quinta-feira, 19 de março de 2020

Smanio põe 'gabinete de crise' para enfrentar avanço do coronavírus em São Paulo

https://correio.rac.com.br
Por Estadão Conteúdo       

O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, disse que o Ministério Público de São Paulo está "mobilizado para fazer frente à crise provocada pela pandemia do coronavírus". As medidas foram adotadas por Smanio já há vários dias, preparando as Promotorias para o grande desafio.

A crise levou a Prefeitura de São Paulo a decretar estado de emergência na cidade e outros municípios do Estado a reduzirem a circulação de pessoas para mitigar os riscos de contágio. O governador João Doria determinou o fechamento dos shoppings centers com o mesmo objetivo: diminuir o contato social e a propagação do vírus.

"Estamos funcionando aqui como um gabinete de crise", afirma o procurador-geral.

De acordo com Smanio, a Resolução 1.197/20, publicada no Diário Oficial de terça-feira, 17, e que estabelece o home office como regime prioritário de trabalho para membros e servidores do Ministério Público paulista, "em consonância com a orientação das autoridades sanitárias", não significa dizer que a atuação dos cerca de 2 mil promotores e procuradores que atuam em todo o Estado tenha sido prejudicada.

"Todos continuam atuando intensamente, em especial os promotores ligados diretamente às áreas da saúde, infância e dos idosos", observou o PGJ.

Smanio citou como exemplo o trabalho dos promotores em Votorantim, Araçatuba, Rio Preto e Praia Grande, comarcas onde houve a instauração de Procedimentos de Acompanhamento Administrativos para monitorar ações do Poder Público para conter a pandemia.

O procurador-geral citou ainda o município de Aparecida, no Vale do Paraíba, onde a celebração de missas na basílica foi proibida por decisão judicial a partir de provocação do Ministério Público.

Em Olímpia, recomendação da Promotoria orienta a prefeitura a interditar locais de grande aglomeração, como as termas.

Em São Paulo, segundo o PGJ, as Promotorias da Saúde, da Infância e do Idoso acompanham as medidas de cunho mais geral e também as especificas em favor das pessoas dos acolhidos em instituições de longa permanência.

Shows e eventos são cancelados na região de Sorocaba por conta do coronavírus

Por Edilson Junior*, G1 Sorocaba e Jundiaí

Eventos programados para maio e junho estão sob monitoramento e também podem ser suspensos.


Dire Straits Legacy remarcou o show em Sorocaba por conta da pandemia do novo coronavírus — Foto: Divulgação

A pandemia do coronavírus mudou a rotina das casas shows da região de Sorocaba (SP). Shows e eventos programados para os próximos dias na cidade foram adiados ou cancelados.
Artistas como Dire Straits Legacy, Zé Ramalho, Banda Maneva, Dilsinho e Sorriso Maroto estão entre os que adiaram os shows na cidade. Eventos marcados na região também foram suspensos.
As medidas foram tomadas com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para que sejam evitadas aglomerações, reduzindo o risco de disseminação do novo coronavírus.
Eventos realizados entre maio e junho, como os shows de Thiaguinho, Thiago Abravanel, Grupo Pixote e a Festa Junina Beneficente de Votorantim não foram suspensos até o momento, mas os organizadores monitoram o andamento da pandemia e a situação pode mudar em breve.

Cantor Zé Ramalho se apresentaria em Sorocaba (SP) no próximo dia 21. O show foi suspenso por conta do novo coronavírus. — Foto: Reprodução/Divulgação

Veja lista de eventos cancelados ou adiados na região
Iperó Fest de 18/03 até 21/03 - O evento foi cancelado. Informações sobre ingressos adquiridos serão divulgados em breve;
Zé Ramalho em Sorocaba - 21/03 - Show remarcado. A nova data será divulgada em breve;
MC Tati Zaqui em Sorocaba - 21/03 - Show remarcado. A nova data será divulgada em breve.
Dilsinho e Sorriso Maroto em Sorocaba - 27/03 - Show remarcado para 8 de maio;
Maneva em Sorocaba - 28/03 - Show remarcado para 8 de Agosto;
Karol Conka em Sorocaba - 29/03 - Show suspenso e sem nova data prevista. Os valor do ingresso será ressarcido pela organização;
Dire Straits Legacy em Sorocaba - 04/04 - Show adiado para Setembro, sem data especificada.

*Colaborou sob supervisão de Paola Patriarca

Shoppings da região de Sorocaba anunciam fechamento de lojas e cinemas

Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Centros de compras alteraram funcionamento para tentar diminuir o contágio do coronavírus.




Lojas do Iguatemi Esplanada fecham no sábado — Foto: Divulgação

Shoppings centers da região de Sorocaba (SP) anunciaram nesta quinta-feira (19) o fechamento de lojas e cinemas. Alguns vão funcionar em horário diferenciado.
Ao contrário de São Paulo, onde o Prefeito, Bruno Covas, determinou o fechamento de todo o comércio, com exceção de farmácias e supermercados, na região de Sorocaba não houve nenhuma determinação por parte das prefeituras alterando o atendimento.
Mesmo assim, os shoppings decidiram alterar o funcionamento. Confira:
Iguatemi Esplanada, em Votorantim -A partir de sábado, dia 21 de março e até o dia 30 de abril, o shopping estará aberto das 12h às 20h para o funcionamento das operações essenciais: farmácias, clínicas de atendimento na área de saúde, supermercados e restaurantes e praças de alimentação. As outras lojas deverão permanecer fechadas. Os cinemas estão fechados.
Shopping Cidade, em Sorocaba - de segunda a sábado, das 12h às 20h, para lojas, praça de alimentação e lazer. Aos domingos e feriados, as lojas abrem das 14h às 20h. Os cinemas estão fechados;
Shopping Panorâmico, em Sorocaba - horário das 10h às 20h. Algumas lojas que operam no complexo decidiram acompanhar a matriz e fechar, como a Decathlon e a Vest Casa. O cinema fecha a partir desta sexta-feira (20);
Sorocaba Shopping - horário das 10h às 20h. O cinema fecha a partir desta sexta;
Pátio Cianê - suspensão das atividades a partir de sábado (21);
Plaza Shopping Itu - horário especial das 12h às 20h. Os cinemas estão fechados desde terça-feira (17).

Prefeito Fernando decreta situação de emergência em Votorantim



Medidas destacam a proibição do corte no fornecimento de água e energia elétrica no município; eventos com aglomeração de pessoas também estão proibidos

 

        O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, decretou na tarde desta quinta-feira (19) situação de emergência no município, tendo em vista as medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O decreto nº 5.903 será publicado na edição desta sexta-feira (20) do Jornal do Município e deverá vigorar enquanto durar a necessidade do combate ao Covid-19.

        Um dos alcances das medidas é a proibição do corte no fornecimento de água e de energia elétrica no município, pelo prazo de 90 dias. Pelo decreto poderão ser tomadas uma série de ações, a critério da Administração Municipal, como por exemplo a requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, garantida a posterior indenização ou pagamento; a dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços, conforme dispõe a legislação federal.

        Enquanto perdurar o estado de emergência, fica vedada a expedição de alvarás ou autorização para realização de eventos, públicos ou privados, que possam acarretar aglomeração de pessoas. Os órgãos competentes adotarão as providências necessárias para a revogação dos alvarás ou autorizações já expedidas.

        Da mesma forma, todos os contratos de fornecimento de bens e prestação de serviços em vigor deverão ser revistos e adequados às restrições que também foram impostas pelos dois últimos decretos baixados nesta semana sobre o enfrentamento ao coronavírus, o decreto nº 5.895, de segunda-feira (16) e o nº 5897, desta quarta-feira (18).

        O texto também considera o cancelamento da realização das audiências públicas pela Câmara Municipal prorrogando, excepcionalmente, para 31 de agosto o prazo para o envio, ao Poder Legislativo, da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) referente ao exercício de 2021. Esta exceção será objeto de um projeto de lei específico, a ser encaminhado à Câmara em 15 dias.

A.I. PMV

Votorantim inicia nesta segunda vacinação contra a gripe em idosos

 A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), inicia nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.  A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), de acordo com o horário de atendimento de cada uma. Já o Dia D está previsto para 9 de maio.

De acordo com a Sesa, nesse ano o Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da campanha. Nesse primeiro momento serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde. Quem for tomar a vacina deverá comparecer a unidade munido de documento de identificação e cartão dos SUS.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o novo coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

            A partir do dia 16 de abril a vacina estará disponível para professores, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

            Em 9 de maio, Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

 

Confira os locais de vacinação:

- UBS Vila Nova Votorantim

Avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925 – Vila Nova Votorantim

 

- UBS Barra Funda

Rua Lopes Chaves – Barra Funda

 

- ESF – Jardim Cristal

Rua Élcia Pinto da Rosa

 

 

- ESF Jardim Tatiana

Rua Adriano Maciel de Queiroz

 

- ESF Promorar

Rua Boaventura Maganhato - Promorar

 

- ESF Vila Amorim

Rua José Antônio de Mello, 81 – Vila Amorim

 

- ESF Green Valley

Rua José Raimundo da Silva

 

- UBS Vila Garcia

Avenida Isabel Ferreira Coelho, 271 – Vila Garcia

 

- UBS Jardim Serrano

Rua Francisco Lopes de Almeida, 76 – Jardim Serrano

 

- UBS Jardim Novo Mundo

Rua Abílio Maia, 46 – Jardim Novo Mundo

 

- UBS Rio Acima

Avenida Octávio Augusto Rangel, 1.282 – Rio Acima

 

- UBS Jardim Clarice

Rua Mercedes Nardi Arcuri – Jardim Clarice

 

- UBS Jardim Archila

Rua Lázara Bueno de Arruda, 68 – Ângelo Vial

 

- UBS Parque Bela Vista

Av. São João, 867 – Parque Bela Vista

 

- UBS Itapeva

Rua João Santiago Figueira, 200 - Itapeva

 

A.I. PMV

Procon suspende atendimento ao público a partir de segunda-feira


        O Procon de Votorantim vai suspender temporariamente os atendimentos presenciais a partir da próxima segunda-feira (23). A ação foi determinada em cumprimento ao Decreto Municipal 5897/20 que apresenta as novas medidas preventivas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

        Os serviços serão disponibilizados apenas para casos urgentes e de forma exclusiva através de telefone e e-mail, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h. Os canais para contato são: telefone (15) 3243-4201/3243-6206, ou pelo e-mail atendimentoprocon@votorantim.sp.gov.br

A.I. PMV

Saúde suspende atendimentos de fisioterapia e coleta de exames


Seguindo as medidas adotadas para combater o novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Saúde informa que a partir desta quinta-feira (19) está suspenso o atendimento de fisioterapia, tanto aquela oferecida na Associação de Deficientes de Votorantim (ADV Viva Legal), como a domiciliar. Inicialmente, a suspensão será até o dia 3 de abril, quando haverá uma nova reavaliação das medidas adotadas.

Já as coletas de exames também estarão suspensas inicialmente no período de 23 de março a 3 de abril. Também a partir de segunda-feira as unidades de saúde estarão atendendo somente os casos emergenciais e gestantes. Já os pacientes que fazem o uso contínuo e de medicamentos controlados deverão manter contato com a unidade onde recebe atendimento para solicitar a receita.

A Secretaria da Saúde reforça que durante esse período as pessoas deverão procurar pela unidade de saúde somente em caso de extrema urgência. Nesta semana, as UBSs estão realizando a triagem durante o horário de atendimento.

A.I. PMV

Prefeito Fernando apresenta mais uma ambulância para Secretaria da Saúde



O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, apresentou nesta terça-feira (17), no Paço Municipal, mais uma ambulância destinada à Secretaria de Saúde. O veículo foi integrado à frota municipal e irá realizar o transporte de pacientes para as unidades de saúde. O chefe do Executivo estava acompanhado do vice-prefeito Lê Baeza e da secretária de Saúde, Rose Massa.

A ambulância, da marca Renault modelo Master, foi adquirida com recursos estaduais e municipais. "Recentemente, em dezembro, realizamos a entrega de outra ambulância, também para a frota da Saúde, renovando os veículos municipais", destacou Fernando. 

A.I. PMV

Junta de Serviço Militar suspende atendimento presencial


        Após o anúncio da Prefeitura de Votorantim em relação às medidas preventivas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), conforme o decreto 5897/20, a Junta de Serviço Militar informa a suspensão temporária do atendimento presencial a partir desta quinta-feira (19).

        Durante esse período todos serviços, como a solicitação de documentos, serão realizados exclusivamente por WhatsApp, e-mail e telefone, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os canais disponibilizados são: WhatsApp e telefone (15) 98181-5506; e e-mail jsm169votorantim@gmail.com.

        Já o alistamento militar pode ser realizado pela internet através do site: www.alistamento.eb.mil.br.

A.I. PMV

Deic apreende 10 mil maços de cigarros em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

Produtos contrabandeados foram localizados em um imóvel

Material apreendido foi apresentado na delegacia. Crédito da foto: Divulgação / Polícia Civil

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) apreendeu mais de mil caixas com maços de cigarros e deteve um homem, na terça-feira (17), em um imóvel no Jardim das Colinas, em Votorantim.
Os policiais da 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Sobre Crimes Contra o Patrimônio (Disccpat) investigavam a residência por armazenamento de produtos roubados.
Segundo a Polícia Civil, a equipe abordou um homem no local e durante as buscas foram encontradas mil caixas grandes, contendo 10 mil maços de cigarros de origem estrangeira e contrabandeados.
O suspeito foi preso em flagrante e conduzido para a 1ª Disccpat, onde a ocorrência foi apresentada e ele permaneceu à disposição da Justiça.

TV Votorantim - Obras do Parque da Cachoeira da Chave estão inacabadas e paralisadas – Edit: Werinton Kermes

Michel Teló comemora 1 milhão de visualizações em "Quem Falou Mentiu"

https://rollingstonecountry.uol.com.br

Faixa faz parte do DVD "Churrasco do Teló - EP V.02"



Michel Teló filmou o EP em Votorantim, - Foto: Divulgação/Deivid Correia


Michel Telócomemorou o primeiro milhão de visualizações no clipe de "Quem Falou Mentiu", parte do segundo EP do projeto Churrasco do Teló. O clipe é um trecho do DVD gravado ao vivo à beira de uma represa com um cenário simples
O EP foi filmado em Votorantim, interior de São Paulo, mesma cidade em que a carreta com equipamentos do cantor ficou 'enroscado' em ponte, não aconteceu nada grave. A primeira parte do projeto, o EP Quintal, foi lançado em julho de 2019. Também com seis músicas, incluindo “Casal Modão”.

Assista ao clipe:

Artesp avalia mudanças para garantir segurança em trecho da Rodovia Raposo Tavares

Por Ariane Flores, TV TEM

Moradores da região reclamam da falta de sinalização de trânsito, em Sorocaba. Local já registrou três acidentes graves no mesmo ponto da rodovia nos últimos quatro meses.



Artesp avalia mudanças para dar mais segurança à Rodovia Raposo Tavares

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) realizou uma análise no trecho da Rodovia Raposo Tavares, entre Sorocaba e Votorantim, e anunciou que avaliará algumas mudanças no local nos próximos dias. Nesta terça-feira (17), o MP abriu inquérito para investigar os acidentes.
No dia 13 de março, um engavetamento com 16 veículos causou quatro mortes e deixou vários feridos. Na terça-feira (17), um caminhão ficou pendurado no viaduto.
Moradores e trabalhadores da região reclamam da falta de sinalização de trânsito no trecho. Luana Lopes de Souza afirma que trabalha em uma madeireira, ao lado de um ponto onde aconteceu um acidente na via.

Trecho da rodovia fica entre Sorocaba e Votorantim — Foto: Reprodução/TV TEM
Ela e outros funcionários precisam acessar o trecho para ir trabalhar e acham que a falta de sinalização é um problema.
"Quem não conhece não vê o radar acaba brecando em cima e quem vem atrás acaba batendo", relatou a funcionária.
A reportagem da TV TEM percorreu alguns quilômetros da Raposo Tavares. Caminhões e carretas descem embalados no trecho urbano da via. Com isso, os motoristas de veículos menores precisam ficar atentos, já que não podem reduzir muito a velocidade e precisam respeitar o limite da rodovia.
Um dos trechos, a cerca de um quilômetro do radar, há duas placas que indicam a velocidade permitida na descida, sendo 90 km/h.
A Artesp constatou que a sinalização segue as normas técnicas e a a legislação, mas informou que vai avaliar outras medidas que possam promover mais segurança à via.

Trecho da Rodovia Raposo Tavares apresentou diversos acidentes em quatro meses — Foto: Reprodução/TV TEM
A especialista em trânsito, Sonia Chebel, acredita que outras sinalizações deveriam ser colocadas ao longo de um trecho maior da rodovia.
"Um exemplo que acho interessante é da Rodovia Celso Charuri, quando você vai entrar na Castelinho. Existe a velocidade da rodovia, depois a permissão a 80 km/h e depois a 60 km/h", disse Sonia.
"Só que entre essas placas de diminuição de 80 para 60 há vários quilômetros.Seja um veículo leve ou um veículo pesado dá tempo dele ir se preparando e ir diminuindo", explicou a especialista.
A Artesp afirma que o índice de acidentes na raposo caiu 62% na comparação entre 2015 e 2019. Entretanto, quem precisa usar a rodovia diz que que muitos motoristas ainda são imprudentes.
"Celular, velocidade. Todo mundo abusa", disse o vigilante Jonatas Ribeiro.

Ouça a Rádio Votorantim