Mesmo temendo retaliações, balconistas e atendentes do Shopping Iguatemi Esplanada reforçam chamado à sociedade para protesto em abaixo assinado que circula nas redes.
O que começou como um tímido movimento de indignação tem ganhado contornos de um símbolo do embate sobre COVID19 entre negacionistas e isolacionistas por todo o Brasil.
Desde domingo (21), quando os funcionários do Shopping Iguatemi Esplanada se reuniram para articular por um abaixo assinado pedindo pelo fechamento completo do Shopping diante da pandemia, até hoje, quando o a grande mídia, a câmara municipal e o Ministério Público se envolveram na questão, o assunto vem surgindo como mais um forte polarizador das discussões sobre a postura do Brasil diante da pandemia.
Na terça-feira (23), o Ministério Público de SP recomendou o fechamento em 24h de todas as lojas não essenciais do Shopping, que anunciou no mesmo dia que não acataria a recomendação, levando o MP a declarar que as medidas legais necessárias para determinar o fechamento serão tomadas o mais breve possível.
Enquanto isto, o abaixo assinado que circula desde o dia 22 de junho conta agora com mais de 1700 assinaturas, sendo inclusive citado pela Promotora Dra. Cristina Palma como mais uma forte justificativa para o fechamento do Shopping, em sua recomendação pelo Ministério Público.
Hoje, dia 26 de junho, a porta-voz e articuladora da mobilização, Miriam Algarra, entregará o abaixo assinado à Vereadora Iara Bernardi para que o caso ganhe a devida atenção nos debates da Câmara Municipal de Sorocaba. Os poderes executivos de Sorocaba e Votorantim seguem sem se pronunciar sobre o assunto, mas espera-se que com a expansão do debate os prefeitos de ambas as cidades se posicionem com clareza diante da questão.
Agora, a mobilização dos funcionários, preservando o anonimato de seus participantes temerosos de possíveis ameaças a seus empregos, amplia o chamado a sociedade de Sorocaba, Votorantim e Região, no engajamento desta causa, e aguardam ansiosos o posicionamento do Ministério Público, acompanhando estarrecidos a notícia, que ganha dimensão nacional.
Mais do que colocar à prova a vontade política dos decisores locais, e revelar o posicionamento da administração do Shopping Iguatemi Sorocaba em confronto com as políticas seguras de prevenção ao coronavírus, todo este episódio traz mais uma vez a pergunta, até onde se quer arriscar a vida dos cidadãos Sorocabanos durante o pico desta pandemia no interior do Estado de São Paulo?
Fonte:
Miriam Algarra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.