segunda-feira, 10 de maio de 2021

Estudante cria projeto para ajudar pessoas e instituições de caridade


 

"Dona Desapego". Este é o nome do projeto social encabeçado pela estudante Adrielle Matrigani Dona, 23 anos, criado para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade e instituições de caridade de Sorocaba e região.

A iniciativa é simples: ela recebe doação de roupas, calçados e outros produtos e destina para as entidades ou doa para moradores de rua. Projetos como o da Tia Celina, realizado em Votorantim; Lar Casa Bela, que assiste crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social; Lar São Francisco e Lar dos Anjos Felinos, que faz o resgate de animais abandonados, já foram contemplados com as coisas que a estudante consegue.

A pandemia de Covid-19 atrapalhou as ações. Ainda assim, Adrielle segue aceitando donativos.  Inclusive, nesta semana, deu início a uma nova campanha – está arrecadando agasalhos e alimentos. Um dos postos é a casa onde mora, no Condomínio Ibiti do Paço.

Apesar da pouca idade, Adrielle está há muito tempo trabalhando pelo próximo. Uma de suas primeiras ações foi em 2014. Naquele ano, Itaoca, cidade do Vale do Ribeira, foi atingida por uma grande enchente. Ela, que já havia visitado o local ao lado de uma amiga, ficou arrasada. Por isso, resolveu arregaçar as mangas e ajudar. "Criei uma campanha e conseguimos encher dois caminhões com roupas, colchões, além de produtos de higiene e de limpeza", lembra, complementando que o posto de arrecadação também foi a casa onde mora.

Ela acredita que o seu propósito em vida é ajudar. Por isso, até campanha de doação de sangue no trabalho organizou. Negociou com o chefe e conseguiu mobilizar os colegas de trabalho para ir ao Hemonúcleo de Sorocaba. "Fiquei muito feliz em ver todas as pessoas doando sangue e fazendo o cadastro para serem doadores de medula óssea também", recorda. "Sou doadora há anos e sempre faço amigos irem juntos, pois considero importante compartilhar esta ação."

CAUSAS DIVERSAS

Apesar de estar focada, neste momento, no "Dona Desapego", Adrielle participa de ações para diferentes tipos de causas. Uma delas é o "Ame o Agora", em que espalha pela cidade livros, pedras e bilhetes sempre contendo uma mensagem positiva.

"Faz bem fazer o bem" foi outra campanha encabeçada por ela. "Coloquei um cartaz em frente à minha casa e espalhei panfletos pelo meu condomínio", conta. "As pessoas deixavam as doações na garagem. Consegui ajudar moradores de rua, famílias carentes, projetos Amizade Solidária, Creche Especial Maria Claro, Instituto Clave de Sol, Tia Celina e Lar Casa Bela."

Grata pelos pais, familiares, amigos e todas as pessoas que já a ajudaram, a estudante admite a dificuldade em encontrar voluntários para colocar em prática as iniciativas sociais. "É difícil, mas sempre há aqueles que nos entendem as mãos", afirma.

INSPIRAÇÃO NA FAMÍLIA

Os pais Alexandre e Adriana são as inspirações para Adrielle que, atualmente, também trabalha como assistente comercial. "Meu pai se vestiu de Papai Noel e fomos à Casa do Menor. Foi bem emocionante. Levamos presentes e as crianças amaram. Eu era bem criança quando isso aconteceu, mas participei", relembra.

Vítima de bullying na infância, ela encarou a situação com a cabeça erguida e se apoiou no momento delicado para tentar mudar a vida dos outros. "A partir daí entendi que as pessoas que fazem brincadeiras e comentários desnecessários sobre os outros, são pessoas carentes de amor", diz. "Nunca devolvi na mesma moeda, sempre ignorei e desejava o bem. Foi o maior aprendizado da minha vida. Espalhe amor sempre, você não sabe o que aquela pessoa está passando. Respeite e siga em frente."

É MUITA EMOÇÃO

Adrielle morou em Portugal por alguns anos. Lá também procurava olhar pelo próximo. E foi fora do Brasil que ela teve um dos momentos mais emocionantes da vida. "A mensagem que mais me comoveu foi de uma mulher que encontrou uma pedra que fiz com a mensagem 'you can' [você consegue]. Ela me contou que engravidou depois de duas fertilizações in vitro, mas infelizmente perdeu seu pequeno Valentim no parto. Ao encontrar a mensagem, teve a certeza de que será mãe novamente", relata. "Não tenho palavras para descrever o quanto fico feliz de poder ajudar e inspirar as pessoas."

PARA AJUDAR

Para colaborar com os projetos da jovem estudante, basta entrar em contato pelo telefone (15) 98182-2233 ou pelo Instagram – @dona_desapego, @ameoagora e @dridonaa. Ela também mantém um canal no Youtube – https://youtube.com/dridona – onde divulga as campanhas, posta vídeos de humor e compartilha dicas de viagens e para o dia a dia. "Aceito doações de tudo", ressalta. "Separo e levo a algumas instituições ou, dependendo, deixo no carro para ajudar as pessoas nas ruas", complementa. "Amo ajudar e inspirar as pessoas de alguma forma."


Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim