segunda-feira, 28 de maio de 2018

Transporte coletivo opera com frota reduzida

Jornal Cruzeiro do Sul
Marcel Scinocca

Usuários tentam embarcar em ônibus no Terminal Santo Antônio - FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (25/5/2018)

O transporte coletivo de Sorocaba está operando com frota reduzida. A informação é da Urbes, que gerencia o trânsito e o transporte da cidade. Conforme a instituição, desde as 14h desta segunda-feira (28), a operação do transporte coletivo  foi adequada com a redução da frota em 15%. Ou seja, todas as linhas de ônibus circulam, porém com alguns horários reduzidos. O objetivo é economizar combustível visto que a procura pelo serviço na manhã desta segunda-feira foi inferior a dias normais". 

A decisão ocorreu após reunião realizada no final da manhã desta segunda-feira entre técnicos da Urbes e das empresas concessionárias Consor e STU. 

A informação já está no site da Urbes quando se consulta os itinerários nesta segunda-feira (28). Na tabela disponível pela entidade, há a informação de que as linhas operavam com uma tabela especial de segunda-feira a sexta-feira (1º). Ainda conforme a Urbes, o serviço de transporte especial está atendendo todos os agendamentos feitos pelos usuários. 
  
O sistema de transporte coletivo possui 107 linhas de ônibuste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo. As empresas que operam o sistema devem receber mais combustível nesta terça-feira (29). 
  
Para consultar os horários das linhas, os usuários podem entrar em contato pelo telefone 118 ou ainda conferir no site da Urbes nos ícones: Horários de Ônibus/Consulta por Linhas e clicar em "Dias Especiais" que está em vermelho: www.urbes.com.br; ou ainda acessar o App InfoBus.  

Votorantim 

O Grupo São João definiu um esquema especial para o transporte público de Votorantim e das demais cidades da Região Metropolitana de Sorocaba que são atendidas por ela. A informação foi divulgada pela empresa no fim da tarde. Nesta terça-feira e na quarta-feira, por exemplo, nos horários que são considerados de pico, das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h, toda frota estará nas ruas. Nos demais horários, 60% dos ônibus seguem em circulação. 

Já na quinta-feira (feriado) e no domingo operam os ônibus das linhas chamadas diametrais, que ligam bairros populosos de Votorantim ao Centro. São elas: Vila Nova ao Novo Mundo, passando pela região central, Shopping Iguatemi Esplanada e Jardim Tatiana, bem como a linha Itapeva a Sorocaba, passando pelo Jardim Serrano e Centro. Na sexta-feira e no sábado também haverá redução. 

Região 

Na Região Metropolitana de Sorocaba também houve alteração no transporte coletivo em outras cidades. Em São Roque, houve mudanças no intervalos das linhas desde sábado (26). Nesta segunda-feira houve alterações e em alguns horários o atendimento foi feito com intervalos maiores, com a tabela de domingo. Na cidade de Araçoiaba da Serra houve alteração nos horários desde sexta-feira (25). Não há data para que a situação se normalize. Na cidade de Salto os ônibus seguem com horários reduzidos desde quinta-feira (24). Em Itu, não houve transporte público no domingo (27) e no sábado (26) houve oferta de apenas 30% da frota. Nesta segunda-feira e nesta terça-feira, as linhas serão atendidas somente nos horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h). Conforme o Executivo, a possibilidade de interrupção na próxima quarta-feira (30) depende diretamente das condições de abastecimento de combustível, que afeta todo o país. O transporte na zona rural da cidade está suspenso. 

Com reação ao transporte metropolitano, devido à greve dos caminhoneiros Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em seu último comunicado, informou que as empresas de ônibus metropolitanos estão enfrentando problemas de abastecimento da frota nas regiões de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba e que orientou as concessionárias e permissionárias a priorizar a operação nos horários de pico e nas linhas onde há maior número de passageiros transportados. Em Salto de Pirapora a situação também é essa, com horário normal nos momentos de pico e intervalos de uma hora nos demais, isso com relação ao transporte intermunicipal. Em Iperó também houve redução nos horários oferecidos pela empresa que presta o serviço intermunicipal, assim, houve mais tempo para que os usuários pudessem pegar os ônibus com destino aos bairros de Bacaitava e George Oeterer, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim