Flagrante feito pela TV TEM mostra Pastor Lilo e Bruno Martins indo almoçar mas, ao final, entram em veículos abastecidos com dinheiro público. Viagem não consta nos relatórios da Câmara dos Vereadores.
Parlamentares são flagrados com carro oficial em restaurante de Salto de Pirapora (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
O presidente da Câmara e um vereador de Votorantim (SP) foram flagrados fazendo o uso irregular do carro oficial do órgão no dia 29 de outubro em um restaurante em Salto de Pirapora (SP). O flagrante feito pela TV TEM mostra Pastor Lilo e Bruno Martins indo almoçar mas, ao final, entram em veículos abastecidos com dinheiro público.
Quem assume a direção é o assessor de Pastor Lilo e, no banco traseiro, dois outros homens que não são servidores públicos. Segundo a Câmara dos Vereadores, o veículo em questão é de uso exclusivo dos motoristas do órgão para a realização de serviços externos e transporte de funcionários.
"Nosso regimento permite tanto que o vereador habilitado dirija o veículo oficial ao qual, na nossa gestão, cada um tem o seu veículo, e também toda a sua assessoria. Habilitado, ele pode conduzir o veículo", contesta Pastor Lilo.
Presidente da Câmara e vereador são flagrados em restaurante com carro oficial
De acordo com o relatório de uso do carro no dia em questão, 29 de outubro, os motoristas Fernando e Carlos teriam dirigido o carro. No entanto, como mostra o flagrante, ambos não estavam no restaurante. Não há registro da saída do veículo em nome do assessor do Pastor Lilo no documento.
O segundo veículo que aparece nas imagens feitas pela TV TEM nem é citado no relatório do dia 29. Segundo os registros, ele não saiu da Câmara. Em resposta, a assessoria informou que "carro parado é carro parado", o que significa que não saiu do estacionamento.
Para o órgão Transparência Brasil, a falta de registro da saída dos carros no relatório mostra que há intenção de esconder alguma informação.
"Isso indica uma suspeita de uma fraude na prestação de contas porque o que está no papel não corresponde com a realidade. Isso é muito grave porque é um crime de improbidade administrativa, então, o servidor terá que se explicar", explica o diretor executivo Manuel Galdino.
Parlamentares são flagrados com carro oficial em restaurante de Salto de Pirapora (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
O veículo de número oito, segundo a aparecer nas imagens, só voltou a aparecer nos registros após uma viagem para São Paulo. No documento, várias informações aparecem erradas ou incompletas.
Para o presidente da Câmara, o relatório não está incompleto. "Nós temos o controle pelo coordenador a respeito do combustível, o quanto é abastecido, e também sobre as manutenções. Então, talvez o que para alguns seja uma falta de preenchimento, isso não acarreta em danos aos gastos públicos", explica Pastor Lilo.
Sobre a ida a Salto de Pirapora, o vereador Bruno Martins afirma que não foi apenas uma viagem para almoço. "Nós tivemos um compromisso na cidade, algumas reuniões com alguns agentes da comunidade", explica.
De acordo com os relatórios de abastecimento dos veículos oficiais fornecidos pela Câmara, os carros do vereador Bruno Martins e do Pastor Lilo são os que mais rodaram no mês de outubro.
Outros casos
Essa não é a primeira vez que parlamentares são flagrados utilizando o carro oficial da Câmara para resolver assuntos pessoais. Em junho de 2018, a TV TEM flagrou o vereador Gaguinho utilizando os veículos de maneira ilegal.
Após a investigação, o Ministério Público questionou, em um ofício divulgado no dia 15 de outubro de 2018, se o vereador devolveu o dinheiro gasto indevidamente. O valor ultrapassa R$ 10 mil.
Em nota, o vereador Gaguinho informou que vai ressarcir o valor gasto com o carro oficial. Porém, disse que não concorda que tenha feito mau uso do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.