domingo, 10 de abril de 2011

BOs serão feitos pela PM a partir de 11 de agosto

Notícia publicada na edição de 10/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A

Marcelo Andrade

A Polícia Militar de Sorocaba e região passará a registrar boletins de ocorrência a partir do dia 11 de agosto. Já a partir do dia 15 de abril, todos os índices de criminalidades do Estado registrados pela Polícia Civil serão divulgados mensalmente e por distrito policial. Atualmente a divulgação é trimestral. As datas oficiais para a implantação dos programas foram anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin durante a entrevista ao Cruzeiro do Sul, na última quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes. O governador também confirmou a conclusão das duas penitenciárias de Capela do Alto para o quarto trimestre deste ano, e o CPD feminino de Votorantim, para o terceiro trimestre.


Agilidade

 
De acordo com Alckmin, um dos objetivos do registro de ocorrência pela PM, que em Sorocaba será feita por oito unidades - a sede do 7.º Batalhão de Policiamento do Interior (7.º BPM/I), no Cerrado; seis companhias e ainda base do Éden -, é descongestionar as delegacias, principalmente os plantões policiais, direcionando para as unidades da PM os boletins mais simples, que podem se registrados na Delegacia Eletrônica, pela internet, entre os quais furtos de veículos, de residências, de telefones celulares, além de furto e extravio de documentos.

 
No boletim de ocorrência, o policial militar faz o registro do que ouviu das partes envolvidas no fato. Dessa forma, vítimas e testemunhas não precisam comparecer à delegacia antes de ser aberto o inquérito policial, explica o governador. Após o registro, a Polícia Militar repassa para a Polícia Civil todas as informações colhidas e o cidadão recebe de imediato uma cópia do registro da ocorrência. "De acordo com o nosso cronograma, até 6 de maio toda a Capital será abrangida pelo sistema; 11 de agosto, Sorocaba e Bauru", anunciou.


De acordo com o governador, São Paulo também será o primeiro Estado a divulgar mensalmente, a partir do dia 15 de abril, os dados de ocorrências criminais registrados pela Polícia Civil. Atualmente, os dados são publicados apenas trimestralmente. "Qualquer cidadão poderá ter acesso aos índices de criminalidade mensalmente. E não só por município, mas também por distrito e, no futuro, até por bairro", disse o governador.

Presídios e novos PMs


 
O governador também confirmou a conclusão das duas penitenciárias masculinas de Capela do Alto para o quarto trimestre deste ano, enquanto que o CDP feminino de Votorantim, para o terceiro trimestre. "Este ano vamos ter 7.626 vagas, a partir da entrega de 10 penitenciárias, quatro delas femininas".

 
A construção das novas penitenciárias em Capela do Alto foram retomadas em fevereiro pelo governo do Estado, depois de as obras terem sido embargadas pela Justiça em 2010, por falta de estudos de impacto ambiental. Para a construção das duas penitenciárias, o governo investe mais de R$ 57 milhões nas obras. Cada uma terá 768 vagas.

Já o CDP de Votorantim, cujas obras começaram em agosto do ano passado em uma área localizada no quilômetro 105 da rodovia SP-79, que liga Votorantim a Piedade, terá capacidade para receber 768 mulheres e sua construção tem investimento total de R$ 45 milhões do governo do Estado. "Além dos presídios, no que se refere à segurança pública, na semana retrasada 2.332 novos soldados foram formados, totalizando 95 mil policiais militares. No segundo semestre o Estado terá nas ruas outros 3 mil homens. Isso não é reposição é aumento no efetivo", ressaltou, sem informar quantos desse novo efetivo será destinado para a região de Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim