domingo, 10 de abril de 2011

Agentes da Zoonoses encontram resistência ao acessar casas

Notícia publicada na edição de 09/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno

Rubens Junqueira Villela

Por: Emídio  Marques


Alguns moradores do Jardim Novo Mundo ofereceram ontem resistência em abrir suas casas para as ações de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Um morador até fez ameaças aos agentes de Zoonoses, impedindo-os de entrar na casa onde mora. As ações foram conduzidas por agentes da Seção de Zoonoses de Sorocaba e Votorantim. As duas cidades uniram forças para combater a dengue no bairro que fica na divisa entre os dois municípios.


A agente de Vigilância Sanitária de Sorocaba, Eunice Conceição Monteiro Pizatto, diz que o maior problema enfrentado foi a resistência de alguns moradores em permitir que os agentes retirassem garrafas pets e outros materiais reciclados que estavam acumulados nas casas. Em duas residências, a agente chegou a emitir notificações dando prazo de 48 a 72 horas para que os moradores providenciassem a retirada do material antes da aplicação da multa. "O problema é que muitas famílias recolhem esses materiais para revender, mas deixam acumular por mais de um mês, em condições inapropriadas, o que permite procriação do mosquito". Nesta semana, ela disse que os agentes retornarão ao local para verificar que foi feita a destinação dos materiais.

Em outra residência, os agentes chegaram a ser ameaçados pelo morador, que não permitiu a entrada em seu casa. Eunice disse que em virtude desse tipo de ocorrência, a Prefeitura de Sorocaba vai começar a aplicar multas também nos casos em que moradores oferecem obstáculo ao trabalho dos agentes. O supervisor da Seção de Zoonoses de Votorantim, Eric Widmann, diz que no município os agentes ainda não têm autonomia para emissão de multas ou notificações, o que tem dificultado o trabalho junto à população. Para resolver a questão, a Prefeitura deve nomear na próxima semana dois agentes que estarão autorizados a fazer esse tipo de procedimento. "Com isso poderemos intensificar os trabalhos com uma ação mais efetiva nos locais onde houver resistência dos moradores", afirma.

Em pouco mais de cinco horas foram recolhidos cerca de 800 quilos de lixo que poderiam servir de criadouro do mosquito. O bairro concentra a maior parte dos casos de dengue em Votorantim. Segundo o último levantamento, de um total de 70 casos registrados na cidade, 16 estão localizados nesta região. Durante o mutirão, um grupo de 23 agentes visitou aproximadamente 320 casas e estabelecimentos comercias, a maior parte delas pertencente a Votorantim. Vasos e pias sanitárias, garrafas, latas de tinta, pneus e até uma máquina velha de lavar roupa que estavam abandonados nos quintais foram recolhidos pelos caminhões.



Moradores aprovam



Apesar da resistência de alguns, a maior parte os moradores do Jardim Novo Mundo aprovou a iniciativa das duas equipes da Zoonoses em fazer uma varredura pelas casas do bairro. O aposentado Airton Aparecido Dias disse que faz questão de se manter vigilante quanto aos possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, tanto em sua casa como na rua. "Sempre que vejo um lata ou qualquer outro objeto que possa acumular água eu recolho para jogar no lixo. Se todos fizessem isso a situação estaria mais sob controle".

O desempregado Rodrigo da Cruz aproveitou o mutirão para se desfazer de várias garrafas vazias que mantinha em seu quintal. "Embora elas fiquem em local protegido da chuva, achei melhor que retirassem, assim evita qualquer possibilidade da presença do mosquito da dengue. Por isso é importante esse tipo de iniciativa, pois facilita para todos", diz.



Outras ações



Em Sorocaba, além do Jardim Novo Mundo, os agentes da Zoonoses mantiveram mais seis frentes de combate à dengue ontem no Jardim Maria do Carmo, Abaeté, Vila Barão, Colorau, Vila Gabriel e Morumbi 2. Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria da Saúde, Sorocaba já soma mais de 442 casos de dengue neste ano. Em 2010, foram registros 396 casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim