terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Menina com menos de 8 anos é estuprada pelo próprio avô em Votorantim

Sorocabanices
Por Gazeta de Votorantim



FONTE: GAZETA DE VOTORANTIM | FOTO: IMAGEM ILUSTRATIVA

Uma menina com menos de 8 anos foi vítima de estupro cometido pelo próprio avô, que tem menos de 50 anos, na tarde do último sábado (25), em Votorantim. O crime foi descoberto pela irmã mais velha da vítima.

Segundo boletim de ocorrência, a irmã da vítima estava em uma residência próxima e ouviu gritos da vítima vindo da casa do avô e foi até o local, deparando-se com a irmã com a expressão assustada.

Ao ser indagada sobre o que havia ocorrido, a vítima contou que o avô havia a colocado sentada em seu colo, ambos sem peças íntimas e ainda a beijado na boca. A vítima contou ainda que nesse dia, o autor colocou a mão em sua boca para que a mesma parasse de gritar e ainda relatou que o fato aconteceu outras vezes, sempre da mesma forma, na residência em que ele vive com a avó da vítima.

O avô sempre pedia para que a menina não contasse o ocorrido para ninguém, informando ainda que o autor a segurava para que não conseguisse sair.

Ao perceber a aproximação da irmã da menina, o autor pulou o muro e fugiu. A Polícia Militar foi acionada e o caso foi registrado na Delegacia de Votorantim, onde será dado andamento às investigações.

Nota da redação: As idades foram preservadas propositalmente. Mais detalhes não serão divulgados para preservar a identidade da vítima.

A intenção da reportagem é alertar a sociedade para que esse tipo de crime possa ser prevenido.

Sobe tarifa dos ônibus de linhas na RMS

Jornal Cruzeiro do Sul

Pessoas e urubus disputam lixo no aterro de Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

Local é cenário de miséria, onde adultos e crianças tiram dos restos o sustento. Prefeitura reconhece a situação


No aterro, são 18 pessoas que trabalham diariamente sob condições inadequadas e em meio aos urubus. Crédito da foto: Marcel Scinocca (24/1/2020)

O Aterro Sanitário de Votorantim apresenta características que são próprias de um lixão. Há várias situações que podem representar irregularidade, incluindo a presença de pessoas separando materiais, animais domésticos e possíveis problemas na operação.
Votorantim produz cerca de 140 toneladas de resíduos domiciliares por dia. O material é enviado para o aterro sanitário do município, que fica na rodovia que dá acesso à cidade de Piedade. Apesar de haver uma portaria, acessos nas laterais do terreno permitem a entrada ao local sem qualquer dificuldade.
São pelo menos 18 pessoas que atuam no aterro diariamente. A atividade começa por volta das 16h e a “jornada” pode passar de 5 horas por dia, terminando por volta das 21h. Nem todos os trabalhadores usam luvas, por exemplo. A coleta ocorre também no momento em que caminhões que fazem a coleta e o transporte do lixo urbano descarregam. As pessoas se aglomeram no instante em que há descarregamento, potencializando os riscos de acidentes já presentes na área.
Os trabalhadores separam o material logo após o descarregamento e colocam em sacos pretos chamados de “bag”. Após isso, o material é transportado, muitas vezes nas costas, para uma espécie de acampamento improvisado. O local fica a cerca de 200 metros de onde há o despejo de resíduos.
No acampamento improvisado, há centenas de sacos com materiais separados que aguardam compradores. Há, inclusive, pessoas que residem bem próximas do local. O acesso ao acampamento e ao aterro é feito por uma estrada que fica a cerca de 200 metros da portaria.
Os trabalhadores separam o material logo após o descarregamento e colocam em sacos pretos. Crédito da foto: Marcel Scinocca (24/1/2020)
Crianças

No local não tem banheiro e há a presença de crianças. Durante o processo, há a separação de alimentos, possivelmente para o consumo. A situação é demonstrada por um panetone, ao lado de uma das “bags”. O relato das crianças também contribui para a suspeita. “Aqui acha carne, comida, bastante coisa (…) doce”, diz uma delas. “Minha mãe achou ontem uma sacolona de carne. Muito boa, geladinha”, conta outra.

É possível verificar a queima de resíduos. Com odor forte, a fumaça pode ser resultado do processo de separação dos itens, como cobre. As crianças, geralmente, ficam no local. Conforme relatos das próprias, há casos em que elas vão ao local de separação. “É perigoso lá só para criança. A gente [vai lá] só quando não tem caminhão”, conta uma delas. “Criança pode catar lá quando não tem caminhão. Eu já catei lá”, conta outra.
Compactação

O lixo espalhado no local denuncia que há algum tipo de pausa em um dos processos obrigatórios em um aterro sanitário, a compactação de resíduos. Enquanto os trabalhadores separavam o material, por mais de duas horas, a máquina que deveria fazer o processo estava parada. Aparentemente, não havia operador no local.

As centenas de toneladas de resíduos estão espalhadas em dois pontos. Em um deles, aparentemente, há chorume misturado com água de chuva. O líquido que escorre é de matéria orgânica em decomposição. O material é poluente, apresenta odor forte e nocivo ao meio ambiente.
Animais

Na área de despejo de resíduos, em meio aos trabalhadores, há a presença constante de um sem-número de urubus. São centenas deles. Eles não se importam com catadores. Os catadores, movidos pela necessidade, aparentemente, também parecem não se incomodar mais com eles. Ao lado, demonstrando afeto, possivelmente a seus donos, há vários cachorros, alheios ao mau cheiro, mas também ao sofrimento e à paisagem desoladora presentes no local.
Vistoria

A Cetesb afirmou no final de tarde de ontem que o aterro passará por vistoria nesta terça-feira (28). A instituição afirmou ainda que a última vistoria no local foi feita em novembro de 2019.
Conceitos

As necessidades determinantes para um aterro sanitário é que ele tenha impermeabilização de solo, controle e tratamento do chorume. Outras situações também são consideradas, entre elas a proibição da presença de pessoas alheias ao processo e o rigoroso controle para impedir a presença de animais. Os lixões são locais onde não há qualquer controle e os materiais são depositados e deixados a céu aberto.
Cidade produz 140 toneladas de lixo por dia. Crédito da foto: Marcel Scinocca (24/1/2020)
Secretário diz que é difícil evitar catadores

O secretário de governo e planejamento de Votorantim, Carlos Laino, afirmou que tem conhecimento da situação envolvendo a presença dos catadores. “Isso é uma coisa de décadas. É uma coisa que é inerente a um aterro sanitário”, diz.

“Não ter urubus é impossível. Não existe nenhum aterro sanitário do mundo, que tenha esse nome e que tenha essa operação, que não tenha urubu”, diz. “É lixo, o urubu tá lá”, acrescenta. “O que não pode ter é gente, pessoas alheias àquele trabalho”, pondera.

Apesar de registros mostrarem a máquina que faz o trabalho de compactação parada, Laino nega. A máquina, segundo ele, trabalha durante todo o dia, de forma permanente. Ele também negou a presença de pessoas no momento do descarregamento de material. “No meio da operação, quando está sendo feita a destinação, não tem. Eles vão na hora que não tem movimento”. Imagens, no entanto, mostram o contrário. Ele também disse que o fato de pessoas trabalharem no local durante a noite causa preocupação.

Ainda conforme ele, não há como controlar a entrada de pessoas, com ronda, por exemplo. “Não temos estrutura para isso. As pessoas ficam naquele fundo que faz divisa com Piedade. Isso é muito difícil de evitar. A gente ia precisar de uma mão de obra muito grande.” Ele falou em incentivar a coleta seletiva, como forma de amenizar o problema. Laino afirmou também que fechar o local, impedindo a entrada de pessoas apresenta custos muitos altos.


“A informação que a gente tem é que a invasão está ocorrendo em Piedade”, diz. Ele afirmou que as pessoas já foram orientadas a não estarem no local, mas que a área é a forma de sobrevivência delas.

Questionado sobre a possibilidade de o município ter a nota da Cetesb rebaixada em função dos problemas, Laino disse que isso vai depender do bom senso do fiscal.
O secretário de governo e planejamento de Votorantim, Carlos Laino. Crédito da foto: Aldo V. Silva (01/01/2017)
Médico alerta para riscos graves à saúde

Para o médico infectologista Eduardo Leite Croco, as condições do aterro sanitário de Votorantim oferecem muitos riscos aos catadores de recicláveis. “Eles estão expostos a situações bastante precárias. Sem contar que é um local em que não existe condições mínimas para o asseio pessoal. Não tem esgoto, não tem condições de elas usarem o banheiro, lavar as mãos ou mesmo até ingerir água potável de forma adequada”, diz.

Nos casos dos animais, conforme o médico, eles podem ser transmissores diretos de doenças. “Tanto virais como bacterianas, que podem causar diarreia, vômito, ou mais graves, como transmitidas por eles, que são infecções por fungos”, diz, sobre os pássaros. Com relação aos cães, a preocupação é com a possibilidade de contraírem leishmaniose.

Croco lembra também que no local pode haver material contaminado, por exemplo, com HIV ou hepatites B e C. Conforme ele, no caso das hepatites, o vírus pode permanecer vivo por até sete dias. “Também é um risco adicional a todos os outros”, afirma.
Especialista diz que funcionamento do aterro está errado

“Não está sendo bem operado. Tem muito para ser melhorado, para ser um aterro sanitário bom”, avalia Sandro Donnini Mancini, especialista em materiais e reciclagem e professor da Unesp, sobre a situação do aterro sanitário de Votorantim. “Há muito resíduo espalhado. Geralmente, você deixa esse material em uma área menor. Talvez eles tenham feito isso para facilitar a vida dos catadores. Mas está aí um erro bem grande. Não é para ter catador ali”, afirma. “Tem muito urubu. É sinal que eles estão fazendo ninho por perto, que tem famílias de urubus. Também tem crianças no local, o que é pior ainda”, acrescenta.

Apesar das irregularidades, Mancini lembra que há pessoas que tiram seus sustento do aterro de Votorantim. “Eles estão subsistindo, sobrevivendo. Se eles não fizerem isso, vão para onde? Falta uma política pública bastante ativa do poder público para tirar esse pessoal do local e dar condições dignas de trabalho, ainda que seja na separação de resíduos”, lembra o professor. “Não é um operação normal, de jeito nenhum”, diz sobre o fato de haver máquinas paradas no local.
Apesar das irregularidades, o professor lembra que há pessoas que tiram seus sustento do aterro de Votorantim. Crédito da foto: Marcel Scinocca (24/1/2020)

Conforme Mancini, a queima de material não poderia ocorrer no aterro. “Isso está errado também. É uma situação que não pode acontecer”, afirma. Está tudo errado”, enfatiza. “Você pode ter resíduos perigosos ali. Alguém pode se machucar”, complementa.

Mancini também comentou sobre a possível presença de chorume no local de descarte, justamente onde se concentram os catadores. “Isso é um líquido extremamente poluente. Pode conter vários metais, incluindo metais pesados. Não deve estar ali”, diz.

“Você precisa retirar os catadores, compactar direito e fazer o aterramento”, explica o professor. Entretanto, conforme ele, é preciso pensar nas pessoas que trabalham no local. “Como é que elas vão fazer para sobreviver?”, questiona, defendendo que seja implementada alguma política para ajudar os trabalhadores simultaneamente à regularização da operação.
Sistema adotado em Itapevi tem uma das maiores notas

Para efeito de comparação, a reportagem do Cruzeiro visitou o aterro da cidade Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo. Chamado de Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), o aterro possui uma das maiores notas do Estado — 9.2 –, atribuída pela Cetesb. O local é administrado pela empresa Estre, que é especialista em serviços ambientais, incluindo a gestão final de resíduos sólidos.

Adicionar legenda

Na área, são recebidos por dia cerca de 70 caminhões — cerca de 400 toneladas — de resíduos sólidos domiciliares. Segundo o gerente de operações do local, Flavio Malafaia, o processo começa com uma inspeção visual e química na carga. Os caminhões são pesados e levados para um dos locais da operação, chamados de célula. Após isso, ocorre o processo de compactação de aterramento.No Centro de Gerenciamento de Recursos de Itapevi, lixo é compactado e aterrado. Crédito da foto: Marcel Scinocca

O empreendimento conta com portaria 24 horas e não há a entrada de catadores. O local também possui cobertura, para evitar urubus e animais domésticos. A presença das aves é quase nula. O odor também. Diferente de Votorantim, em Itapevi a compactação do resíduo ocorre logo após os descarregamentos.

No caso do chorume, em Itapevi há uma “bacia” onde o material é captado por meio da drenagem e por gravidade. Em seguida, a substância é bombeada para reservatórios e aguarda a retirada para tratamento, que é feito fora do aterro. “A bacia de chorume é inteiramente coberta. Logo após (o chorume) descer para contenção, é levado para o reservatório”, lembra.

O CGR de Itapevi ainda conta com uma unidade de biogás, combustível produzido a partir do lixo. O sistema aspira o metano que sai dos resíduos. Esse produto vai para uma estação e posteriormente é queimado. O processo é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e rende créditos de carbono à empresa.





Sebrae recebe inscrições para oficina gratuita em Votorantim

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Encontro, voltado para empreendedores (MEI, ME e EPP) do município, será realizado no dia 13 de fevereiro, das 18h às 22h, no saguão da prefeitura.


Sebrae recebe inscrições para oficina gratuita em Votorantim — Foto: Divulgação/Prefeitura de Votorantim
O Sebrae Aqui Votorantim (SP) está recebendo inscrições para a oficina gratuita "Formação do preço de venda". O encontro, voltado para empreendedores (MEI, ME e EPP) do município, será realizado no dia 13 de fevereiro, das 18h às 22h, no saguão da prefeitura.
O Sebrae Aqui visa oferecer capacitação gratuita aos empresários da cidade e, desta vez, tem como objetivo reunir orientações práticas para que os empresários possam estruturar e montar o seu preço de venda. Outro aspecto que será trabalhado durante o workshop é a busca por competitividade das empresas em relação ao mercado.
As inscrições se encerram no dia 13 ou até o término das vagas e podem ser feitas presencialmente na sede do Sebrae Aqui Votorantim ou pelo telefone (15) 3353-8752.
O posto de atendimento está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, ao lado da Biblioteca Municipal "João Kruguer", no Complexo Urbanístico Zeca Padeiro, à Avenida 31 de Março, no centro.

Avaí vence Red Bull Brasil e é bicampeão da Copa Votorantim

http://www.dabase.com.br/

Leão da Ilha marcou duas vezes no segundo tempo e ficou com o título pelo segundo ano consecutivo

O Avaí é o campeão da 25ª Copa Votorantim. O Leão da Ilha bateu o Red Bull Brasil por 2 a 0 na manhã deste domingo (26), no Estádio Domênico Metidieri, em Votorantim, pela final do tradicional torneio sub-15 realizado no interior de São Paulo e ficou com o bicampeonato.



Avaí ficou com o bicampeonato do torneio. Foto: Marcos Ferreira

Depois de um primeiro tempo movimentado, mas sem gols, os catarinenses foram letais na etapa final. Aos dez minutos, Cardoso abriu o placar. Já no fim, aos 32, Godinho aproveitou sobra de bola e definiu a vitória.
O Avaí fechou a Copa Votorantim com quatro vitórias, um empate e uma derrota, dez gols marcados e cinco sofridos. A equipe passou pela primeira fase como vice-líder do Grupo C, ficando atrás justamente do Red Bull Brasil.
Nas quartas de final, o Leão bateu o Goiás por 3 a 1 e, nas semifinais, derrotou o Atlético-GO nos pênaltis depois de empatar por 1 a 1 no tempo normal. Já o Red Bull venceu o Paraná nas quartas e o Reds Vinhedo-SP na semi, ambos por 2 a 0.
O Avaí conquistou seu segundo título na Copa Votorantim, considerada a Copa do Brasil da categoria. No ano passado, os catarinenses bateram o Internacional por 2 a 1. Já o Red Bull chegou à em sua primeira decisão.

Dois cofres são furtados em supermercado de Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

Mais de dois suspeitos podem estar envolvidos no caso


Caso foi registrado na Delegacia de Votorantim. Crédito da foto: Google Street View/Reprodução



Dois cofres de um supermercado foram furtados na madrugada desta segunda-feira (27) no bairro Rio Acima, em Votorantim, Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). De acordo com a Polícia Militar, mais de dois suspeitos podem estar envolvidos no caso.
A equipe de monitoramento do mercado foi até o local após o alarme ser acionado, em torno das 4h. O grupo chamou a Polícia depois de notar que o cadeado do portão lateral foi estourado.
Ao fazer a varredura no estabelecimento, a Polícia notou um buraco no teto – que danificou o telhado -, usado pelos suspeitos para entrar no local. Além disso, um cofre do mercado e outro de uma casa lotérica, localizada dentro do estabelecimento, foram arrombados e furtados.
Uma perfumaria, também no prédio do supermercado, foi furtada. Ainda não há estimativa de prejuízos para os estabelecimentos. (Da Redação)

CineCafé reúne premiados no Cinefest

Jornal Cruzeiro do Sul

O 11º Cinefest Votorantim 2019 traz à tela “O balido interno”, “Novas velhas histórias”, “Morte e vida uterina” e “Quando a chuva vem?”


“O balido interno” será um dos curtas exibidos. Crédito da foto: Divulgação

O CineCafé do Sesc exibe nesta terça-feira (28), a partir das 19h, os curtas premiados no 11º Cinefest Votorantim 2019: “O balido interno”, “Novas velhas histórias”, “Morte e vida uterina” e “Quando a chuva vem?”

A classificação é 16 anos. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade. (Da Redação)

Sebrae de Votorantim oferece transporte gratuito aos empreendedores para feira internacional do setor alimentício


Anufood Brazil é um evento internacional exclusivo para o setor de alimentos e bebidas que acontecerá de 9 a 11 de março em São Paulo

 


          A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD) em parceria com o Sebrae, oferecerá transporte gratuito para a Anufoof Brazil, uma feira internacional de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas. O evento acontece entre os dias 09 e 11 de março, das 10h às 19h, no São Paulo Expo. Ao todo serão 18 vagas disponibilizadas para a visitação no dia 10.

          A feira reúne e possibilita o contato entre representantes da indústria de alimentos e bebidas brasileiras e, além disso, esta edição contará com dezenas de expositores internacionais. Os visitantes também terão acesso a seminários, aulas-show, congresso, palestras, oficinas, entre outras atividades.

          Para participar é necessário ser empresário no município e atuar no ramo de alimentos ou bebidas, em especial donos de bares, restaurantes, buffets e pizzarias. Os interessados devem realizar a inscrição com os dados pessoais e levar o número do CNPJ no Sebrae Aqui Votorantim até o dia 20 de fevereiro. O transporte saíra do Sebrae Sorocaba, às 8h, com destino à feira.

          O Sebrae Aqui de Votorantim está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. O posto de atendimento fica ao lado da Biblioteca Municipal "João Kruguer", no Complexo Urbanístico Zeca Padeiro, na avenida 31 de Março, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3353-8752.
A.I. PMV

Saúde segue com ações de combate ao mosquito transmissor da dengue

 

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses prossegue com visitas nas casas; neste ano, município registrou dois casos importados da doença


           

            A Secretaria da Saúde (Sesa) de Votorantim, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, segue com as ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta terça-feira (28) os agentes percorrem o Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro (Promorar) e o São Mateus. Até o momento foram 53 casos notificados, sendo dois confirmados, os quais são importados, e um caso suspeito que está sob investigação. Quanto aos dois confirmados, já foram realizadas as devidas ações de bloqueio e controle de criadouros.

            A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, ressalta que a população precisa manter os espaços limpos e sem criadouros, principalmente nesse período de chuvas e calor. "Contamos com a apoio da população para combater o mosquito", reforça.  Kátia explica ainda que quando o teste rápido aponta para caso suspeito, são realizadas as ações de bloqueio, com a intenção de eliminar os possíveis criadouros na referida área.

            Durante as visitas casa a casa, os agentes procuram por possíveis criadouros, como em água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, reservatório de geladeira, além de orientar o morador sobre os principais sintomas.

            A dona de casa, Valdirene Ribeiro Domingues Boscarial, 38 anos, moradora do Jardim São Mateus, conta que já teve dengue quando morava em outra cidade. "Aqui em casa procuro manter tudo em ordem e sempre fico atenta quanto aos criadouros", diz.

            Quem também recebeu a visita do agente foi o aposentado Edson Joaquim de Souza, 52 anos, que aproveitou para tirar dúvidas e disse que é importante que todos façam sua parte. Mesmo estando com o quintal em dia e sem água parada, ele fez questão de levar a equipe em todos os cantos da casa.

            Além disso, acontecem semanalmente as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

            A Secretaria da Saúde orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

 

A.I.PMV

Aquário Cultura recebe oficina de teatro e lançamento de livro


O Aquário Cultura "Claudir Calixto Mainardi" em Votorantim, recebe neste sábado (01) a Oficina de Teatro "Minha vida dá uma peça!" e no domingo (02) o lançamento do livro "Calculo Ilógico".  O projeto é desenvolvido pela escritora e atriz Jéssika Menkel e conta com o Apoio cultural da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur).

A Oficina de teatro, está com inscrições abertas na Biblioteca Municipal de Votorantim e vai até o dia 30 de janeiro de segunda a sexta-feira das 9h às 16h e está localizada na Avenida 31 de Março ao lado da Prefeitura Municipal. A idade mínima para os alunos é de 12 anos completos e terá opção de duas turmas a primeira acontecerá das 10h às 13h e a segunda turma das 15h às 18h, com carga horária de 3 horas por turma.

"Sabendo que a arte demanda o desenvolvimento de múltiplas habilidades, a oficina de teatro pretende usar a prática como principal caminho para o ensino livre das artes cênicas, estimulando o uso do corpo, da voz, da atenção e da criatividade para o progresso dos alunos. Serão realizados jogos teatrais, exercícios de improvisação, percepção e escuta." Diz Jéssika Menkel

Já o lançamento do livro de Jéssika Menkel, denominado "Cálculo Ilógico", acontecerá no domingo (02), a partir das 18 horas no Aquário Cultura, que está localizado na Avenida Moacir Oséias Guiti, 41 ao lado da Praça de Eventos "Lecy de Campos".

O Livro surgiu através do sucesso do espetáculo, indicações aos prêmios e apresentações em Portugal, contribuindo para o lançamento do livro "Cálculo Ilógico". "Busquei em alguns acontecimentos da minha vida, entre eles a morte do meu irmão, mas com o intuito de poder literalmente "contar", misturar números com fatos reais e assim surgiu Cálculo Ilógico um monólogo de auto ficção. No texto "Calculo Ilógico" a personagem Ella nos apresenta seu universo numérico buscando uma nova perspectiva para ver o mundo. Relembra, revive e calcula acontecimentos. Busca razões nos números e nas fórmulas para explicar um cálculo chamado vida." Comenta Jéssika.

Jéssika Menkel é natural de Sorocaba-SP e graduada em teatro pela CAL- Casa de Artes de Laranjeiras no Rio de Janeiro. Recebeu 13 premiações de Melhor Atriz em festivais de teatro pelo Brasil com os espetáculos teatrais "Meu nome é Ernesto!" e "A Pastora do Lixão. Há 5 anos ela realiza pesquisas sobre o teatro documentário, o que originou o texto "Cálculo Ilógico", uma autoficção dirigido por Daniel Herz, onde foi indicada ao Prêmio Cesgranrio de Teatro em 2019 nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto e Melhor Atriz. Jéssika é a atriz e autora mais jovem da história do Prêmio Cesgranrio, um dos prêmios de maior valor no teatro brasileiro e apontada por críticos como atriz revelação da nova geração.

Essas conquistas fizeram com que a jovem atriz de Votorantim se tornasse destaque em importantes jornais, revistas e canais de tv como o jornal "O GLOBO", "Folha de SP", revista "AZUL" da companhia aérea do mês de Novembro, Tv Cultural e Tv Brasil.

A.I. PMV

Prefeitura de Votorantim oferece cursos gratuitos de metrologia e elétrica básica

       A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), vai oferecer novamente cursos gratuitos de Elétrica Básica e de Metrologia para munícipes desempregados, nos bairros Vossoroca e Vila Garcia, respectivamente. Cada capacitação conta com 30 vagas e uma carga horária de 30h, em que além das temáticas técnicas de cada curso, serão abordadas questões de cidadania motivacional. A ação é realizada por meio do Programa de Cidadania e Qualificação (Prociq).

        Para a matrícula em Elétrica Básica, os interessados devem comparecer no dia 11 de fevereiro, às 9h30, no Espaço Jovem "Vinícius César da Silveira", localizado na rua Pedro Rodrigues, 173, no Vossoroca. As aulas, que acontecem das 19h às 22h, começam no mesmo dia 11 de fevereiro, com término previsto para o dia 19 de março.

        Já para a inscrição no curso de Metrologia, as pessoas devem comparecer no dia 10 de fevereiro, às 9h30, no Proame da Vila Garcia, localizado na rua Alice Ferrari, 96. O curso também começa no dia 11 de fevereiro, será ministrado das 19h às 22h, com previsão para terminar em 19 de março.

        Os interessados em realizar os cursos devem estar desempregados e apresentar os seguintes documentos em original e cópia: RG; CPF; Carteira Profissional e comprovante de endereço.

A.I. PMV

TV Votorantim - Avaí se torna bicampeão da Copinha com jogador votorantinense no elenco - Edit: Werinton Kermes

Quase 1000! Estudante de Votorantim atinge nota 980 na redação do Enem



CRÉDITOS: VALDINEI QUEIROZ/GAZETA DE VOTORANTIM
Sorocabanices

Um estudante de Votorantim atingiu nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 3.709.809 participantes que fizeram as provas em 3 e 10 de novembro do ano passado, apenas 53 atingiram patamar máximo, ou seja, nota mil. Morador do bairro Rio Acima há 10 anos, Alex de Oliveira Santos, 18 anos, pretende estudar Letras, na Universidade de São Paulo (USP). “É uma área que sempre me interessou e gosto de estudar. Além da produção de textos, a literatura é algo que amo de paixão e gostaria de me aprofundar cada vez mais”, explica. O resultado do Enem 2019 saiu na sexta-feira (17).

O tema da redação do Enem do ano passado foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. “Quando vi o tema, confesso que fiquei um pouco assustado. Embora o tenha achado muito legal e importante, no primeiro momento me senti um pouco perdido sobre o que falar. Entre tantas redações que escrevi ao longo de 2019, esse assunto nunca passou pela minha cabeça. Contudo, mantive a calma e comecei a anotar as ideias”, diz.

Diante deste cenário, o estudante decidiu escrever, principalmente, sobre a relação que a desigualdade social traz com difícil acesso de muitas pessoas ao cinema. “Além disso, citei as revoluções industriais, que de alguma forma também estão relacionadas com o desenvolvimento do cinema. Para escrever a redação, foi preciso refletir bastante a respeito do tema e tomar cuidado para não fugir dele, mas felizmente consegui demonstrar as ideias com clareza”, conta Santos, que escolheu “O elitismo do cinema no Brasil” como título da redação.

O votorantinense tomou conhecimento do resultado do Enem quando sua mãe o acordou às nove e pouco da manhã, informando que as notas tinham sido liberadas. “Logo entrei no site do Inpe (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) e lá estava. Foi um momento de muita emoção e felicidade, uma das maiores conquistas da minha vida. Minha mãe não parava de me abraçar e beijar. Com certeza, esse momento será inesquecível para todos nós. Redação foi a área que mais me dediquei ao longo dos estudos, e foi muito gratificante ver o resultado”, recorda, com orgulho e emoção.

Na última terça-feira (21), Alex de Oliveira Santos se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que pertence ao Ministério da Educação (MEC) reunindo centenas de milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. O resultado sai em 28 de janeiro. Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas pelos candidatos no Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies), e em 37 universidades de Portugal.
ESTUDOS

Na infância, o votorantinense estudou como bolsista em uma escola particular, do segundo ao novo dos Ensinos Fundamentais I e II. Já no Ensino Médio, estudou na Etec Fernando Prestes, em Sorocaba, fazendo também um curso técnico.

Porém, no último semestre de 2019, decidiu deixar o curso, que tomava muito do seu tempo, para focar nos estudos para o Enem, e passou a estudar na escola estadual “Professora Clotilde Beline Capitani”, no Jardim Archila, em Votorantim.

Em março do ano passado, visando se preparar para o Enem, conseguiu um desconto por meio de uma prova e começou a fazer cursinho para o Enem em uma escola particular “Professora Fabiane Prado”, localizado no Parque Jataí, em Votorantim. As aulas duraram até outubro.

“Estudava durante o horário regular, de manhã, e fazia três horas de cursinho à noite, três vezes por semana. Fora isso, procurava estudar pelo menos umas duas horas por dia em casa”, explica o jovem de 18 anos.
OUTRAS NOTAS

O estudante Alex de Oliveira Santos atingiu 634,1 em Linguagens; Ciências humanas, 635,0; Ciências da Natureza, 562,7; Matemática, 666,7; e Redação, 980. O votorantinense superou em todas as disciplinas a média nacional.

Pelo SiSU, o interesse em cursar Letras deve atingir entre 580 e 680 pontos. Já pelo (Programa Universidade Para Todos) entre 450 e 680 pontos. Enquanto pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) entre 450 e 600 pontos.

Criminosos invadem supermercado e fogem com dinheiro e arquivos da câmera de segurança

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Grupo também invadiu uma loja e uma lotérica que ficam dentro do estabelecimento, em Votorantim; ninguém foi preso.

Criminosos invadiram um supermercado nesta segunda-feira (27), em Votorantim (SP). A equipe da Polícia Militar foi acionada quando o alarme do sistema de segurança do cofre disparou.

Quando os policiais chegaram no local, os suspeitos já haviam fugido. Segundo a corporação, eles arrombaram o cofre e levaram dinheiro, além das imagens das câmeras de monitoramento.

O grupo também invadiu uma loja e uma lotérica que ficam dentro do supermercado. O valor roubado não foi divulgado.

Ouça a Rádio Votorantim