domingo, 8 de maio de 2011

PRAZO DE 30 DIAS - Sistema viário de Votorantim receberá semáforos inteligentes

Notícia publicada na edição de 08/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 011 do caderno A

Temporizadores garantem mais segurança aos motoristas e pedestres - Por: DIVULGAÇÃO



Em 30 dias, Votorantim terá instalado seus novos conjuntos semafóricos. Os aparelhos contam com contador veicular regressivo digital e substituirão os atuais existentes nas principais vias da cidade.

 
O prefeito Carlos Augusto Pivetta destaca que a partir da instalação desses novos equipamentos outros pontos da cidade passarão a contar com conjuntos semafóricos, entre eles um na avenida 31 de Março em frente à Prefeitura; na confluência da avenida Gisele Constantino com a Cláudio Pinto do Nascimento, região do Parque Bela Vista e na avenida Octávio Augusto Rangel com a Jaziel de Azeredo Ribeiro, no Curtume.

Os equipamentos aprovados seguem os mesmos moldes do aparelho digital instalado na avenida 31 de Março com a rua Paula Ney, no Centro, que teve aprovação de motoristas e principalmente dos pedestres por causa do temporizador, dispositivo que garante uma maior segurança na hora de atravessar a via.

 
A empresa vencedora da licitação foi contratada para disponibilizar 20 conjuntos modelo focal principal com contador veicular regressivo digital microprocessado, com painel de mensagens variáveis acoplado; 22 conjuntos modelo focal para pedestre com contagem regressiva digital de tempo e movimento interativo; 28 conjuntos modelo focal repetidor e 7 conjuntos modelo focal principal com contador veicular regressivo digital (temporizador).

 
"Nosso objetivo é oferecer toda segurança e conforto aos usuários de nosso sistema de trânsito ampliando as condições de mobilidade urbana", disse o prefeito Carlos Pivetta. Ele destaca ainda que a implantação desses equipamentos faz parte do trabalho de revitalização da região central, onde todas as vias estão incluídas no programa "Recapeamento para Todos".

 
Os novos aparelhos serão dotados com contador digital interativo para pedestre, o que oferece maior segurança ao usuário através da informação visual. A meta da Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte é sinalizar o início da travessia segura para pedestres: o equipamento mostra um boneco animado, criado com tecnologia Leds, simulando movimentos de passos. Ao se aproximar o final do tempo previsto para a travessia, o simulador aumenta o ritmo das passadas do boneco, em uma corrida que alerta o pedestre para o final de tempo do sinal verde.

Outra característica importante é a sua eficiência. As luzes de Led são mais duradouras e econômicas. Enquanto as luzes dos semáforos normais têm vida útil de 1.000 horas e gastam 100 watts, os Leds chegam a 50 mil horas, no mínimo, de vida útil e utilizam 10 watts apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim