morava no Brasil há cerca de 20 anos, mas teria deixado filhos na Holanda. Ele dava aulas de inglês e prestava serviços de informática.
A polícia já está em contato com o consulado a fim de auxiliar nas investigações e resolver os trâmites envolvendo o translado do corpo.

 Carro do holandês foi lacrado pela Polícia Civil em Sorocaba — Foto: G1
Delegado de Votorantim abriu inquérito policial para investigar as causas da morte do holandês — Foto: Natália de Oliveira/G1


Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/11/09/corpo-de-homem-morto-a-facadas-e-enterrado-como-indigente-e-de-holandes-diz-policia.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim