sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Famílias da Vila Garcia 2 recebem as chaves dos apartamentos e iniciam as mudanças

Notícia publicada na edição de 13/11/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A
Jéssica Nascimento

 Novo residencial faz parte do Programa Municipal de Desfavelamento 


A família da auxiliar de limpeza Irene Cruz Matos foia a primeira a ter a mudança levada para o residencial - EMÍDIO MARQUES




Realização de um sonho. Essa foi a frase usada pela auxiliar de limpeza Irene Cruz Matos, de 49 anos, para descrever a emoção ao pegar a chave da sua casa própria. Após meses desabrigada, a mudança da família de Irene foi a primeira a ser entregue no Residencial Vila Garcia II, em Votorantim, destinado à famílias atendidas pelo Programa Municipal de Desfavelamento. Os beneficiados moravam em áreas de riscos ou que já haviam sido removidos de ocupações irregulares e áreas verdes da cidade. Irene está muito feliz com a nova residência. "Para quem perdeu tudo isso é uma bênção. Eu nem acredito que agora tenho uma casa", conta emocionada.

A auxiliar de limpeza morava em uma área irregular do Jardim Novo Mundo com o marido Vanderlei Maciel de Faria, de 41 anos e seus três filhos, Monique, Marcos e Marlon. Desde o ano passado, Irene começou a ter problemas com sua residência por conta das chuvas. "No começo deste ano a chuva levou a minha casa embora. Desabou tudo com a enxurrada. Perdi a maioria das minhas coisas", relata. Depois do ocorrido, Irene conta que ficou muito mal psicologicamente e tornou-se depressiva. "Eu fiquei muito triste e nervosa com o que aconteceu. Nunca tive problema com bebidas alcoólicas, mas comecei a beber por ansiedade", relata. Irene diz que procurou ajuda no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade. "Eu percebi que estava perdendo a pior coisa da minha vida, a minha família. Então decidi procurar ajuda para me curar", afirma.

Com a casa nova, Irene diz que tudo vai melhorar. "Agora é casa nova, vida nova e se Deus quiser, um emprego novo", afirma. A auxiliar de limpeza diz que vai ser preciso continuar com os remédios antidepressivos e com o tratamento no Caps por um certo tempo. "Para mim, só de acordar amanhã e poder dizer que estou dentro da minha casa, já vai ser um sonho realizado. É uma surpresa muito boa. Estou muito feliz", destaca.



Mudanças



As mudanças dos beneficiados para o condomínio começaram a ser feitas ontem, com o apoio da Secretaria da Cidadania e acompanhamento da equipe de assistentes sociais da pasta. As mudanças estão sendo priorizadas para as famílias em situações mais vulneráveis. As primeiras a serem transferidas vivem atualmente no bairro Vale do Sol. Mas aquelas que desejarem poderão providenciar a mudança por conta própria.

Ontem, a Prefeitura também estava fazendo a entrega das chaves para os beneficiados. A faxineira Maria Madalena de Almeida, de 50 anos, não via a hora de entrar no apartamento para conhecer a nova residência. "Eu morava na favela antes. Quero me mudar logo para cá. Vou tentar trazer minha mudança até esse domingo", conta. Maria diz que é muito bom não precisar mais pagar aluguel. "É uma beleza poder sair do aluguel. Nem acredito nisso", afirma. A faxineira diz que está muito contente com a nova casa. "Este ano vou passar o Natal com a minha família e em uma casa nova. Isso é muito bom."

A dona de casa Maria do Carmo Ferreira, de 55 anos, e seu marido, o aposentado Aparício de França, de 59 anos, se emocionaram e ficaram muito felizes ao entrar no apartamento para conhecer o novo lar. "O mais difícil, que é um teto para morar, graças à Deus nós já conseguimos", diz o aposentado. O casal fez até os planos para organizar os móveis dentro do novo imóvel. "O apartamento não é muito pequeno. É até um pouco grande. Eu achei muito bom", afirma Maria.

As famílias que foram removidas de ocupações irregulares e áreas verdes estavam recebendo o auxílio do Aluguel Social durante o período de transição, por parte da Prefeitura. Os beneficiados foram cadastrados e selecionados antecipadamente e a escolha dos apartamentos foi feita no mês de agosto. Os contratos dos imóveis foram assinados no começo deste mês. Durante o tempo que as famílias aguardaram a entrega dos apartamentos, participaram de reuniões com orientações sobre rotinas, mudança, organizações e as relações sociais que serão estabelecidas na nova comunidade.



O condomínio



O residencial Vila Garcia II está localizado na rua Isabel Ferreira Coelho, em Votorantim, e contém 160 apartamentos divididos em oito blocos. Cada unidade tem 42 metros quadrados, compostos por sala e cozinha conjugadas, dois quartos e banheiro. No núcleo há também salão de festas, área livre e uma vaga de estacionamento por apartamento. O condomínio vertical é fechado por alambrados e tem guarita na entrada, para segurança dos moradores. (Supervisão: Rosimeire Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim