segunda-feira, 9 de maio de 2011

1.500 fazem prova para 30 vagas na Guarda Municipal

Notícia publicada na edição de 09/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A

Candidatos terão ainda que fazer exames de aptidão física e psicológico



 

O resultado da prova será divulgado no site da Prefeitura e da empresa responsável pelo concurso - Por: Erick Pinheiro


Cerca de 1.500 candidatos às vagas de inspetor da Guarda Civil Municipal de Votorantim participaram no domingo (8) da primeira etapa do concurso público, a prova escrita. O resultado deve ser divulgado a partir da semana que vem, quando começarão a ser marcados os exames de aptidão física e psicológico. Somente depois disso é que os classificados farão o curso de instrução, que terá duração de quatro meses, até que assumam os cargos. Ao todo a municipalidade disponibiliza 30 vagas, sendo 20 masculinas e 10 femininas. O salário mensal é de R$ 1.053,69, mais os adicionais. A expectativa do poder público é que a corporação esteja formada até o final deste ano.

Ontem, a prova começou às 9h e foram aplicadas aos candidatos em três locais distintos: Faculdade Pitágoras, no Lageado; na escola Sueli da Silva Paula, na Barra Funda; e na escola Edith Maganini, no Vossoroca. Segundo o secretário de Segurança de Votorantim, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro, a etapa foi cumprida como o esperado. "Acredito que dentro de uma semana os resultados começam a ser divulgados, haverá prazo para recursos, depois serão marcadas as provas físicas e psicológicas", disse. O resultado da prova de ontem será divulgado no site da Prefeitura (www.votorantim.sp.gov.br) e da empresa responsável pelo concurso (www.integribrasil.com.br).

A formação da Guarda Civil Municipal de Votorantim foi decretada pela lei 2171, de outubro de 2010. Ela prevê ainda a instalação de quatro cargos comissionados: de comandante, dois de subcomandantes e um de diretor de segurança. "Nossa expectativa é que até o final deste ano o grupo esteja pronto e apto para as atividades", acrescentou Claudinei. Segundo o prefeito Carlos Pivetta, a GCM agregará maior qualidade e abrangência na segurança patrimonial pública, além de colaborar com ações e atividades na área de segurança.

Sem armas letais
Já o secretário de Segurança destacou que a intenção da municipalidade é que a corporação, que legalmente pode usar armas letais durante o ofício, use em Votorantim apenas armas de paralisação, como choque. "Optamos por esse tipo de arma por ter eficácia na paralisação de suspeitos em situações de risco e têm a a vantagem de não serem letais", destacou.

Claudinei garantiu que a municipalidade pesquisa valores dos uniformes e armas para aquisição "em breve". Ainda de acordo com a autoridade, a Prefeitura estuda onde será a sede da GCM em Votorantim. "Temos em vista três locais distintos que estão em análise. Em breve o melhor deles será escolhido e divulgado", afirmou. O antigo prédio da casa noturna Zap, situada na região central de Votorantim, é uma das hipóteses de sede da GCM.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim