Matheus Casagrande
Folha de Votorantim
A grama do terreno situado ao lado do campo do Flamengo, no bairro Vossoroca, está nitidamente bem aparada. A impressão é que o último serviço de poda feito pela prefeitura aconteceu há poucas semanas.
Mas isso não significa que o aspecto do local seja bom. O terreno, situado na rua José Hijano Santiago, é uma verdadeira desova de lixo e entulho. São móveis velhos, tijolo, concreto, madeira, embalagens diversas e até mesmo animais mortos. Além da montanha de materiais imprestáveis que se estende por toda a propriedade, quem passa perto sofre com o mau cheiro.
"A prefeitura limpa e passa um mês e já está desse jeito", diz um senhor que caminhava pelo local.
Segundo os moradores, o material é descartado sempre durante a madrugada, por pessoas que chegam em caminhonetes e caminhões. Ao que tudo indica, o lixo e o entulho são jogados por moradores que não vivem tão distantes dali. Um morador das proximidades que passava pelo local disse marotamente que "a prefeitura liberou o local para jogar lixo". Mas não soube explicar direito a afirmação que havia feito quando questionado.
Outra moradora, que pediu para não ser identificada, lamenta por não ter tido sucesso nas várias vezes que contatou a administração municipal para solicitar a recolha do material. "Eles dizem que a prefeitura não tem tempo, que não tem caminhão...", diz a munícipe.
A reportagem recebeu relatos de que um carro chegou a atolar no lixo durante à noite e quase tombou. Foi necessário esperar amanhecer para a retirada do veículo. "Em época de futebol, a prefeitura limpa só o campo e deixa o terreno", critica uma moradora.
Fato é que a prefeitura faz a parte dela, mas, sem a adesão da população, fica impossível manter a cidade limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.