segunda-feira, 9 de maio de 2011

Buscando segurança de alunos e funcionários, Votorantim conclui instalação de câmeras na rede de ensino

 Carla de Campos
Agência BOM DIA


Buscando segurança de alunos e funcionários, Votorantim conclui instalação de câmeras na rede de ensino



Alunos são monitorados pelas câmeras no momento da saída da escola:
vigilância eletrônica 24 horas
Foto: Gilson Hanahsiro/Agência BOM DIA



A cidade de Votorantim saiu na frente e já tem pleno funcionamento seu projeto de videomonitoramento escolar, lançado oficialmente em fevereiro. Com o sistema em operação, traficantes, vândalos e qualquer pessoa má intencionada deve pensar duas vezes antes de se aproximar das escolas municipais da cidade.
As 45 unidades de ensino foram equipadas com um sistema de alarme e circuito fechado de câmeras, que permite o monitoramento 24 horas.

Os números de ocorrências policiais  dentro ou próximas às escolas, geralmente ligados à furto e vandalismo, não justificam o investimento, mas o prefeito Carlos Augusto Pivetta destaca que o objetivo é outro: o da prevenção. “Não queremos flagrar algum ato criminoso. Queremos proteger e evitar que ele aconteça”, explica.
Para as autoridades policiais do município, a novidade é bem-vinda e deve ajudar a coibir a criminalidade. “Este é mais um passo importante, principalmente porque o investimento é alto”, afirma o major Gilberto Felício de Camargo, do 40º Batalhão da Polícia Militar.

Segundo ele, um dos maiores problemas na rede municipal de ensino é o consumo e o tráfico de drogas, que exigem atenção especial da polícia.  Por semana, a polícia de Votorantim chega a realizar dedois a três flagrantes  e as escolas são alguns dos alvos preferidos dos traficantes.  

O delegado Carlos Marinho concorda com o benefício trazido pela implantação do sistema que, segundo ele, deve inibir a ação de criminosos. “É segurança para os alunos, para professores e para quem mora perto da escola”, aponta.

Custo -benefício

A  implantação de todo o sistema vai custar R$ 170 mil por mês aos cofres públicos, quase R$ 100 mil a menos do que seria empregado para manter vigilantes no local.

 A utilidade do sistema foi posta em prática um dia antes de sua apresentação à comunidade escolar, no dia 24 de fevereiro. Um homem furtou uma das câmeras e teve toda sua ação gravada, o que serviu para que a polícia o  identificasse.

 Além da instalação de 270 câmeras, o sistema conta com a ronda de 16 vigilantes que se revezam nas escolas, fazendo o trajeto com carros ou motos. As câmeras estão instaladas em áreas comuns, como   quadras esportivas ou  portões de acesso, o que permite também a vigilância do perímetro da escola. Não há monitoramento dentro das salas de aula.

  “Acho que é uma novidade importante para a segurança das crianças”, afirma a compradora Ana Paula Marques, 30 anos, que foi buscar a irmã Natália, 8, na escola. O aposentado Paulo Kikunaga, 65, não sabia da novidade na escola do neto Gabriel, 5, mas concorda. “A maioria dos pais vem buscar as crianças, mas acho que  segurança nunca é demais”, diz.

  Sistema pode ser ampliado

A experiência de monitorar as escolas municipais pode  se estender para toda a cidade. De acordo com o prefeito Pivetta, o monitoramento poderá chegar a áreas movimentadas e locais onde há desrespeito frequente, como descarte irregular de lixo ou vandalismo.


45

é o número de escolas monitoradas


Agora chegou a vez de Sorocaba
 Iniciativa de vereador propõe fiscalização em escolas, mas já existe projeto para que monitoramento chegue a toda a cidade


Sorocaba está prestes a implantar seu sistema de videomonitoramento nas escolas. O projeto é de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB) que propôs o sistema em 2009. Na época pouco se questionava sobre a vulnerabilidade das escolas e tão pouco se imaginava que uma tragédia como a de   Realengo pudesse ocorrer.     
O projeto de Martinez já foi aprovado em duas discussões e agora seguirá para a sanção do prefeito Vitor Lippi, que poderá transformá-lo  em lei. O vereador está otimista quanto à possibilidade de  aprovação e acredita que até o final desta semana ela possa ser publicada no Jornal do Município. Já o prefeito diz que ainda vai se inteirar sobre a proposta do vereador Martinez pois está em andamento um projeto que prevê o videomonitoramento de toda a cidade (leia abaixo).
   “A gravação também não deixa dúvidas em relação a alguns fatos”, aponta o vereador, sobre a utilidade do videomonitoramento dentro das unidades públicas.
Diferente da proposta de Votorantim, a meta  em Sorocaba é que nada escape dos olhos eletrônicos. Ou melhor, quase nada. Banheiros e vestiários estarão livres das câmeras, mas o vereador é mais exigente lembrando que estes locais são propícios para o uso e o tráfico de drogas. “O ideal mesmo é que se preservasse apenas a áreas dos sanitários”, aponta.
O monitoramento eletrônico começaria na área externa, chegando aos corredores e salas de aula. A abrangência proposta pelo projeto também é grande: Martinez espera a implantação das câmeras em todas as escolas da rede municipal, incluindo creches e unidades de ensino infantil.
     Para o vereador, após a chacina na escola do Rio de Janeiro, levantou-se uma polêmica importante sobre segurança. “Toda escola é vulnerável. O que podemos fazer é tentar reduzir isso”, diz.

Já em vigor

Atualmente Sorocaba possui duas ações distintas de videomonitoramento, uma para controle de tráfego e outra destinada à segurança, no Centro.
Em 2010 duas novas câmeras de segurança, com 360º de visão, foram instaladas no Campolim com transmissão de imagem por internet.
Mais de 100 escolas

Somando as unidades destinadas à educação infantil e ensinos fundamental e médio, Sorocaba possui 126 escolas. A proposta do vereador Francisco  Martinez é que todas as unidades recebam  a fiscalização eletrônica para intensificar a segurança.


46.122

é o número de alunos do município, incluindo o ensino infantil, fundamental e médio.

O que já existe

Há câmeras  para cuidar do trânsito e da segurança espalhadas em pontos estratégicos do Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim