A Academia Votorantinense de Letras, Artes e História (AVLAH), ganhou dois novos membros: Suzana Martellini Pivetta, 48, advogada e Jaime Nakasima, 44, otorrinolaringologista.
Numa sessão solene com direito a música, poesia e Buffet, os novos acadêmicos foram recepcionados pelos 32 membros da academia, convidados e familiares. O objetivo da AVLAH é alcançar o número de 40 acadêmicos que estejam envolvidos em atividades culturais como: literatura, artes (música, teatro, pintura) e pesquisa.
A Academia de Letras é uma instituição de cunho literário e linguístico, que reúne uma quantidade limitada de membros efetivos. Para o presidente da AVLAH, Antonio Carlos Marques, Votorantim se tornou referencia na região. "Em apenas dois anos de fundação, realizamos diversos eventos, alguns, já são tradição em nosso calendário, como o Sarau Lírico-Gastronomico-Musical e a homenagem para as personalidades intelectuais da cidade", e completa, "Nossa academia é muito ativa."
Os novos membros receberam um certificado e assinaram o compromisso com a academia. A advogada e escritora Suzana Martellini Pivetta falou da emoção de ter o seu trabalho científico reconhecido na cidade e compor a cadeira número oito. "Para mim, é um enorme prazer fazer parte desta nobre academia e poder assim, compartilhar o meu conhecimento e multiplicá-lo", disse.
O otorrinolaringologista, Jaime Nakasima, apesar de sua formação acadêmica, foi reconhecido pela academia como músico pianista e falou da emoção de compor a cadeira número 14. "Desde criança, escolhi tocar piano ao brincar na rua. A música sempre foi a minha paixão, e hoje, sei que fiz a escolha certa", finalizou Nakasima.
Após a consolidação dos novos membros, a Academia prestou homenagem à artista circense, Guaraciaba Malhone, pelos anos dedicados ao circo e pelo amor da família Guaraciaba a Votorantim. A palhaça 'Cocada' ficou emocionada por ser homenageada e ao se lembrar do pai – já falecido - o palhaço 'Pirulito'. "Gostaria que meu pai estivesse aqui para receber esta homenagem. Além de amar o circo, ele também amava Votorantim. Mesmo eu e minha família não sermos de Votorantim, a cidade nos recebeu muito bem nos anos 60, quando viemos para cá. Naquela época, os artistas circenses eram marginalizados e sofriam muito preconceito, nesta cidade foi diferente, fomos amados por todos", e completou com lágrimas nos olhos. "Meu pai tinha um desejo, ficar para sempre em Votorantim. Quando ele morreu, foi enterrado aqui e ficará eternamente nesta cidade."
Para o próximo ano a Academia pretende intensificar as ações culturais na cidade e definir outros novos membros, de acordo com o seu próprio estatuto. O presidente, Antonio Carlos finalizou o evento agradecendo a presença de todos, inclusive do prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta, e convidou os presentes para confraternizar o último evento do ano.
SERVICO:
A sede da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História (AVLAH) fica na sede da APEVO, Rua Antonio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim/ SP
Comunicação APEVO
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim















