segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Chuva atrasa início das obras na Juvenal de Campos

 Jornal Cruzeiro do Sul

De hoje até o dia 31 deste mês a via permanecerá fechada. - Adival B. Pinto

A chuva desta segunda-feira atrasou a primeira etapa das obras na avenida Juvenal de Campos, marcada para começar às 10h de hoje. De acordo com funcionários da empresa Julio e Julio e agentes da Urbes- Trânsito e Transportes, a chuva atrapalhou o início das obras e adiou o fechamento da avenida para às 11h45. De hoje até o dia 31 deste mês a via permanecerá fechada. A avenida, que é continuação da Dom Aguirre, será elevada em 60 centímetros.

Para amenizar os impactos no trânsito, desvios e rotas alternativas foram estabelecidos pela Urbes. Motoristas que desejarem seguir pela Avenida Juvenal de Campos sentido Votorantim/Sorocaba deverão utilizar a pista no sentido contrário, que estará liberada para o fluxo de veículos. Os motoristas seguirão na pista contrária até próximo à nova ponte, onde retornam para a faixa correta de rolamento. Desta forma, os motoristas chegarão à avenida Dom Aguirre, na altura da praça Dom Tadeu Strunck e poderão seguir seu caminho. Para que os veículos possam acessar a pista contrária será feito um "corte" no canteiro central da avenida.

Os veículos que estiverem no sentido Sorocaba/Votorantim da avenida Dom Aguirre, ao passar pela praça Dom Tadeu Strunck, terão como opção seguir pela rua Paulo de Monte Serrat e avenida Comendador Pereira Inácio, percorrendo assim o trajeto até o trecho da avenida Juvenal de Campos que estará liberado para o tráfego em direção à rodovia Raposo Tavares e Votorantim.

Informação Livre

 Notícia publicada na edição de 13/01/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno A -

O vereador de Sorocaba Fernando Dini (PMDB) encaminhou ofício ao Grupo Votorantim, que tem a concessão de uso da represa Itupararanga, questionando a segurança e a manutenção estrutural no local. A represa, diz ele, tem mais de 100 anos e não se sabe de fato o que é feito para manter a sua integridade física e conservação. Qualquer tipo de risco de acidente atinge diretamente Sorocaba, conclui o parlamentar.


...com segurança da represa
Uma das principais preocupações do vereador é de que atualmente não há qualquer órgão fiscalizador da represa de Itupararanga. Construída em 1911, ela passou a funcionar em 1914. Possui um lago com canal principal de 26 km de extensão e 192 km de margens, em uma área de 936 km quadrados. O volume útil estimado é de 286 milhões de metros cúbicos. A barragem tem 415 metros de comprimento e altura de 38 metros, com queda bruta de 206 metros e vazão máxima de 39,12 m cúbicos.

Faculdade Pitágoras de Votorantim divulga oferta do Prouni

82 vagas nas áreas de Administração e Engenharia

No primeiro semestre de 2014, a Faculdade Pitágoras de Votorantim oferecerá 82 bolsas integrais para as áreas Administração e Engenharia por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), iniciativa voltada aos interessados em pleitear bolsas de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) em cursos de instituições de ensino superior particulares de todo o país. As inscrições poderão ser concluídas de 13 a 17 de janeiro, somente pela internet http://siteprouni.mec.gov.br/. Informações sobre as ofertas da unidade no telefone (15) 3416.7014 e (15) 3416.7012.

Pré-requisitos: participação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apresentação da pontuação mínima estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) – 450 pontos na média das cinco provas do Enem 2012, sem obter zero na prova de redação; para bolsa integral, renda familiar comprovada de até um salário mínimo e meio (R$ 1.086), por pessoa; e para bolsa parcial, renda familiar comprovada de até três salários mínimos (R$ 2.172), por pessoa também.
• Administração (noturno) - 15 vagas
• Administração (matutino) - 5 vagas
• Engenharia de Controle e Automação (noturno) – 13 vagas
• Engenharia de Controle e Automação (matutino) – 2 vagas
• Engenharia Mecânica (noturno) - 22 vagas
• Engenharia Mecânica (matutino) – 3 vagas
• Engenharia de Produção (noturno) – 18 vagas
• Engenharia De Produção (matutino) – 4 vagas
Serviço
Vagas Prouni – Faculdade Pitágoras Votorantim
Inscrições: de 13 a 17 de janeiro
Link de acesso: http://siteprouni.mec.gov.br/
Informações: (15) 3416.7014 / (15) 3416.7012
Fonte: S2Publicom

Cursos de informática e cidadania inscrevem interessados até 31 de janeiro


O total é de 560 vagas em duas localidades em Votorantim. A duração dos cursos é de quatro meses, com aulas gratuitas três vezes por semana.


A Prefeitura de Votorantim está com inscrições abertas para crianças, jovens e adultos nos cursos de Informática e Cidadania oferecidos gratuitamente em duas unidades por meio de parceria com o Projeto Pérola. O total é de 560 vagas e os interessados devem se inscrever até dia 31 de janeiro, sendo que a divulgação dos selecionados será no dia 10 de fevereiro. Cada curso tem duração de quatro meses, com aulas três vezes por semana, com uma hora e cinquenta minutos cada.

As inscrições devem ser feitas diretamente nas unidades, no módulo pretendido e de acordo com a faixa etária de cada turma. No Telecentro da Vila Nova Votorantim será ministrado o Módulo 1 de Informática e Cidadania a partir de 7 anos e o Módulo 2, a partir de 14 anos, cada um com oitenta vagas. Já na Escola Municipal de Informática (EMIC), estão abertas turmas para o Módulo 1 e Módulo 2, ambos para idade a partir de 14 anos, cada um com duzentas vagas.

Para fazer a inscrição é necessário comparecer pessoalmente na unidade escolhida e apresentar os seguintes documentos: cópia do RG, Carteira de Habilitação (CNH) ou da Certidão de Nascimento, além de comprovantes de renda da família e de residência originais. Para se inscrever no Módulo 2 é necessário apresentar comprovante de conclusão do Módulo 1 e na seleção, a prioridade para destinação das vagas é feita de acordo com a renda familiar.

O Telecentro da Vila Nova fica na Avenida Pedro Augusto Rangel, n° 2.290 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, já a EMIC fica na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, n°301, próximo ao Terminal João Souto, no Centro e tem o horário estendido até 21h. O telefone para outras informações é o 3222-1234.


Secom Votorantim

Copa Brasil de Futebol Infantil começa na quinta-feira

As primeiras delegações chegam na manhã de quarta-feira (15)

A 19ª edição da Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim começa na quinta-feira (16). A tradicional competição da categoria sub-15 reúne as principais equipes do cenário nacional. Organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto, o torneio acontece até o dia 26 de janeiro.


Na quinta-feira (16), haverá a cerimônia de abertura às 19h e na sequência jogam São Paulo e Vasco da Gama. As partidas da primeira fase, onde todas as equipes do mesmo grupo se enfrentam, acontece ainda nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, e serão realizadas no Estádio Municipal e no campo do Sesi.

Para o prefeito Erinaldo Alves da Silva esta é uma das principais competições de calendário nacional na categoria e tem revelado diversos atletas para o futebol. "Estamos oferecendo toda a estrutura necessária para que a copa ocorra em alto nível", disse.

As arquibancadas para 7 mil lugares já foram montadas no estádio municipal seguindo as orientações técnicas do Corpo de Bombeiros.

A competição receberá cerca de 500 pessoas entre atletas e comissão técnica que ficarão alojados em quatro unidades escolares, já definidas. As primeiras delegações começam a chegar na manhã desta quarta-feira (15). Para os alojamentos serão utilizadas as escolas Izabel Ferreira Coelho, no Rio Acima; Lucinda Rodrigues Pereira Inácio, Parque Morumbi; Helena Pereira de Moraes, Centro e Abimael Carlos de Campos, na Vila Dominguinho, região do Rio Acima.

No ano passado foram realizados 31 jogos e marcados 76 gols, uma média de 2,4 gols por jogo. Durante todas essas edições a competição revelou diversos jogadores para o futebol brasileiro e mundial a exemplo do goleiro Rafael, meio campo Lucas e os atacantes Neymar, Alexandre Pato e Robinho, entre outros.

O Grupo A tem São Paulo/SP, Vasco/RJ, Vitória/BA e Internacional/RS; Grupo B, Santos/SP, Flamengo/RJ, Cruzeiro/MG e Seleção de Votorantim; Grupo C, Corinthians/SP, Botafogo/RJ, Bahia/BA e Coritiba/PR e Grupo D, Palmeiras/SP, Atlético/MG, Grêmio/RS e Figueirense/SC.


15/01/2014



--
Secom Votorantim

Obras na avenida Juvenal de Campos devem começar nesta segunda-feira

 Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Local em Sorocaba (SP) terá pavimentação asfáltica e alteamento.
Expectativa é que obra seja concluída em aproximadamente 15 dias.
 
Obra de pavimentação e alteamento terá início
nesta segunda-feira (13). (Foto: Emerson Ferraz)

As obras de pavimentação asfáltica e alteamento da avenida Juvenal de Campos, prolongamento da avenida Dom Aguirre, sentido Sorocaba/Votorantim (SP), devem começar nesta segunda-feira (13). A expectativa é que a primeira etapa da obra seja concluída em aproximadamente 15 dias. Mas a prefeitura ressalta que imprevistos como chuvas em excesso podem adiar a conclusão.
A previsão é que a partir do final de janeiro, os motoristas quem vêm de Votorantim para Sorocaba (SP) já poderão utilizar a nova ponte.
De acordo com o secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, Antonio Benedito Bueno Silveira, são duas etapas: a primeira consiste no alteamento, que é a concordância da ponte com a avenida Dom Aguirre, com previsão de início dos trabalhos em cerca de 15 dias. A ação contempla também a construção da Estação Elevatória de Águas Pluviais, localizada entre a avenida Juvenal de Campos e a rua Monte Serrat, que deverá auxiliar a drenagem da região.
A segunda fase da obra, que é o alteamento no sentido Sorocaba/Votorantim, deveria ficar pronta em julho, mas o prefeito Antonio Carlos Pannunzio determinou que fosse estudada a antecipação desse prazo. "No trecho próximo à ponte Pinheiro, a pista existente será alteada em uma extensão aproximada de 350 metros com o objetivo de elevar a cota de alagamento, diminuindo a probabilidade de enchentes", explica o secretário.
De acordo com o projeto, a Juvenal de Campos terá a pista marginal ao rio alteada em cerca de 60 centímetros no ponto máximo, em uma extensão aproximada de 300 metros, para a concordância com a altura da nova ponte. O fluxo de tráfego, dessa maneira, terá a saída do bairro pela rua André Carlos Isse, podendo acessar a esquerda para Votorantim e a direita para Sorocaba.
Para quem vem de Votorantim, o acesso ao bairro será feito à direita na ponte. O controle dos acessos será feito por conjunto semafórico. A rede de drenagem localizada na rua Monte Serrat e entorno serão refeitas, para adequações de captação de águas pluviais.

Assista:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/01/obras-na-avenida-juvenal-de-campos-devem-comecar-nesta-segunda-feira.html

Votorantim: Erinaldo fala sobre o cancelamento do cheque escolar; ouça

Ipanema Online



Alana Damasceno / Ipanema Online


O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva (PSDB), falou na manhã desta segunda-feira (13), sobre a Prefeitura de Votorantim não poder mais fornecer os cheques dos programas “bolsa uniforme” e “bolsa material escolar” aos pais de alunos da rede municipal de educação. A orientação do cancelamento partiu do Tribunal de Contas do Estado. "Nós somos cumpridores da lei", disse o prefeito. "Não cabe a nós questionar a decisão do tribunal de contas ou do Ministério Público", completou.

Segundo o prefeito, o processo licitatório de pesquisa de preço foi uma das razões da orientação do órgão. "Foi o fato de você gastar o dinheiro público sem fazer pesquisa de preço", disse.

A entrega dos itens aos estudantes está mantido, mas será feito com a entrega dos produtos aos pais diretamente nas unidades escolares e não mais por meio dos cheques para a compra no comércio credenciado como vinha ocorrendo.

Atualmente a Prefeitura está providenciando a compra dos materiais escolares básicos e do uniforme de verão que será por meio de processo licitatório conforme determina a legislação. Conforme a Secretaria da Educação, o benefício está garantido a todos os cerca de 11 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das 48 escolas mantidas pela Prefeitura. O que mudou foi apenas a forma como esses itens vão chegar às famílias, mas o fornecimento e a qualidade dos produtos estão mantidos.

A lista de material escolar será a mesma que os pais comprariam com o fornecimento do cheque e a entrega será feita em duas etapas, porque uma parte desses produtos a Secretaria da Educação já tem disponível. A primeira cota desses materiais já estará nas escolas no retorno às aulas, no dia 05 de fevereiro e é composta por itens como caderno, papel sulfite, canetas, lápis, apontador e borracha. A segunda parte dos materiais, devido aos prazos da licitação, tem previsão de entrega até o final de fevereiro, também na escola.

Quanto ao fornecimento do uniforme de verão, os pais poderão realizar a escolha dos tamanhos das peças na primeira semana de aulas, na própria escola. O conjunto terá camiseta e shorts ou camiseta e shorts-saia para cada estudante e a previsão é fornecer às crianças no tamanho solicitado até o final de fevereiro.

Ouça:
http://www.jornalipanema.com.br/noticias/regiao/46142-votorantim-erinaldo-fala-sobre-o-cancelamento-do-cheque-escolar-ouca

Ocorrência


Condenado Capturado

Em 13 de janeiro, às 02h24min, no município de Votorantim, os Policiais Militares Soldados Flavio e Gaseo, durante patrulhamento pelo bairro Vila Garcia se depararam com um indivíduo em atitude suspeita, durante abordagem o mesmo foi identificado como Hudson Forte Floriano, na revista pessoal nada de ilícito foi localizado, porém após pesquisa via PRODESP o mesmo constou como procurado pela justiça pelo crime de furto. Diante dos fatos, parte conduzida à delegacia onde foi elaborado o boletim de ocorrência de condenado capturado, Hudson permaneceu à disposição da justiça.


SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
QUADRAGÉSIMO BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DO INTERIOR
VOTORANTIM - SP

Cultura abre inscrição para cursos

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim inicia no dia 15 de janeiro as inscrições para as vagas remanescentes dos cursos das Oficinas Culturais. As rematrículas para quem participou no ano passado deve ser realizadas até hoje, segunda-feira (13).

As pessoas que desejam participar dos cursos das Oficinas Culturais e não estavam inscritos no ano de 2013, deverão fazer as inscrições a partir desta quarta-feira (15).

Tanto para a rematrícula, quanto para as novas matrículas os interessados deverão comparecer ao Espaço Aquário Cultura, ao lado da Praça de Eventos no horário das 9h às 15h, munidos de cópia dos seguintes documentos: RG - CPF - Comprovante de Residência - caso a criança não tenha RG, poderá utilizar a Certidão de Nascimento.

A Secretaria informa ainda que nesta primeira etapa das matrículas, terão preferência os moradores de Votorantim. As aulas começam na segunda semana de Fevereiro.


--
Secom Votorantim

Moradores do Jd. Tatiana reclamam de atendimento no pavimento superior da USF

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

De acordo com a Secretaria de Saúde, a orientação é para que médicos e enfermeiros desçam para dar assistência no andar térreo em caso de necessidade

Os pacientes da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Tatiana reclamam que, em alguns procedimentos médicos, é necessário ir até o pavimento superior e, com isso, utilizando o auxílio de uma escada. O aposentado Carlos Alberto Nabuco, 40 anos, alega que nem todos têm condição de ser atendido no andar de cima, pois têm dificuldade de subir a escada, principalmente deficientes físicos e gestantes.
Nabuco explica que a Unidade de Saúde da Família funciona no mesmo local desde a primeira gestão de Jair Cassola (PDT), iniciada em 2001. “Desde essa época nós, moradores do Jd. Tatiana, estamos reivindicando que seja melhorado o acesso ao pavimento superior.” Antes de Cassola mudar a USF de espaço, o atendimento era realizado em uma residência de um cômodo, isto é, sem nenhum tipo de escada para dar acesso a outros procedimentos médicos.
O motorista André Luiz Vitorino, 42 anos, conta que os moradores esperam desde o segundo mandato de Cassola a construção de uma nova unidade de saúde no Jardim Tatiana. No ano passado, a Prefeitura de Votorantim obteve recursos federais para a implantação de um espaço voltado à saúde. De acordo com a Secretaria de Obras e Urbanismo, cujo responsável é Marco Antônio Gonçalves Pontes, atualmente a obra está em fase de projeto de engenharia.
Outra reclamação dos moradores é quanto à falta de médicos. Segundo a Secretaria de Saúde, que conta como responsável Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, cerca de 600 atendimentos são realizados, mensalmente, na USF. “Quando um médico está de férias, outro profissional não vem para ocupar a ausência. Temos que esperar meses para conseguir ser atendido”, explicou o aposentado Joventilho de Camargo, 70 anos.

Orientação é descer
Em nota, a Secretaria da Saúde informa que nem todos os atendimentos são realizados no primeiro andar da Unidade de Saúde da Família do Jardim Tatiana. Para os atendimentos no pavimento superior, quando se trata de um paciente que tenha dificuldade para subir as escadas, a orientação é que médicos e enfermeiros da unidade desçam para dar assistência no andar térreo.
Desde o primeiro semestre do ano passado, a Secretaria da Saúde tem buscado uma solução que seria a transferência da unidade, o que não foi possível em curto prazo devido à falta de disponibilidade de outro imóvel no bairro com condições mais adequadas para abrigar a unidade. Não foi encontrado na região nenhum imóvel que reunisse as características necessárias, ou seja, imóvel térreo, com melhores condições de acessibilidade e localização, além de ter o tamanho e a estrutura adequada para receber todos os setores da unidade.

Notas, etc e tal.

  Folha de Votorantim

Sessões que terminam em pizza?
Pelas informações que constam no site da Câmara de Votorantim, entre fevereiro e setembro do ano passado - meses que estão registrados no espaço de transparência -, os vereadores consumiram R$ 6.179,65 em lanches. É de se supor que, desta despesa, constem também as pizzas, deglutidas após cada sessão legislativa. Se for pegar a média mensal, o total é de R$ 772,45. Ao colocar este número nos meses que não foram apresentadas as despesas no site, pode-se constatar que teremos outro total parecido ou próximo de R$ 8.497,00 - que representa fevereiro a dezembro do ano passado.

Marmitex
O fornecimento de marmitex aos funcionários públicos municipais de Votorantim ainda não tem empresa definida, pois o resultado do pregão presencial (nº 117/2013) está em fase de análise de recursos. A previsão da Prefeitura é divulgar a conclusão em até 10 dias. A contratação será por 12 meses e deve ter início no final de fevereiro deste ano, quando se encerra o atual contrato com a Votoserv.

Vila Pedroso III, 1
A Agência Reguladora de Votorantim está acompanhando o caso do Conjunto Habitacional Vila Pedroso III juntamente com a empresa Águas de Votorantim. Desde o início em que foi comunicado o problema, foram ao local e constatado que a água da concessionária chega até o hidrômetro regularmente. Mesmo assim a grande maioria dos moradores estão sem água e o abastecimento vem sendo feito por meio de caminhão pipa contratado pela empresa  JRA.

Vila Pedroso III, 2
Diante desta constatação, a Agência Reguladora informa ter entrado em contato com a empresa JRA e cobrou providências, recebendo a informação de um dos responsáveis pela obra que a mesma estaria recebendo ontem uma válvula solenoide, e neste sábado será instalada, o que aumentará a pressão da água sanando assim o problema.

Recesso nos borburinhos
Curiosamente, parece que o recesso parlamentar também decretou sensível  diminuição dos borburinhos políticos pela urbe. Ao menos nos pontos mais movimentados, especialmente os da avenida 31 de Março e adjacências. A garantia, no entanto, não pode ser estendida a outros núcleos mais afastados e privativos.

Voltam mais intensos
Entretanto, passado este período de férias, os meios políticos devem ficar bem mais eriçados, por causa das eleições deste ano. Os comentários devem ter como foco dois assuntos primordiais: as pré-candidaturas de Pedro Nunes Filho e de Wilson Miramontes.

Mas há dúvidas
Comenta-se que, a respeito de Pedro Nunes Filho, tudo já foi combinado em reunião festiva, para que ele seja o pré-candidato a deputado estadual pelo PDT. Mas Miramontes passou a ser dúvida, depois de quase acertada sua pré-candidatura pelo PV, com promessa de apoio até do partido regional, com comando em Sorocaba, afiançada pela cúpula estadual. De repente, o PV local mudou de presidência, sem sequer uma justificativa ao ex-presidente Miramontes, que acabou traído.

Em novo partido
Decepcionado com a nova situação, mas entendendo que a traição em política pode ser normal, mesmo quando menos se espera, Wilson Miramontes já pensa em novo partido e até mesmo sobre as possibilidades de se lançar pré-candidato. Mas isso só mesmo daqui há algum tempo...

Muito trabalho
Reconhecido pela sua competência de aglutinação, Miramontes deve estruturar, mesmo à custa de muito trabalho, sua nova base mais rápido do que se imagina. Deverá fortalecer seu novo partido com nomes que havia levado ao PV, muitos dos quais se sentem hoje desconfortáveis em ninho diferente.

Reforma administrativa
Parece que o prefeito Erinaldo Alves da Silva já deu início a algumas reformulações dentro do âmbito administrativo. É o que se pode constatar no Jornal do Município, veiculado ontem, quando foi publicada uma série de portarias, nomeando e designando funcionários.

Landito no esporte
O ex-vereador Orlando Herrera Dias (foto), o conhecido Landito, que vinha atuando como diretor na Secretaria de Serviços Públicos, notadamente ao lado do vice-prefeito Silvano Donizete Mendes, ou seja, atendendo serviços nas mais diversas ruas da cidade, foi nomeado como diretor do departamento de esportes da Secretaria do Desporto.

Nova dobradinha
Com esta nomeação, Landito agora passa a fazer dobradinha com o Taborda, secretário de Desporto. Mas ele não deve demorar para entrosar-se na nova função, devido seu largo relacionamento nos meios esportivos, mormente entre os clubes varzeanos, onde transita com maior facilidade.

Joel Robson na Secom
Por sua vez, Joel Robson, já conhecido pelo seu assessoramento mais direto ao prefeito, acabou sendo nomeado diretor da Secretaria de Comunicação.

Melhor desempenho
Com tantas modificações, após as nomeações feitas, o próprio prefeito Erinaldo Alves da Silva espera que a máquina administrativa tenha desempenho mais eficiente e, principalmente, mais ágil.

Mestre é formado por tailandeses

 Rede Bom Dia
Everton Rocha 
 
 Pako Oliveira dá aulas na região e é apontado como uma das maiores autoridades em muay thai no país

 

Pako Oliveira é lutador e professor de muay thai em Sorocaba e na região
 

O mestre Pako Oliveira, que há mais de 30 anos convive com as artes marciais em Sorocaba, dissemina o muay thai original da Tailândia também em várias cidades da região, como Votorantim e Porto Feliz. 

Considerado pelos tailandeses como o principal esporte do país, o muay thai é uma arte marcial originária de lá e combina disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé. É conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés.
 
É muito popular entre praticantes de MMA, pela agressividade dos golpes. E também entre as mulheres, por exigir bastante do corpo, o treino do muay thai é uma ótima alternativa para melhorar a forma e o condicionamento físico.

“Pensava que sabia muito sobre esta arte marcial, mas ao chegar na Tailândia descobri que ainda tinha muito que aprender. Fiquei lá por cinco anos treinando com os mestres Pratin Suckchamroen, que possui o 15º grau da graduação máxima da modalidade, e Narong Wongsoonthon, detentor do 16º grau da graduação máxima, quando pude aprender muay boran, que é o muay thai raiz, o verdadeiro”, disse

Início foi no caratê e a partir daí veio a coleção de faixas pretas
 Pako Oliveira começou com o caratê (ostenta a faixa preta 2º dan). Paralelamente, também praticou full contact e kick boxing até atingir a faixa preta nas duas modalidades. Não satisfeito, praticou ainda boxe e jiu-jitsu, mas foi no muay thai que encontrou sua verdadeira paixão.
Ele treinou muay thai no Brasil durante 20 anos, quando decidiu ir à Tailândia aprender mais sobre a origem do esporte e aprimorar suas técnicas.

Ao retornar ao Brasil, com o prapachiat vermelho e amarelo (graduação máxima) em seu 12º grau, o mestre Pako foi contemplado com a oportunidade de representar duas importantes federações tailandesas do método: a Association Institute of Thai Martial Arts (Aitma) e a International Muaythai Council (IMC), a última concede a ele o direito de organizar eventos e campeonatos com toda a estrutura para que seja um acontecimento com status de mundial. 

Ele é o único no Brasil a conquistar essa autorização e com essa permissão, já conseguiu realizar dois importantes seminários em Votorantim, dos quais participaram seus mestres tailandeses. 

MAIS

Todo ano ele volta à Tailândia para aprender
Há sete anos, Pako se dedica a disseminar a sua arte. Ele ministra aulas em cinco academias nas cidades de Sorocaba, Porto Feliz e Votorantim, onde possui seu próprio espaço. O especialista em boxe tailandês faz parte da equipe de treinadores da Team Maldonado, time liderado pelo sorocabano Fábio Maldonado, um dos maiores lutadores do UFC. O mestre anualmente volta à Tailândia para aperfeiçoar suas técnicas e realizar exames de graduação.

TV Votorantim - Kaká Martins - Homem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma

Ouça a Rádio Votorantim