Ações contra a dengue continuam em cidades da região; Prefeitura de Mairinque (SP) informou que a cidade contabilizou 17 casos de dengue.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/7/R/fAYO7mS3AGj11g49YO1w/bloqueio-dengue-01.jpg)
Zoonoses realiza ação de combate ao mosquito da dengue em Votorantim — Foto: Divulgação/Prefeitura de Votorantim
A Prefeitura de Votorantim (SP) informou que segue com ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta quarta-feira (15), a ação de bloqueio foi realizada no Real Parque.
Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses estão na região desde a última semana, tendo passado pelo bairro Itapeva e Núcleo Palmeirinha. De acordo com a prefeitura, os agentes devidamente equipados com máscaras e luvas percorrem as residências com o objetivo de orientar o morador a ser um aliado no combate
Até o momento, o município registra 98 casos confirmados de dengue. São 658 notificações e, dos casos confirmados, 91 são autóctones e 7 importados.
O Centro de Controle de Zoonoses explica que os agentes não estão entrando nas casas, e que estão fazendo a orientação pelo portão, mantendo a distância necessária e adotando todos os cuidados tendo em vista a pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Os moradores estão sendo orientados a manter diariamente a ação de eliminar criadouros do mosquito.
A prefeitura também reforçou que é importante que moradores se atentem às dicas, para que o município possa eliminar os criadouros de dentro das residências e com isso evitar o crescimento de casos confirmados. A ação está sendo realizada nas regiões onde há casos confirmados ou suspeitos de dengue.
Além desse trabalho, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) segue com ações de limpeza, capinação, roçagem e retirada de matérias inservíveis em diversos pontos da cidade.
De acordo com a Secretaria da Saúde, o munícipe que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Mairinque tem 17 casos confirmados
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mairinque (SP) está alertando a população sobre o aumento de casos de dengue no município. Somente nos primeiros quatro meses do ano, a cidade já registra 17 casos confirmados da doença, sendo que 51 continuam em investigação, aguardando resultados de exames.
De acordo com o levantamento mais recente da Vigilância Epidemiológica, são 4 casos importados e 13 autóctones (contraídos no município). Destes, 9 foram registrados nos bairros Jardim Cruzeiro, Cristal e Granada, sendo esses os locais mais preocupantes, pois, juntos contabilizam mais da metade das notificações.
Além dessas regiões, o Centro e os bairros Nova Mairinque, Recanto dos Eucaliptos, Dona Catarina e Moreiras já registram ao menos uma ocorrência de Dengue cada.
Os Agentes Controladores de Vetores continuam visitando as casas nas regiões que foram confirmadas a presença de larvas do mosquito, para eliminar possíveis criadouros e conscientizar a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.