sábado, 18 de fevereiro de 2012
Votorantim: vereador promete Ação Popular contra concessão do Saae
Polícia investiga quem comprou atestados falsificados em Votorantim
Idosa presa por atestados falsos é solta em Votorantim
Bloco de rua, banda marcial e show animam o carnaval de Votorantim
O carnaval de Votorantim foi animado neste sábado. Desde às 16h, brinquedos infláveis e pula-pula fizeram a alegria das crianças na praça Zeca Padeiro. Por volta das 19h, o bloco Amigos da Cultura saiu da Cachoeira da Chave em direção à praça, junto à banda marcial, bonecões e atores em pernas de pau, atraindo muitos foliões.
Quem veio acompanhar o carnaval da cidade pela primeira vez foi o promotor de eventos Alan Bernardi. "Gostei da programação deste ano. Trouxe também minha filha", comenta. O clima de recreação tomou conta da Zeca Padeiro, reunindo também garotos andando de skate, como Gabriel Leite. "Estarei aqui todos os dias", diz.
A festa também atraiu pessoas de outras cidades, como o Iperoense Fabrício Miguel. "Carnaval é só alegria. Sempre venho em Votorantim nesta época do ano", declara. Ele, que é músico, vibrava com a banda Ritmus, que iniciou a apresentação às 20h, tocando muito samba, axé e canções carnavalescas.
Confira a programação dos próximos dias:
Domingo – 19 de fevereiro
Carnabairro – Originais do Samba
14h – Jardim Tatiana – Praça da rua Romualdo Borguesi
16h – Green Valley – Campo de futebol
18h – Vila Nova – Centro Esportivo Vila Nova
Escola de Samba Unidos do Cativeiro
19h – Vila Nova – Centro Esportivo Vila Nova
Bloco e Banda Marcial
16h - São Lucas/Itapeva
Centro – Complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza"
16h – Matinê c/ Brinquedos Infláveis
20h – Apresentação Banda Ritmus e Escola de Samba Unidos do Cativeiro
Segunda Feira – 20 de fevereiro
Carnabairro – Negritude e Junior
14h – Jd. Clarice – Rua Mercedes Nardy Arcuri
16h – Pq. São João – Avenida Otaviano de Góes Vieira
18h – Vila Nova – Centro Esportivo Vila Nova
Bloco e Banda Marcial
16h – Jd. Serrano
Centro – Complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza" (praça Zeca Padeiro)
16h – Matinê c/ Brinquedos Infláveis
20h – Apresentação Banda Ritmus
Terça Feira – 21 de fevereiro
Carnabairro – Eliana de Lima
14h – Jardim Archila – Praça Sebastião Francisco Pereira
16h – Vila Amorim – Rua Francisco Antonio Amorim
18h – Promorar – Rua Américo Mascheto
Bloco e Banda Marcial
16h – Jd. Primavera
Centro – Complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza" (praça Zeca Padeiro)
16h – Matinê c/ Brinquedos Infláveis
20h – Apresentação Banda Ritmus
Katinguelê foi a atração em três bairros de Votorantim neste sábado (18)
O grupo Katinguelê foi a atração do "Carnabairros – A folia perto de você", promovido pela prefeitura de Votorantim, através da secretaria de cultura. Neste sábado, o público pôde conferir a apresentação da banda em três bairros diferentes: Vila Garcia, Fornazari e Vila Nova.
Patrícia Cavaguine, moradora do Vila Nova, apoia a iniciativa da prefeitura de descentralizar a programação de carnaval deste ano. "Adorei a vinda das atrações para o nosso bairro", comenta. Ana Maria Da Cruz, saiu do Jardim Novo Mundo para curtir o show. "Sou fã deles, e ainda quero ir em mais shows deste carnaval".
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
Mulheres do crime são detidas em flagrante
Rodrigo Rainho
Idosa vendia atestados médicos falsos e responderá em liberdade; outra vendia entorpecentes e foi presa
A polícia civil flagrou idosas vendendo entorpecentes e atestados médicos falsos, em Sorocaba e Votorantim. Uma foi presa, a outra responderá em liberdade.
Em Votorantim, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) deteve a aposentada Vera Lúcia Alves de Souza, 58 anos, pelo crime de falsificação de documento público e falsidade ideológica. A idosa vendia atestados médicos em um ponto de ônibus na rua Renato Araújo, Vila Irineu. Ela foi surpreendida com carimbos de médicos, receitas falsas de unidades básicas de saúde e 11 atestados, já preenchidos, de “clientes”, todos funcionários de uma mesma empresa. “Ela sentava no banco do ponto de ônibus, com uma sacola roxa cheia de atestados em branco e carimbos dentro. Os compradores procuravam por ela, chegavam ali e retiravam o documento na hora”, diz o delegado Acácio Leite.
Na casa onde mora, nos fundos de uma pensão, a polícia encontrou três celulares, blocos de atestados médicos em branco e bilhetes manuscritos com a seguinte promoção: “compre um atestado por R$ 50 e ganhe três. Favor ligar antes, das 12 às 20h. Não faço fiado.”
Conhecida como “Dona Vera” no bairro, ninguém sabia o trabalho ilegal que exercia. “Sempre espero ônibus aqui e nunca vi essa senhora”, disse a estudante Ana Oliveira.
Nice Pereira, dona da pensão em que Vera mora, na Vila Irineu, afirma que nunca nem suspeitou da hóspede. “A Vera tem falta de ar e muitas vezes não almoça. Eu levo comida para ela, eventualmente. Desconfio que entrou no esquema de algum ‘peixão’”, diz. “Fiquei com pena e deixei ela ficar, mesmo depois do que aconteceu aqui. A filha não quis levá-la. Ela chorou muito e implorou para ficar”, completa.
Segundo Nice, “um batalhão” de policiais entrou em sua pensão com um mandado de busca. “Assustou a vizinhança. Jamais imaginei que Vera fosse fazer isso. Dormia até tarde, almoçava e depois ia para a rua. No final do dia, voltava com a sacola.”
Liberada pela DIG, Vera vai responder em liberdade pelos crimes de falsificação de documento público e por ter se passado por médica. A perícia ainda vai analisar os atestados para comprovar se os documentos são falsos ou produtos de furto.
Traficante/Adelza de Morais Moreira, 54 anos, foi outra idosa presa em flagrante, nesta quinta-feira (16), no Jardim São Lourenço, zona norte de Sorocaba. Ela praticou um crime mais grave que a de Vera: tráfico de entorpecentes. A polícia encontrou 35 microtubos de crack e 45 de cocaína na cozinha da mulher.
Por volta das 15h de anteontem, os policiais civis da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Sorocaba se deslocaram até o bairro para checar informações que indicavam que uma idosa fazia tráfico de drogas na rua Luiz Ricardo Maffei, 1041. “Os policiais ficaram próximos ao local da residência e observaram grande movimentação de pessoas, que conversavam com a senhora e rapidamente saiam”, diz o delegado-titular Alexandre Banietti. “Depois de um tempo, a polícia a abordou e constatou o entorpecente na casa. Ela deixou os investigadores entrarem”. Sobre a mesa, a polícia apreendeu uma sacolinha plástica azul com a cocaína. Também havia R$ 75 e contas de telefone e água.
Adelza recebeu voz de prisão, foi autuada por tráfico e depois encaminhada para a Cadeia Pública de Votorantim.
Galeria 677 oferece diversidade de produtos para os clientes
Crianças da periferia de Votorantim ensaiam coreografias para desfilar em Sorocaba
Cerca de 150 crianças e adolescentes carentes do bairro Promorar, na região da Vila Nova Votorantim, e que vivem na favela do Palmeirinha (bairro Itapeva) ensaiam há três semanas as músicas que vão compor a trilha sonora da passagem pela avenida do samba, em Sorocaba, no próximo domingo, 19/02.
A iniciativa é uma ação do projeto "Vozes Periféricas" da Associação Cultura Votorantim, que recebe apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, da Prefeitura Municipal de Votorantim e da TV Votorantim.
O projeto tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento humano através da cultura, e levar lazer e entretenimento, além de promover a integração e o intercâmbio cultural.
No ano passado as crianças da comunidade do Palmeirinha já tiveram a oportunidade de participar do projeto e levantaram a plateia que acompanhava os desfiles das escolas de samba de Sorocaba. Neste ano, a Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) mais uma vez realizou o convite e o projeto se ampliou para mais um bairro periférico de Votorantim, o Promorar. Todas as crianças estarão uniformizadas com camisetas.
O professor de dança Lieverton Martins, mais conhecido como "Baxinho" da Trupe Axé, que ensaia as coreografias, ao som das músicas carnavalescas. "Esta ação é muito significante pra mim, pois renova as minhas energias. Vemos pessoas carentes de braços abertos para nos receber. O pouco que convivemos percebemos o quanto eles ficam felizes, e isso é o que mais compensa. Se cada um pudesse ajudar um pouquinho na sua área de atuação, com certeza tudo seria melhor", disse Baxinho.
As músicas "Xibom Bombom" (As Meninas") e "Maracatu Atômico" (Chico Science) foram escolhidas levando em consideração a realidade sócio-economica das crianças.
Segundo o idealizador da ação, o produtor cultural Werinton Kermes, a ação faz parte do "Carnaval da Inclusão". "Há vários anos organizamos matinês de carnaval para pacientes de hospitais psiquiátricos como uma maneira de integrá-los à sociedade, e aqui é a mesma coisa, queremos amenizar de alguma maneira toda aquela situação sub-humana a qual estão submetidas as crianças na favela e oferecer mais uma oportunidade para as crianças do Promorar"; explicou Kermes.
Joelma Palmeira, empreendedora social, é quem reuniu o grupo do Promorar. "Eles vão entendendo desde já o que é inclusão social e se reconhecem como integrantes da sociedade. A expectativa é muito grande, não faltaram nenhum dia do ensaio e não veem a hora de pegar um ônibus, ir para Sorocaba e lá encontrar uma plateia os aguardando", disse Joelma.
A estudante Estefany Passioni, de 12 anos, já está com a coreografia na ponta do pé: "é a primeira vez que vou desfilar, estou super ansiosa, contando das horas para entrar na avenida", revelou a jovem.
A líder comunitária Vera Lucia é uma das responsáveis em colaborar na organização das atividades no Palmeirinha. "Sempre colaboro com a Associação Cultura Votorantim, pois eles nunca se esquecem da gente e sempre realizam atividades na nossa comunidade", lembrou Vera.
As crianças farão parte de uma ala que desfilará em 19/02, domingo, às 20h na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, em frente à Prefeitura de Sorocaba.
Luciana Lopez
Câmara aprova projeto que viabiliza construção de moradias populares
Wilson Gonçalves Júnior
Em sessão relâmpago, com nove minutos e 54 segundos de duração, a Câmara de Vereadores de Votorantim aprovou projeto de lei do prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) que prevê mudança nas matrículas de áreas nos bairros Vila Pedroso e Itapeva. A alteração foi necessária devido a necessidade de liberação de documentos à Caixa Econômica Federal (CEF), prazo que vence em março, para início de construção de 900 casas populares, com custo de R$ 52 milhões.
Dos 11 vereadores de Votorantim, três não compareceram à sessão extraordinária realizada na manhã de ontem. Não estiveram presentes Marilene Newman (PT), Robson Vasco (PSDB) e Lázaro Alberto, o Labrego (PMDB). Os vereadores Marilene Newman (PT) e Robson Vasco (PSDB) informaram, via assessoria, que a sessão extraordinária coincidiu com seus horários de trabalho. Já Labrego afirmou, também por intermédio da assessoria, que não pôde desmarcar compromissos já assumidos. Os parlamentares de Votorantim não recebem por sessões extraordinárias.
Os vereadores Pedro Nunes e Heber Martins (PDT) foram os únicos a se pronunciarem na sessão. Já Heber Martins informou que o projeto é importante, tendo em vista que vai beneficiar as pessoas de áreas de riscos, moradoras de favelas da cidade. "Nos vamos possibilitar este convênio que vai beneficiar centenas de família, dando dignidade a elas."
Além desses bairros, as moradias serão construídas também no Votocel e na Vila Garcia. O projeto de desfavelização, juntamente com o governo federal, teve início com a entrega das 140 moradias no Jardim Archila e Promorar.
Bibliotecas municipais terão acervos ampliados
De acordo com a Secretaria de Cultura e Lazer (Secult), um dos editais no qual Sorocaba foi contemplada, o valor repassado será de R$ 39 mil que se traduzirão em 3.900 volumes. No outro, serão mais R$ 52 mil, significando mais de cinco mil exemplares. "Sorocaba foi uma das cidades paulistas que mais recebeu recursos. A justificativa, além do número de habitantes, é a ótima estrutura de que dispõe a biblioteca, incluindo os projetos que desenvolve", explicaram em nota divulgada pela assessoria de imprensa.
Os novos livros que serão adquiridos contemplarão diferentes gêneros literários, passando pela literatura brasileira e estrangeira, livros de auto-ajuda e a literatura infantil.
Conforme resposta enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Sorocaba, o cartão de crédito que permite a compra dos exemplares deverá ser entregue à Secult até o final do mês de fevereiro, quando termina o prazo de participação no programa da FBN.
A Biblioteca de Sorocaba fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista.
Votorantim
Os novos livros da Biblioteca Municipal de Votorantim deverão chegar à cidade em abril. Ao todo, serão 1400 novos títulos, resultado do Programa de Ampliação e Atualização de Acervos, do Governo Federal, que investiu R$ 34 milhões no país todo. Como conta a bibliotecária Sônia Menezes, a maior parte do novo acervo será de livros infantis e literatura, os mais procurados pelo público. As novas obras adquiridas serão feitas por intermédio da livraria "Livros & Cia".
Atualmente, a biblioteca de Votorantim conta com mais de 10 mil títulos, destes, 20 são em braile. As novidades são divulgadas periodicamente por meio do blog "Bibliobloglegal" (www.bibliobloglegal.blogspot.com), juntamente com notícias de interesse para os leitores.
Interessados em a associar-se à biblioteca é preciso levar uma foto 3X4, RG, CPF e comprovante de endereço, que pode ser uma conta de telefone ou luz. O espaço também conta com o Acessa São Paulo, um local utilizado para quem quiser acessar a internet. Mais informações pelo telefone: (15) 3353-8564.
A Biblioteca de Votorantim fica na avenida 31 de Março, ao lado da prefeitura.
Aposentada vendia atestados médicos falsos em Votorantim
Marcelo Roma
As faltas em série de funcionários em uma indústria de confecção de Votorantim eram justificadas por falsos atestados médicos emitidos por uma aposentada de 58 anos. Vera Lúcia Alves de Souza foi indiciada por falsificação de documento público na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba, mas não ficou presa. Ela cobrava R$ 50,00 por um atestado médico para três dias.
Quem comprava o documento falso apresentava na empresa para poder faltar e não ter os dias descontados do salário. Na indústria de confecção havia 11 atestados médicos em vigor esta semana. A ausência dos trabalhadores prejudicava a linha de produção e houve demissões depois que a fraude foi descoberta.
Vera costumava emitir os atestados falsos em bancos de praça e outros lugares públicos de Votorantim. Ela levava papéis timbrados da Unidade de Pronto-Atendimento de Votorantim, que a Polícia Civil deve apurar se são falsificados ou foram desviados com a ajuda de algum funcionário. Com carimbos de médicos, fazia na hora o atestado, conforme o tipo de doença e por quantos dias a pessoa pedia.
Os médicos cujos nomes estão nos quatro carimbos apreendidos com Vera terão que responder se houve furto ou falsificação. Policiais da DIG foram ontem de manhã cumprir mandado de busca na Vila Irineu, em Votorantim. Vera tinha se mudado de casa, mas no mesmo bairro. Foi detida no momento que saía com uma sacola roxa, levada à delegacia, interrogada e liberada à tarde.
De acordo com o delegado Acácio Aparecido Leite, todo o material apreendido com a aposentada será periciado. Além dos blocos de papéis timbrados e carimbos, foram apreendidos 12 atestados médicos preenchidos - 11 de funcionários da confecção e mais um que possivelmente seria entregue - e bilhetes escritos a mão que a mulher distribuía a interessados.
A pessoa que comprou atestado falso poderá ser processada por falsidade ideológica ou até estelionato, diz o delegado. Nos bilhetes, Vera deixava claro que não aceitava fiado e informava o número do celular. Ela marcava os encontros em lugares públicos, inclusive na praça em frente à igreja de São João Batista, no Centro de Votorantim.
Vera se incomodou com perguntas de repórteres na delegacia, ontem à tarde. Disse que não iria responder e que antes precisariam pedir autorização a ela.
Tráfico em Votorantim leva mulheres à cadeia
Duas mulheres, uma adolescente e um rapaz são acusados de traficar droga no Parque Morumbi, em Votorantim. Eles foram detidos em flagrante por policiais militares ontem de madrugada. Segundo a PM de Votorantim, na casa de Vivian Adalzisa Marino, 25 anos, havia 740 gramas de maconha, 60 de crack e 50 de cocaína.
Mensagens de texto de pedidos de entrega de droga estariam registradas no celular de Bruno Rafael Suchoski, 18, que também foi preso. Vivian e Katrine Gomes Silva, 19, estão na Cadeia Feminina de Votorantim e Bruno foi para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.
Na quinta-feira à noite, PMs pegaram droga com Wilson de Lima, no Jardim Clarice, também em Votorantim. Com ele, acharam 70 gramas de maconha e 50 de cocaína. Wilson foi preso em flagrante e levado para o CDP.
Projeto de música clássica traz extensa agenda e aposta em formação
O pianista Arnaldo Cohen é um dos destaques da programação da Schaeffler Música; recital será em agosto
Em seu terceiro ano de atividades, o projeto Schaeffler Música, de música clássica, amplia as suas ações realizando além dos concertos, ações didática com oficinas e palestras gratuitas. Outra novidade é que o projeto será desenvolvido também em Votorantim, além de Sorocaba.
Neste ano, serão treze concertos, sendo seis gratuitos e sete com ingressos a R$ 20. Dos treze concertos, quatro acontecerão em Votorantim, no Auditório Municipal Francisco Beranger, e nove em Sorocaba. Os concertos em Sorocaba serão realizados no Teatro Municipal e um concerto internacional, ao ar livre, na Capela Santiago (perto do Ibiti).
A programação dos treze concertos prevê alguns dos artistas brasileiros de maior destaque no exterior, como os pianistas Arnaldo Cohen e Ricardo Castro e a cantora lírica Claudia Riccitelli (única cantora brasileira que se apresentou com a Filarmônica de Berlin).
Programado para julho, o "Ciclo Beethoven" prevê, pela primeira vez no Brasil, a execução ao vivo de todas as Sonatas para Violino e Piano desse compositor, com o violinista italiano Emmanuele Baldini e a pianista Dana Radu, em três concertos seguidos. O projeto também tem duas pockets óperas ("La Bohème", de Puccini, e "A Flauta Mágica", de Mozart) e um concerto internacional com o Quinteto Sinfônico de Viena, ao ar livre no exterior da Capela Santiago, no Bairro Jardim Iporanga (Sorocaba), num fim de tarde.
Completam a programação, concertos de grupos camerísticos, um recital do pianista Ronaldo Rolim (homenageando Debussy) e um concerto inédito em nossa região: um Gala Lírico para abrir a Temporada, com alguns dos melhores e mais prestigiados cantores líricos da cena brasileira.
Toda a programação da Temporada é feita por Marco de Almeida e a produção e organização geral é da MdA International.
Mais informações no site http://www.mdainternational.com.br/.
Encontros didáticos
Paralelamente aos concertos, a temporada realizará 16 encontros de "Degustação Musical e Artística" com o professor e músico Sergio Molina e a artista e curadora de artes Millah Cremonini. No decorrer do ano, serão oito oficinas de música clássica e oito oficinas de artes plásticas que serão realizadas gratuitamente no Museu Municipal de Votorantim. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas junto à Secretaria de Cultura de Votorantim até o dia 8 de março.
Além dos 16 encontros de "Degustação", o Schaeffler Música irá realizar duas palestras durante o ano para apresentar a programação musical da Temporada ao público interessado. As palestras ocorrerão em Sorocaba nos dias 13 de março e 11 de agosto, na Biblioteca Municipal de Sorocaba. Para as inscrições das palestras basta ligar para a MdA, no telefone: (15)3211-1360.
Programação
17 de março - Abertura da Temporada: Gala Lírico
Teatro Municipal de Sorocaba, às 21h
Entrada: R$ 20
13 de abril: Ricardo Castro, recital de piano
Teatro Municipal de Sorocaba, às 21h
Entrada: R$ 20
12 de maio: Claudia Riccitelli, soprano
Ricardo Ballestero, Piano
Teatro Municipal de Sorocaba, às 21h
Entrada: R$ 20
26 de maio: Ronaldo Rolim, recital de piano
Auditório Municipal de Votorantim, às 21h
Entrada gratuita
16 de junho: Pocket- ópera "A Flauta Mágica", de Mozart
Teatro Municipal de Sorocaba, às 21h
Entrada: R$ 20
8 e 15 de julho: Emmanuelle Baldini, violino
Dana Radu, piano
(Ciclo Beethoven)
Auditório Municipal de Votorantim, às 19h
Entrada gratuita
22 de julho: Emmanuelle Baldini, violino
Dana Radu, piano
(Encerramento Ciclo Beethoven)
Teatro Municipal de Sorocaba, às 19h
Entrada gratuita
18 de agosto: Arnaldo Cohen, Recital de Piano
Teatro Municipal de Sorocaba, às 21h
Entrada: R$ 20
22 de setembro: pocket ópera - "La Bohéme", de Puccini
Teatro Municipal de Sorocaba, às 21h
Entrada: R$ 20
20 de outubro: Wiener Kammer Symphonie Quintet
Capela Santiago (ar livre), às 19h
Entrada gratuita
12 de novembro: Quarteto Bosisio
Teatro Municipal de Sorocaba, às 21h
Entrada gratuita
1 de dezembro: Ensemble São Paulo Camerata
Teatro Municipal de Sorocaba, às 21h
Entrada: R$ 20
Praça de eventos deve ser entregue em abril
Daniela Jacinto
A Praça de Eventos "Lecy de Campos", situada na região Central de Votorantim, ficará pronta em abril, conforme informou o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT). De acordo com ele, não se trata de uma reforma, mas de uma nova praça, com iluminação em LED, ciclovia, pista de caminhada e academia de ginástica ao ar livre. O local também contará com um espaço multiuso para a realização de eventos, a exemplo da Festa Junina Beneficente, que acontece em junho. Nesta semana tiveram início os trabalhos de implantação de infraestrutura elétrica, bem como o estacamento para a colocação de piso.
Conforme disse Pivetta, ao contrário de alguns rumores de que a obra estaria atrasada, o cronograma está inclusive adiantado, já que o término previsto era para junho. As obras na praça, ainda conforme o prefeito, não atrapalham em nada a programação do Carnaval deste ano, já que desde 2008 o evento não é realizado no local. "O Carnaval é feito nos bairros, como forma de fortalecer as comunidades. É uma postura de governo, postura minha. Na praça, grande parte das pessoas vinha de Sorocaba e o que queremos é que os votorantinenses participem. A expectativa é que mais de 30 mil pessoas participem das festas este ano", afirma.
Obras prosseguem
As obras na Praça de Eventos tiveram início no mês de julho de 2011, com os serviços de drenagem e escoamento da região da avenida São João e adjacentes, além da implantação de 900 metros de nova rede de galerias pluviais. Em seguida foram construídos 300 metros de rede de esgoto.
Na terceira etapa de execução dos serviços ocorreram a demolição das construções existentes, a exemplos do restaurante e marquise, bem como do piso. Com isso teve início ao tratamento do solo, tendo em vista que os engenheiros encontraram um solo remanescente bastante úmido e constataram a necessidade de aplicar um material mais resistente. Passada essa etapa, os maquinários deram início ao nivelamento do terreno e compactação do solo, cuja conclusão ocorre nos próximos dias.
Ainda nesta semana também tiveram início as implantações das infraestruturas elétrica e hidráulica e dos drenos de captação de água pluvial. Paralelamente a esse serviço, será iniciada a colocação de pisos.
Originais do Samba garante a folia nos bairros no domingo de carnaval
Dentro da programação do Carnabairro – "A Folia mais perto de Você!", a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura leva o grupo Originais do Samba ao Jardim Tatiana, Green Valley e Vila Nova neste domingo (19) de Carnaval.
As apresentações acontecerão nos seguintes endereços e horários: Jardim Tatiana, às 14 horas, na rua Romualdo Borguesi; Green Valley, às 16 horas, no Campo de Futebol e na Vila Nova Votorantim, às 18 horas, no Centro Esportivo Vila Nova.
O Conjunto vocal e de percussão, foi criado no Rio de Janeiro-RJ, no inicio da década de 1960, com a participação de Mussum (Antonio Carlos Bernardes); Rubão (Rubens Fernandes), Bigode (Arlindo Vaz Gemino); Bidí (Murilo da Penha Aparecida e Silva); Chiquinho (Francisco de Souza Serra) e Lelei (Wanderlei Duarte).
Em 1997, foi comemorado os 30 anos de carreira com o lançamento do CD "Os Originais de todos os Sambas", pela RGE. Em 2000 gravaram o 1º CD ao vivo. Em 2003, gravaram: Swing dos Originais. Renovado, o grupo faz muito sucesso em apresentações no Brasil e Exterior. O talento dos cinco atuais integrantes prova que: "O que é bom nunca passa", dando continuidade com lançamentos desde 2006. A Atual formação é composta pelos seguintes músicos: Bigode, Pandeiro; Júnior, Reco-Reco; Marcos Scooby, Cavaco e Rogério Santos, Violão.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

















