Por TV TEM
Pais afirmam que a renda das famílias foi afetada com a pandemia de coronavírus.

Matrícula de alunos na rede pública da região de Sorocaba aumenta este ano
Com a pandemia, algumas famílias tiveram redução de salário e foi preciso fazer corte no orçamento. Alguns pais optaram por mudar os filhos de escola e os pedidos de matrículas na rede pública aumentaram.
A farmacêutica Andreia Ferreira Picoli pediu uma vaga para o filho no primeiro ano do fundamental da rede pública, em Sorocaba. No entanto, ela não é a única mãe que precisou adaptar-se à situação.
Em Sorocaba, 107 estudantes migraram de escolas particulares para a rede municipal de ensino em 2020. Os pais podem pedir a transferência pela internet e assim que a matrícula é concluída os filhos começam a acompanhar a rotina escolar, que é oferecida durante a pandemia.
Na rede pública estadual o número de pedidos de migração também aumentou. Em 2019, foram apenas cinco pedidos neste período no município. Este ano são 43.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/w/AzEBaWSO6PEguxvFejaQ/whatsapp-image-2020-06-20-at-20.52.28.jpeg)
Matrícula de alunos na rede pública da região de Sorocaba aumenta este ano — Foto: Reprodução/TV TEM
Em Itu e São Roque, que no ano passado não tiveram nenhuma transferência deste tipo, este ano foram 12 em cada cidade. Votorantim teve um pedido em 2019 e 14 em 2020.
Em todo o estado, nos meses de abril e maio foram oito mil transferências de escolas privadas para as públicas. Em 2019, foram menos de mil solicitações.
Para facilitar, a secretaria disponibilizou um site para a pré-matrícula. Basta que os responsáveis preencham os dados e façam o upload dos documentos pessoais. No máximo em uma semana terão a resposta sobre as vagas.
Todos os alunos que precisarem terão vagas garantidas na rede pública. Assim que a matrícula for efetiva, tudo de forma online, os estudantes conseguem acompanhar as aulas de forma remota.
A Secretaria Estadual de Educação espera o retorno das aulas presenciais ainda para este ano, mas não há data definida. A retomada vai ser gradual e regionalizada seguindo e respeitando os dados científicos da pandemia em cada município.
Para fazer o pedido de matrícula na rede municipal de Sorocaba é preciso enviar a solicitação pelo e-mail deb@sorocaba.sp.gov.br. Para o pedido na rede estadual, é preciso entrar no site sed.educacao.sp.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.