Os alunos da escola municipal "João Ferreira da Silva", situada no Bairro Itapeva foram os que mais coletaram pilhas e baterias usadas dentro da Oficina de Matemática Empreendedora. Na manhã desta sexta-feira (30), eles receberam o troféu Escola Sustentável. A ação contou com a participação de 12 unidades escolares, e foi realizado com alunos do 4º e 5º ano. Foram coletados um total de 672 quilos do material.
Como o programa de coleta de pilhas, baterias e similares já funciona no Município, a proposta dentro da oficina foi justamente unir às unidades que trabalham a Matemática Empreendedora. Nesse semestre o tema central do trabalho foi a sustentabilidade e com isso a idéia de fazer a coleta com os alunos das escolas.
Durante esse período a campanha foi desenvolvida pelos alunos, que fizeram a divulgação em folhetos, cartazes, além de apresentações envolvendo todo o ambiente escolar.
Para a diretora da unidade escolar, que arrecadou 345 quilos, Sandra Regina Juiz Pontes Gregório, foi uma ação positiva. "A maior vitória é saber que os alunos aprenderam o quanto esses materiais são nocivos a vida deles e ao Meio Ambiente. Esse foi nosso objetivo conscientizar as crianças de que existe um lugar para descartas devidamente esses produtos, que são as caixas coletoras que estão espalhadas pela cidade e agora nas unidades escolares", disse.
A aluna Mayara Oliveira da Costa, 11 anos, fala do aprendizado que mobilizou a todos. "Foi ótimo, aprendemos muito com esse projeto. Corri as casas de vizinhos, parentes e amigos para arrecadar esses materiais e o resultado foi excelente, além do aprendizado ajudaram a colaborar com o Meio Ambiente", disse.
Outra estudante participante do projeto foi Thais de Almeida Camargo, 11 anos. Para ela foi muito gratificante. "É muito bom a gente fazer algo na escola e estender a família e a comunidade. Todos engajados numa boa ação", finalizou
A coleta de pilhas, baterias e similares ocorreu durante este semestre do ano letivo, de acordo com o horário e da oficina. Em cada unidade foi instalado um recipiente adequado para esse armazenamento. Diante disso, um agente da Secretaria de Meio Ambiente passou a fazer a retirada de cada 15 dias.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.