quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tecnologia ao alcance dos alunos da rede municipal de Votorantim

 

Prefeitura está concluindo instalação das lousas digitais em todas as unidades

 

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Votorantim comemoram a implantação da lousa digital nas unidades escolares. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação já está concluindo a instalação da nova ferramenta que se tornará em grande aliada dos professores, além de proporcionar as aulas mais dinâmicas, unindo conhecimento a recursos tecnológicos.

Cada unidade conta com uma lousa digital instalada na sala de multimeios, e grande parte delas já recebeu a instalação de seu software. Sendo assim cada turma freqüenta o espaço pelo menos uma vez por semana. O uso desta tecnologia de interação implica no toque do dedo. Para realizar o movimento do cursor na lousa para que aluno e professor possam interagir com as atividades.

A ferramenta é composta por um conjunto de equipamentos, que incluem além da lousa, o projetor, o computador e o software, que oferece ferramentas diferenciadas, para que os professores possam preparar atividades, apresentações e ações com os demais aplicativos do computador.

A professora Ana Maria Gallo Ferraz, que leciona na EMEIEF "Helena Pereira de Moraes", o Parcão, aprovou a nova ferramenta. Ela destaca os recursos que tem auxiliado os professores na aprendizagem de seus alunos, tornado as aulas atrativas, dinâmicas e repletas de descobertas. "A lousa é fácil de usar e fascina quem a manuseia, vejo isso pelos meus alunos que estão encantados, chamo cada um para vir a frente e juntos desenvolvemos o exercício proposto. Isso é ótimo para a interação deles", comenta a professora.

A educadora acrescenta ainda que a ferramenta permite uma aula mais dinâmica e eficaz devido ao recurso de multimídia que possibilita inserir música, vídeo, internet, entre outros atrativos para todas as disciplinas. "A tecnologia veio para nos ajudar e todo professor tem que se atualizar para que seu aluno tenha uma aprendizagem com qualidade, preparando-os para o futuro", finaliza a professora. Os professores da rede municipal receberam capacitação para a utilização do equipamento, oferecida pela própria Secretaria de Educação.

Para os alunos a novidade só veio acrescentar. "A lousa fala. O nosso nome aparece e ao clicar nele uma voz faz a chamada do nome e respondemos que estamos aqui e isso é muito legal", disse a aluna do 1º ano, Sara Marquezin, 6 anos.

Outra aluna que está gostando das aulas é Taimara de Almeida, também 6 anos. "A lousa é muito bacana, tem som e imagem que a gente pode alterar", contou a estudante.  

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Parlamentares apóiam a transformação da Cadeia Feminina em Pólo Cultural


De acordo com o requerimento que foi assinado por todos os vereadores, a Associação Cultural, Educacional e Beneficente "Cultura Votorantim" tem o objetivo de desenvolver o projeto "Escola Livre de Artes de Votorantim", naquele espaço, obtendo parceria entre Governo do Estado, Prefeitura, empresários, agentes culturais, arte-educadores, ONGs, associações e a sociedade como um todo, com o propósito de abrigar o desenvolvimento artístico.

"Será um espaço de formação e pesquisa nas áreas teatral, musical, artes visuais, artes plásticas e também em outras linguagens artísticas, nas quais os alunos possam contar com uma pedagogia diferenciada, no sentido de levar o indivíduo a uma reflexão do entendimento da "cultura". Além da formação técnica, também se propõe o desenvolvimento de eventos e ações socioculturais", especificam os vereadores.

No requerimento também é citado o exemplo ocorrido na cidade de Jundiaí - SP, onde uma cadeia pública foi desativada recentemente, e o local, após demolido, poderá dar espaço para a área de saúde; a Associação Cultura Votorantim sugere ao Governo do Estado de São Paulo que transfira as dependências da cadeia feminina para a Secretaria Estadual de Cultura, que poderá transformar o mesmo prédio, após reformado, em um Centro Cultural, administrado pela própria Secretaria, como uma Oficina Cultural ou em parceria com  entidades, associações ou ONGs, prestando assim grande contribuição à população votorantinense, que há muitos anos convive com a Cadeia em plena região central da cidade, e que aceitou prontamente a construção de um complexo penitenciário que beneficiou cidades de todo o estado de São Paulo.

Os vereadores ainda informaram que é de consenso do Prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), a transformação da Cadeia Feminina de Votorantim em um Centro Cultural.  "Seria uma decisão acertada transformá-lo num Centro Cultural, pois é possível oferecer boas oportunidades educacionais às crianças e aos adolescentes", detalharam o vereadores.

Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Na sessão legislativa desta segunda-feira (09), os vereadores aprovaram e encaminharam o requerimento n º 205/11, ao Prefeito Carlos Augusto Pivetta e ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no qual questiona sobre a possibilidade de transformar a atual Cadeia Feminina de Votorantim, que será desativada ainda neste ano, em um Pólo Cultural, por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Votorantim.

Projeto resgata valores junto aos alunos da rede municipal de Votorantim




A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, valoriza ações voltadas à família dentro das unidades escolares. Exemplo disso é o trabalho desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Odair José Cau", na Vila Garcia, com o tema "Minha escola, minha casa, meu mundo" que envolve 140 crianças de quatro meses a quatro anos.

Segundo a diretora da unidade escolar Mirian Raquel da Cruz, esse é um projeto importante para o desenvolvimento das crianças. "É um resgate de valores, que começa na família, que deve ser parceira da escola. A criança é o reflexo do adulto, e o nosso objetivo é integrar a família, escola e comunidade", contou Miriam.

Entre as ações realizadas neste mês estavam a homenagem às mães, na qual as mesmas participaram de uma café da manhã especial; um bazar da pechincha para angariar fundos para a Associação de Pais e Mestres da escola, além de diversas atividades com pintura, teatro de fantoches, brincadeiras e implantação de uma horta.

O projeto prossegue ao longo do ano quando haverá outras semanas da família, com atividades pedagógicas e recreativas, sendo desenvolvida junto à comunidade.



Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM)

Etec abre as inscrições para curso gratuito de informática

Notícia publicada na edição de 11/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 011 do caderno A


Etec do bairro Votocel - Por: ERICK PINHEIRO

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Votorantim, que fica no Votocel, está com as inscrições abertas para o projeto Agregando Gerações, que dispõe de curso de Informática para interessados de todas as idades. O curso tem duração de três meses, é gratuito, aberto à comunidade, mas com disponibilidade de apenas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até dia 15 de maio. Não há pré-requisito. O curso tem duração de 3 meses e acontece duas vezes por semana, pela manhã. Os interessados devem procurar a unidade e apresentar apenas o RG. A Etec Votorantim fica na Irma Ferrarezi, sem número, no Votocel. Informações (15) 3242-6636/4168.

A unidade também participa do Vestibulinho do 2º semestre de 2011, que disponibiliza 280 vagas em quatro cursos distintos: Informática, Logística, Administração e Marketing. As inscrições seguem até o próximo dia 20 de maio e devem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetc.com.br. O custo é de R$ 25 e deve ser pago em qualquer agência bancária. A prova ocorre no dia 19 de junho, a partir das 13h30. Em Votorantim a unidade atende a região e disponibiliza: 80 vagas para o curso de Logística (tarde e noite) e outras 80 de Informática (tarde e noite) - ambos na sede da Etec, no Votocel. Mais 40 vagas são oferecidas para o curso de de Administração e 40 para Marketing - ambos serão ministrados na escola Daniel Verano.

Outras 40 vagas estão abertas na extensão de Capela do Alto. Os interessados devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ou 3º ano. As inscrições devem ser feitas pela Internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. De acordo com a diretora da unidade, Leni Palmira Piacitelli, a Etec de Votorantim tem dois anos e meio de existência e reúne cerca de mil alunos distribuídos entre a sede e duas extensões: na unidade Daniel Verano, no parque Bela Vista, e na escola Pedro Dias de Campos, em Capela do Alto. Além dos quatro cursos técnicos, a unidade dispõe de seis classes de ensino médio, que somam 240 alunos. "Nossa intenção é expandir a escola, agregar mais um curso, voltado para a indústria de plásticos. Pretendemos ampliar o prédio no terreno ao lado nos próximos anos", explicou.


Intercâmbio Cultural

Apesar do pouco tempo de existência, a unidade já contou com a participação de dois alunos no Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, oferecido aos melhores estudantes de todo o Estado: Daniele Priscila Correa e André Rodrigues. O Intercâmbio Cultural é desenvolvido pelo Centro Paula Souza desde o ano passado e visa custear um curso intensivo da língua inglesa a 250 estudantes da rede em todo o Estado por semestre. O programa visa promover o aprimoramento da língua por um mês, com toda a viagem paga pelo Centro. Para participar os alunos têm que ter a maior taxa de frequência e notas durante os cursos técnicos oferecidos pela instituição.

Véu, grinalda e fumaça

Mayco Geretti
Agência BOM DIA


Noivas cruzam o Centro de Votorantim atraindo assobios de homens e despertando o imaginário feminino
Bem longe da igreja, grupo de noivas passa por posto de combustíveis sob olhar de curiosos na região central de Votorantim
Gilson Hanashiro/Agência BOM DIA




Na disputa por espaço no tráfego caótico das 17 horas carros, ônibus, motos e... noivas? No fim da tarde desta terça-feira (10) um grupo de dez mulheres – de estudantes a empresárias – percorreu as ruas centrais de Votorantim usando vestidos brancos, véu e grinalda. Das investidas masculinas aos sonhos femininos, causou reações das mais diversas em quem se deparava com a cena inusitada.

A comerciária Carmina de Almeida parou para ver o desfile, que passou por calçadas, cruzou a avenida 31 de Março várias vezes e interagiu com pedestres e motoristas. “Dá um apertinho no coração. No fundo toda mulher alimenta a expectativa de se casar de branco um dia”, revela a mulher de 40 anos que uma vez chegou perto do altar, mas não conseguiu por desistência do namorado.

‘Posso morrer feliz’


A dona de casa Benedita de Souza Gramático realizou um sonho. E ela não era uma das que se vestiram de noiva. Seu desejo era um dia poder ver a filha, a empresária Thaís Nocera, com a indumentária característica. Casada há cinco anos, Thaís optou pela união somente no cartório, frustrando as expectativas da mãe, que é casada há 39 anos e ainda guarda num armário o seu vestido. “Agora posso morrer feliz, ela ficou maravilhosa, bem do jeitinho que eu imaginava.”

O evento foi organizado pelo cabeleireiro Marcelo Soares, que não chegou a pagar cachê às noivas. “São amigas, clientes e funcionárias do meu salão. Elas toparam fazer essa homenagem ao casamento no mês das noivas”, explica. “Quero mostrar que essa instituição está viva e não sai de moda. Do casamento nasce a família e família é tudo.”

Com fins menos nobres, o vendedor Emerson Cordeiro, 24, não poupou os gritos de “Ô, que coisa boa!”, seguidos de assobios. “Vou te falar que deu até vontade de casar, mas estou pensando é na lua de mel”, afirmou, para o riso dos amigos.

Único solteiro entre os funcionários da loja na qual trabalha, Emerson teve de ouvir algumas verdades do colega Jeferson Silva. “Case para ver o que é bom para a tosse”, decretou o mecânico de 34 anos que casou-se aos 17.

Gente & Negócios

Larissa Vasconcelos
Agência BOM DIA

Encontro da saúde é nesta quinta-feira


O EJEMF (Instituto Educacional Engenheiro José Ermírio de Moraes Filho), que é a escola do Hospital Santo Antônio de Votorantim, realiza nesta quinta-feira o 1º Encontro de Profissionais e Estudantes da Saúde.

O tema principal do evento será “Boas Práticas com Ciência e Arte”, estipulado pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem), que engloba temas como “Urgência e Emergência, como prestar assistência”, “Possibilidades de atuação em Radiologia e em Farmácia” e “Viver é saber se alimentar”.

Os alunos farão apresentações, orientações, verificação gratuita de nível de glicemia e pressão arterial e doarão sangue. Também haverá arrecadação de alimentos para serem doados à Avam (Associação Votorantinense de Amparo ao Menor) e a Casa de Belém.

De acordo com a diretora pedagógica do EJEMF, professora Maria Tereza Miller, o intuito é atender a população e demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os cursos Técnicos em Enfermagem e Radiologia, oferecidos pela escola.

O curso de Farmácia terá início em agosto deste ano. A Escola estará aberta das 8h às 12h e das 14h às 22h. O evento é gratuito.

Desfile celebra o mês das noivas em Votorantim

Ipanema online

Alana L. Silva / Ipanema Online

 
Um desfile com proposta ousada aconteceu nesta terça-feira (10), em Votorantim. Para celebrar o mês das noivas, comemorado em maio, 10 mulheres se transformaram em modelos e desfilaram nas ruas do centro da cidade. A proposta do desfile, segundo o idealizador Marcelo Soares, é fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância do casamento.

Mesmo não sendo modelos profissionais, as participantes do evento encararam o desafio. O desfile começou na Paróquia São João Batista, em frente à praça de Eventos Lecy de Campos, e seguiu toda a extensão da Avenida 31 de Março, coração do município.


Cheliga Sanches, que trabalha como cabeleireira e namora, participou do desfile e disse que posar usando vestido de noiva é “um sonho”, e que, como muitas mulheres, tem a vontade de se casar. Já Lúcia Fraiol, escriturária, solteira, que também desfilou, comentou que acredita na união da família e no casamento.

 
Na plateia, Cida Nobre, artesã, conferiu o desfile e aprovou a iniciativa. “Todas as modelos estão maravilhosas. Casamentos sempre me emocionam. Lembro que quando usei meu vestido para casar a sensação foi maravilhosa”.

“Muitas das modelos que estão aqui hoje têm a vontade de se casar e, de certa forma, estão se realizando”, comentou Soares, “esse desfile é algo que venho planejando há muito tempo e espero realizar mais vezes, trazendo 20, 30 modelos, e quem sabe até de modelos vestidos de noivos”. O evento, de caráter popular, não teve fins lucrativos.

VEJA A GALERIA DE FOTOS:
http://www.jornalipanema.com.br/novo/Região/DESFILE+CELEBRA+O+MES+DAS+NOIVAS+EM+VOTORANTIM.html

Desfile de rua marca o mês das noivas

Notícia publicada na edição de 11/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A


Cena de onze mulheres vestidas para casar chamou atenção na área central


Elas posaram para fotos em frente à Igreja Matriz e seguiram a pé pela avenida 31 de Março - Por: Adival B. Pinto

 
Um desfile de noivas em plena avenida 31 de Março, em Votorantim, chamou a atenção de motoristas e pedestres que passaram pelo local na tarde de ontem. A iniciativa foi do cabeleireiro e maquiador Marcelo Soares como forma de celebrar o mês das noivas e ressaltar a importância do casamento e da família na vida das pessoas. O evento coincide com a programação da Semana da Família, instituída pela Prefeitura de Votorantim e que prossegue até sexta-feira.

Entre os que presenciaram a cena inusitada de encontrar onze noivas desfilando pela avenida, e literalmente parando o trânsito, estava uma freira, que conversou com uma das noivas. Foi um singelo encontro entre uma mulher que tem o sonho de se casar de véu e grinalda e outra que renunciou ao casamento tradicional para se dedicar a um outro tipo de matrimônio: a união com Deus.

 
Para a dona de casa Benedita de Souza Gramático, o momento foi especial. "Queria muito ver minha filha vestida de noiva. Ela se casou há cinco anos no civil, mas não deu para fazer a cerimônia religiosa. Ela está linda", afirmou a mãe de Thaís Elaine Gramático Nocera. "Não me casei na igreja porque na época não tinha condições, mas sempre tive essa vontade. Acredito que isso ainda possa acontecer na minha vida, talvez quando fizer bodas". Outra noiva, Evelyn Souza, 20 anos, estava preocupada. "É que falaram que dá azar colocar vestido de noiva antes do casamento, espero que seja só boato", disse, com certo receio.

 
Diferente da maioria, Larissa Costa, 17 anos, estava com um vestido azul. "É uma nova tendência, usar outras cores para sair do tradicional. O azul simboliza a fidelidade. A opção pela cor foi minha". Também Stephanie Francis, 15 anos, optou por sair do convencional, com um vestido lilás. "Ainda não tenho namorado, mas sonho em me casar e pretendo usar um vestido com cores mais vivas". As mulheres que participaram do desfile não são modelos profissionais, mas pessoas que admiram a cerimônia matrimonial, e a maioria sonha com o dia em que possa celebrar seu próprio casamento.

 
Semana da Família

Instituída através de lei desde o ano passado, a Semana da Família realizada pela Prefeitura de Votorantim dedica toda a segunda semana de maio para colocar a família em evidência, levantando um tema diferente a cada ano. Desta vez, o enfoque das palestras e debates é o tema "Contra as drogas, a prevenção é a família". A programação, que teve início na quinta-feira passada, prossegue até a próxima sexta-feira, dia 13, sempre às 19h30. Nesta quarta, dia 11, as palestras serão nas escolas "Maria do Rosário Arcuri Oliveira Campos" (rua Pedro Nunes do Nascimento, 271, Jardim Serrano); "Maria Luiza Jacowicz" (rua Paschoal Jerônimo Fornazari, 465, Fornazari); e "Sueli da Silva Paula" (rua Laila Gallep Saker, 25, Barra Funda).

 
Amanhã, dia 12, o tema será debatido nas escolas "Prof. Mercedes Santucci" (rua Pedro Ferreira de Souza, s/nº, Jardim Novo Mundo); "Prof. Pedro Augusto Rangel Filho" (av. Pedro Augusto Rangel, 1.641, Vila Nova Votorantim); e "Profa. Patrícia Maria dos Santos" (rua Benedito Galero, 99, Conjunto Hab. Mário Augusto Ribeiro). Na sexta-feira, último dia do evento, a comunidade poderá participar dos debates nas escolas "Daniel Verano" (rua Carlos Luvison, 180, Parque Bela Vista); "Prof. Cândido dos Santos" (rua Antonio Pereira de Almeida, 27, Green Valley) e "Senador José Ermírio de Moraes" (rua Itália Salvestro Mora, 381, Votocel).

Ouça a Rádio Votorantim