sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Zoonoses confirma seis casos positivos de dengue em Votorantim


Agentes iniciaram as atividades de bloqueio e controle de criadouros nas regiões

O Centro de Controle de Zoonoses recebeu nesta semana a notificação de seis casos confirmados de dengue em Votorantim. Os registros ocorreram nas regiões norte e central da cidade.

As seis pessoas passam bem. A Secretaria Municipal de Saúde informa que os pacientes positivados receberam tratamento ambulatorial e não precisaram ser internados.

Cinco casos foram confirmados na região central de Votorantim. O sexto ocorreu em um bairro ao norte da cidade.

Após a confirmação dos casos positivos, a equipe de Zoonoses foi à região central e realizou a atividade de bloqueio e controle de criadouros. Esta ação consiste em visitar os imóveis para orientar os moradores, além de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti promovendo os controles mecânicos (destruição de criadouros) e focais (uso de larvicida).

Na sequência, os agentes da Zoonoses realizam a nebulização. O trabalho consiste no uso de inseticida para eliminação de mosquitos adultos que podem estar infectados com o vírus da dengue.

Os profissionais trabalham com uma máquina costal, todos devidamente protegidos com equipamento de proteção individual. Eles realizam a aplicação do veneno nas casas próximas dos casos confirmados.

As duas atividades são realizadas em um raio de 150 metros dos casos confirmados, pois esse é o raio de distância que o mosquito voa, transmitindo a doença a partir de um foco. Os cinco registros na região central são próximos uns dos outros, se intercalam e o trabalho está sendo desenvolvido em praticamente todo o bairro.

Neste sábado (dia 26 de fevereiro), a Zoonoses fará uma ação de bloqueio e controle de criadouros nas áreas com registros de casos positivos. Também continuará com o trabalho de nebulização.

A Zoonoses de Votorantim ressalta a importância da prevenção e da eliminação de criadouros nas casas. As pessoas devem verificar constantemente o quintal, retirar pratos de plantas, fechar adequadamente caixas d'água, manter fechados depósitos de água, entre outros cuidados importantes.

No início deste ano, a Zoonoses informou que o levantamento do índice larvário do mosquito transmissor da dengue está em 7,49% em Votorantim. O número acima de quatro é considerado de risco de epidemia, segundo o Ministério da Saúde. Para evitar um avanço, agentes do Centro de Controle de Zoonoses visitam aproximadamente 300 imóveis diariamente na cidade.

O dado corresponde à última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em janeiro de 2022 pelo Centro de Controle de Zoonoses. O trabalho, realizado trimestralmente, consiste em visitar uma amostragem de imóveis distribuídos por todas as regiões da cidade, por meio de sorteio de quarteirões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim