Ministro marca presença na apresentação de obra financiada pelo PAC
Carla de Campos
Agência BOM DIA
Agência BOM DIA
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, esteve nesta sexta em Votorantim para inaugurar a estação de tratamento de esgoto Salto de Guimarães. O evento reuniu os deputados federais Renato Amary (PSDB) e Arlindo Chinaglia (PT); o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), prefeitos e vereadores de mais de dez cidades da região. Sorocaba foi representada pelo vice-prefeito José Ailton Ribeiro e pela secretária de Meio Ambiente, Jussara Carvalho.
A obra foi financiada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e teve custo total de R$ 16 milhões. O Ministério das Cidades enviou R$ 14,4 milhões e contou com contrapartida do município no valor de R$ 1,6 milhão.
O ministro Padilha destacou a importância da obra, que vai tratar 100% do esgoto da cidade. “Votorantim está assumindo um compromisso que outras cidades também deveriam ter”, diz.
Estação atende 78 mil pessoas
A nova estação de tratamento de esgoto tem capacidade para atender a uma população de 78 mil habitantes. Com esta instalação, Votorantim chega a 100% do esgoto tratado na cidade, completando o trabalho das ETEs Novo Mundo, Lagoas Votocel e de fossas-filtro.
Investimento em qualidade de vida para a população, incluindo-se e obras de saneamento, é meta para o prefeito Carlos Pivetta (PT). Segundo ele, obras de infraestrutura que não aparecem porque ficam escondidas embaixo da terra também precisar ser feitas. “Isso muda a relação da sociedade, da saúde pública e do meio ambiente”, aponta.
Pivetta também elogiou a participação do ministro Alexandre Padilha como articulador entre o governo Lula e os municípios para a obtenção de recursos federais.
“Ele é o amigo dos prefeitos e faz toda essa aproximação”, diz.
Amary, serelepe entre os petistas
A inauguração em uma cidade administrada pelo PT, com a presença de deputados petistas e de um ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acabou se transformando também em um encontro de correligionários e aliados do governo federal. Nada estranho no ninho, o deputado federal Renato Amary (PSDB) marcou presença com desenvoltura e exercitou a política da boa vizinhança. Serelepe, conversou, discursou e brincou com os petistas.
O deputado Arlindo Chinaglia (PT), colega de Amary na Câmara Federal, foi o principal alvo das chacotas. “Foi a primeira vez que votei em um petista”, brincou, durante a solenidade. O deputado de Sorocaba se referia à eleição de Chinaglia para presidente da Câmara no biênio 2007-2008.
“Eu já disse para ele que fiz coisa pior na vida. Mas ainda não cheguei no ponto de votar em alguém do PSDB”, rebateu Chinaglia, divertido.
O clima amistoso se estendeu durante o discurso do ministro Padilha que destacou a atuação dos deputados federais na aprovação do Fundo Social do Pré-Sal, que será revertido para a Educação e Combate à Pobreza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.