https://www.segs.com.br
De 4 a 6 de setembro, os alunos da Escola Estadual Professora Wanda Costa Daher serão protagonistas da ECO GINC, programa de atividades sobre ecologia, sustentabilidade e meio ambiente desenvolvidas para estimular a conscientização, trabalho em equipe e engajamento social
A Facens realiza nos dias 04, 05 e 06 de setembro, na Escola Estadual Professora Wanda Costa Daher, de Sorocaba-SP, a terceira edição da ECO GINC, programa com várias atividades sobre ecologia, sustentabilidade e meio ambiente. Participarão da gincana alunos de 9° ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da escola. As atividades serão propostas e supervisionadas por estudantes da Facens, engajados no LIS – Laboratório de Inovação Social do centro universitário nota máxima do MEC.
“Este é um projeto em que o protagonismo é totalmente dos alunos, de ambas as instituições”, diz Raquel Barbosa Rogoschewski, coordenadora do LIS. “Os estudantes da Facens são estimulados a fazer um trabalho social, a ouvir os sonhos dos alunos e engajá-los na gincana, respeitando suas individualidades, enquanto esses assumem a competição e lutam para ganhar, respeitando os colegas e as regras”, explica.
Basicamente, a gincana ECO GINC gira em torno do lixo, e o vencedor é a equipe que acumula mais pontos em tarefas que vão desde compor uma paródia e criar um mascote, até recolher o maior volume de lixo reciclável na escola e no entorno, criar uma maquete de uma casa com peças retiradas desse lixo e que represente seu sonho até atuação nas redes sociais.
Segundo Raquel, este ano, a ECO GINC traz um novo desafio para os voluntários da Facens, já que a Escola Estadual Professora Wanda Costa Daher fica no Habiteto, bairro com realidade bastante vulnerável da cidade, e tem a maior taxa de desistência escolar em Sorocaba. “Será uma grande oportunidade para a formação de engenheiros cidadãos e para trabalharmos vários conceitos dos ODS da ONU”, afirma a coordenadora do LIS.
A ECO GINC tem duração de três dias. O primeiro, 4/9, será dedicado a formação dos grupos, conscientização sobre sustentabilidade e a quantidade de lixo gerado e como isso impacta o meio ambiente. Também haverá uma dinâmica para mapear a perspectiva de vida dos alunos presentes, assim como identificar possíveis talentos e criar laços entre os alunos e voluntários. Ao mesmo tempo, os professores receberão a capacitação do Face – Facens Centro de Empreendedorismo, trabalhando ferramentas como design thinking para utilizá-las com seus alunos ao longo da gincana e também sucessivamente, no decorrer do ano letivo, para dar um caráter dinâmico às aulas e de abordagem mais empreendedora. No final do dia, serão discutidas as regras, definidos os nomes das equipes, os gritos de guerra e as tarefas de cada grupo.
O segundo dia, 5/9, será dedicado a coletar lixo reciclável e eletrônico na escola e nas proximidades, cuidar do jardim, criar uma paródia sobre sustentabilidade e uma mascote por equipe, e higienizar o lixo coletado, que será pesado para a pontuação por equipe.
No terceiro dia, 6/9, os professores aplicarão seus conhecimentos para elaborar com suas turmas um projeto utilizando o lixo coletado, levando em conta preceitos de sustentabilidade. Representantes da Facens, da Poiato Recicla e da Sinctronics, parceiros dessa edição da ECO GINC, estarão presentes para acompanhar os projetos e pontuar as apresentações, o grito de guerra, a criatividade e disciplina de cada uma das turmas.
A turma com maior pontuação será premiada com troféu elaborado pela Sinctronics com material reciclado de lixo eletrônico, uma visita à Sinctronics para conhecer o processo de economia circular e uma visita à usina de reciclagem de bitucas da Poiato Recicla. Além disso, todos os participantes receberão uma medalha também feita pela Sinctronics, como símbolo da sua participação. “No final, todos ganham. A premiação não é o mais importante, já que os resultados são positivos tanto em termos ambientais como sociais, para a escola e a sociedade. Além de jovens mais conscientes na hora de consumir, de produzir lixo e de descartar, a ECO GINC também estimula o trabalho em equipe e o engajamento social”, comenta Raquel.
Sustentabilidade e Engajamento Social
O projeto ECO GINC começou em 2017 para atender uma demanda de alunos de uma escola pública de Votorantim, e se transformou em atividade fixa do LIS – Laboratório de Inovação Social da Facens. Em 2018, a ação passou a envolver, além dos alunos, também os professores da escola alvo do projeto, que são treinados pelo FACE–Centro de Empreendedorismo da Facens para ministrar oficinas que trabalhem a mentalidade empreendedora dos alunos.
Em 2017, a gincana aconteceu na E. E. Selma Maria Martins Cunha, de Votorantim, envolveu 200 alunos que recolheram 60 kg de lixo reciclável das redondezas da escola e criaram maquetes de casas sustentáveis. Em 2018, a ECO GINC foi realizada na E.E. João Clímaco Camargo Pires, de Sorocaba e, como disse a professora Samira Tamer, foi transformador. “A dimensão da EcoGing é ilimitada e deixa um legado de conhecimento, diferentes visões, novas conexões e humanização”.
O projeto ECO GINC ganhou duas menções honrosas na categoria Responsabilidade Social do Prêmio de Sustentabilidade da AEA - Associação de Engenharia Automotiva, e ficou entre os finalistas do International Green Gown Awards, prêmio que celebra iniciativas inspiradoras de instituições de ensino superior em todo o mundo no desenvolvimento sustentável.
Sobre o LIS - O Laboratório de Inovação Social – LIS promove experiências para despertar o potencial humano e cidadão da comunidade Facens, em especial dos seus alunos. A partir de projetos, treinamentos, campanhas de mobilização e eventos, o laboratório possibilita a ampliação do olhar de cada um perante o mundo, para se entender como parte ativa da sociedade e, posteriormente, ter a possibilidade de usar as habilidades trabalhadas na vida acadêmica para o benefício do próximo e da sociedade. O trabalho desenvolvido pelo LIS tem por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), sendo responsável por fomentar e disseminar o conceito pelo campus. O LIS possui quatro áreas principais de atuação, que se traduzem nos seguintes programas: LISx, onde são explorados “pacotes de conhecimento” que englobam as atividades da Jornada LISx, ECO GINC, disseminação de ODS e Cidadania Transformadora; InterGerAções, reunindo o Curso de Inclusão Digital, atividades de voluntariado, campanhas de doação, Programa Pescar e Sarau; Engenhando Para o Bem, com projetos técnicos mão na massa formulados com consciência e empatia para atender demandas externas, e a supervisão de assuntos que fomentam mudança de comportamento, a partir da gestão da Loja Solidária e campanhas que trabalham o consumo consciente, alinhado aos preceitos da agenda 2030.
Sobre a Facens: um dos quatro melhores centros universitários do estado de São Paulo e 13º no Brasil, a Facens é nota máxima (5) do MEC, tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos 12 anos. Oferece 14 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), 4 de Tecnologia (Jogos Digitais, Banco de Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.