domingo, 30 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018: veja as principais notícias das regiões de Sorocaba e Jundiaí

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Confira os casos que se destacaram nos últimos 12 meses.

Mulheres vítimas de violência marcaram o ano de 2018 nas regiões de Sorocaba e Jundiaí — Foto: Reprodução

Letícia, Patrícia, Geovanna, Ana Lúcia, Daniele, Maria, Mônica. Mulheres de diferentes cidades, diferentes classes sociais, diferentes idades, mas iguais em seus destinos: todas foram vítimas de feminicídio. Esse tipo de crime, em que a mulher é morta apenas por pertencer ao gênero feminino, dominou o noticiário do G1 Sorocaba e Jundiaí em 2018.
Foram publicados vários casos, semanas após semanas. O fato do crime ter passado a ser considerado hediondo a partir de 2015, com pena mínima de 12 anos de prisão, parece não intimidar maridos, namorados, pais e ex-companheiros a tirar a vida de mulheres que eles diziam amar.
As mortes das sete mulheres acima se juntam a dezenas de outras que aconteceram na região e que ajudam a compor a preocupante estatística que coloca o Brasil em quinto lugar no ranking mundial de feminicídio. Segundo a ONU, todos os dias ao menos três mulheres são mortas no país.
Outras jovens da região, também vítimas da violência masculina, tiveram mais sorte. Com coragem para expor a própria vida, elas usaram as redes sociais para denunciar as agressões dos ex-namorados econseguiram ficar de fora da estatística.
Mas o ano de 2018 também vai ficar marcado por outro nome: Vitória Gabrielly. A história da menina de 12 anos que saiu de casa para andar de patins e foi sequestrada e morta - por engano - causou comoção e foi notícia em todo o país.
Confira abaixo, mês a mês, os principais assuntos que foram destaque no G1 em 2018:

Clique para ler a matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim