Cooperativa terá sede própria na Raposo Tavares
Cida Vida
Notícia publicada na edição de 25/07/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A
Mercado de trabalho está favorável para os caminhoneiros
Foto: Emídio Marques
A Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Bens de Sorocaba e Região (Cooperativa dos Caminhoneiros) foi criada em dezembro de 2000 e funciona num pátio de 5 mil metros quadrados, no Parque Santa Isabel. Mas a diretoria presidida por Emílio Padilha e que tem como vice-presidente José Pesci e na gerência administrativa Hélio de Deus, anuncia a construção da sede própria no quilômetro 95 da rodovia Raposo Tavares, numa área de 17 mil metros quadrados, no bairro da Caputera, altura do acesso à Sorocaba pela avenida Nogueira Padilha.
A intenção é inaugurar a nova sede ainda este ano. O objetivo maior é facilitar a vida dos nossos cooperados, minimizando os custos. Na nova sede teremos um espaço maior e vamos estudar as reais necessidades dos caminhoneiros para procurar atendê-los da melhor forma possível, antecipam o vice-presidente e o gerente.
José Pesci (direita) e Hélio de Deus, diretores da Cooperativa
Foto: Bruno Cecim
Atualmente a cooperativa tem 95 cooperados e neste 25 de Julho, Dia do Motorista, têm outros motivos também para comemorar a data. O frete - por tonelada ou quilômetro rodado - está sendo bem remunerado, o que estimula o caminhoneiro e favorece o trabalho da cooperativa, destaca o vice-presidente. A economia está bem aquecida e o volume de carga transportada está crescendo, favorável ao transportador. Estamos numa situação confortável há praticamente um ano, afirma José Pesci.
Hoje, os caminhoneiros ligados à cooperativa fazem o transporte de mercadorias e produtos - principalmente, minério, açúcar a granel (destinado à exportação), calcário agrícola e insumos para as fábricas de cimento - , entre localidades do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. É feita uma logística para que os custos operacionais fiquem menores, os gastos possam ser reduzidos e os caminhoneiros tenham ganhos melhores, explica Hélio.
Faltam caminhoneiros
O vice-presidente José Pesci revela que apesar do momento favorável aos caminhoneiros há carência de profissionais no mercado e, para amenizar a situação, há transportadoras promovendo treinamentos e cursos para qualificar novos motoristas de caminhão. Há falta de carreteiros, de bons caminhoneiros. O momento está muito bom para esse profissional, mas é preciso ter o devido preparo para encarar a estrada e a responsabilidade no transporte de cargas, salienta.
Para comemorar o Dia do Motorista, a Cooperativa dos Caminhoneiros realizou ontem, durante o dia todo, no pátio da indústria Votoran, em Votorantim, uma série de atividades com palestras, orientação sobre direção defensiva, exames preventivos de acuidade visual, diabetes, aferição de pressão arterial, além de dinâmicas e brincadeiras e a distribuição de brindes. Foi uma festa só para os caminhoneiros que puderam se confraternizar durante uma pequena pausa no trabalho. Encerrada a festa, colocaram a mão no volante e pegaram a estrada novamente. O transporte não pode parar, enfatiza o gerente Hélio.
Outras comemorações
Para marcar a data e prestar homenagens a São Cristóvão, o santo padroeiro dos condutores, comunidades paroquiais da Zona Norte promovem hoje, a partir das 9h30, uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na rua Francisco Loureiro, 415, na Vila Melges, onde haverá a benção das chaves.
Após a missa, acontecerá a carreata com a imagem de São Cristóvão e que passará pelas comunidades das paróquias São Francisco de Chagas (Vila Fiore), Nossa Senhora Mãe dos Homens (Jardim Brasilândia), São Pedro (Mineirão), e Nossa Senhora Guadalupe (Jardim Guadalupe). O encerramento será na Paróquia São José, no Jardim Maria Antonia Prado. No final do encontro, haverá queima de fogos.
O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região também fará um evento hoje em homenagem aos motoristas. Será a partir das 8h, no clube de campo da categoria, em Brigadeiro Tobias. Haverá torneio de futebol society quarentão, torneio de truco e apresentações musicais. (Colaborou Gustavo Ferrari)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.