sábado, 16 de fevereiro de 2013

Urbes busca solução para parada de ônibus

Notícia publicada na edição de 16/02/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A 


 Cinco linhas de ônibus de Sorocaba passam por avenidas de Votorantim - Por: ALDO V. SILVA


A Urbes - Trânsito e Transportes esclareceu por meio de nota o motivo pelo qual os ônibus das linhas Campolim e Interbairros, que circulam dentro do município de Votorantim, não realizam paradas na maioria dos pontos que fazem parte do trajeto no caminho de volta à Sorocaba. Segundo explicação, isso ocorre em virtude da legislação que regulamenta o sistema urbano de transporte, que determina que essas linhas de ônibus não realizem embarques e desembarques fora dos limites do município, no caso, Sorocaba.

No entanto, a empresa pública revelou ainda por meio do comunicado que já fez contato com a Prefeitura Municipal de Votorantim para buscar uma solução para esta situação. O assunto foi tema de reportagem publicada na edição de ontem do jornal Cruzeiro do Sul, que mostrou queixas de usuários do serviço insatisfeitos com o baixo número de paradas no percurso.

Ainda segundo a Urbes, como o trecho entre as avenidas Gisele Constantino e Adolpho Massaglia é uma região conurbada entre as duas cidades, alguns pontos estão situados em Votorantim, e por isso, a empresa do transporte público de Sorocaba não tem autorização para parar nesses locais. As linhas de Sorocaba que atendem àquela região de Votorantim são ao todo cinco: 305 - Interbairros (Brigadeiro/Campolim); 65.2 - Campolim via av. Barão de Tatuí; 301 - Interbairros I (Ipiranga/Campolim); 71 - Campolim e 65 - Campolim via av. Washington Luiz.

Novo uniforme

Notícia publicada na edição de 16/02/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno D



A Secretaria de Esportes e Lazer de Votorantim e a Associação Votorantinense de Ciclismo BMX promoveram, na manhã da última quinta-feira, a apresentação do novo uniforme para a temporada 2013. A entidade, que atende cerca de 200 crianças no projeto social Bicicross, funciona na pista localizada no Parque Jataí. Dos participantes, 25 são pilotos que representam o município nas competições como Campeonato Paulista, Copa União e Campeonato Brasileiro. A equipe de Votorantim compete neste final de semana na etapa de abertura da Copa União de Bicicross, na cidade de Americana.


Estelionatários tentam golpe em banco no centro de Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

Ação ocorreu em caixa eletrônico da agência Santander - Por: Emídio Marques

Estelionatários instalaram um computador portátil e mexeram num caixa eletrônico da agência Santander, na avenida 31 de Março, centro de Votorantim, sábado à tarde. Eles pretendiam retirar dinheiro ou clonar cartões bancários de clientes.
Policiais militares foram chamados e o saguão dos caixas eletrônicos precisou ser interditado para a perícia nos equipamentos. Ninguém foi preso nem dinheiro retirado da máquina. Há duas câmeras que podem ter gravado imagens dos criminosos. O computador portátil ficou apreendido e o seu conteúdo será analisado

A 4 ª edição da Gazeta de Votorantim está nas bancas!


Nossa História Nossa Gente entrevista Renato Delanhesi





O convidado Renato de Muraro Delanhesi e o apresentador Cesar Silva



De office-boy da fábrica de tecidos a diretor do Grupo Votorantim, essa trajetória de sucesso iniciada em 1953 por Renato de Muraro Delanhesi será contada nesse domingo (17) no programa Nossa História Nossa Gente. Além de seu trabalho no meio empresarial, Renato destacará a importância da família Ermírio de Moraes para o desenvolvimento de Votorantim.
O programa que aborda temas relacionados a história local é produzido e apresentado pelo jornalista Cesar Silva, trazendo toda semana um convidado que por meio de seu depoimento e exibição de fotos contribui para o resgate e a valorização de importantes aspectos que marcaram lugares, pessoas e acontecimentos na cidade.
Renato Delanhesi além de se tornar gerente da fábrica de tecidos e diretor do Grupo Votorantim, foi vanguardeiro, fundador e ex-presidente da Avam e diretor regional do Ciesp. Devido sua proximidade com a família Ermírio de Moraes, se tornou um porta-voz da cidade junto ao Grupo e nesse programa ele destacará ações sócio-econômicas da família que contribuíram para gerar conquistas ao município.
O programa Nossa História Nossa Gente é exibido aos domingos, às 10h30 da manhã, podendo ser sintonizado na Tv Votorantim, canal 10 do sistema Supermídia ou conferido ao vivo, no site www.tvvotorantim.com.br. As participações do público acontecem pelo telefone 3247-1010.





NOVA DATA - Penitenciária feminina será entregue em 2014

Notícia publicada na edição de 16/02/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A -
Abner Laurindo

 
 Obra foi reiniciada no dia 14 de dezembro, após paralisação de 8 meses - Por: ADIVAL B. PINTO

A inauguração da Penitenciária Feminina de Votorantim irá ficar para o primeiro semestre do ano que vem. A obra foi reiniciada no dia 14 de dezembro, depois de ser interrompida por oito meses. A construtora RV retomou a construção do presídio em substituição à MVG Engenharia e Construção, que teve o contrato anulado pelo governo estadual em julho do ano passado. A RV venceu a nova licitação em outubro. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a MVG perdeu a concessão por inexecução parcial do contrato, já que não conseguiu entregar a obra pronta e em perfeitas condições em outubro de 2011, como estava previsto.

Segundo a assessoria de imprensa da SAP, como a obra não ficou parada por muito tempo não houve necessidade de restauração ou reconstrução da estrutura física que já está perto de 62% concluída. O presídio terá 660 vagas para o regime fechado e 108 para o semiaberto.

Os problemas com a penitenciária começaram em 2010. Desde então, os serviços foram suspensos três vezes, todas determinadas pela mesma causa: a precária situação financeira da construtora e o não pagamento dos trabalhadores, que nem após acordo entre o sindicato da categoria e a empresa receberam os salários atrasados.

O desligamento dos operários ocorreu em 20 de abril e o compromisso de regularizar a situação deles foi acertado em 2 de maio de 2012.

A MGV, no entanto, deixou de efetuar os pagamentos na época e demitiu os funcionários. Na mesma oportunidade, retirou do canteiro o relógio ponto e maquinários. Numa das poucas vezes em que respondeu à imprensa, a empreiteira justificou que administrava uma crise, informando que não recebia os repasses devidos da SAP, que por sua vez negou a versão da construtora e garantiu que cumpriu os termos do contrato.

A reportagem não foi autorizada a entrar no canteiro de obras (de acordo com a SAP para não atrapalhar o andamento dos serviços), mas conversou com funcionários contratados pela empresa RV na parte de fora. Os trabalhadores contaram que perto de 150 operários executam tarefas divididos em cinco pavilhões construídos naquela área. Por isso, segundo eles, não é possível notar a movimentação do pessoal na área da obra. Eles revelaram ainda que pelo menos 15 trabalhadores são remanescentes da empresa MVG e foram reaproveitados pela construtora RV no processo de contratação de pessoal.

Os serviços realizados atualmente são de instalações elétricas e hidráulicas, revestimento de pisos e paredes, alvenaria, pintura e esquadrias. A penitenciária está sendo construída no quilômetro 105,5 da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79). O valor estimado para a obra é de R$ 40 milhões, segundo a SAP. Com a inauguração, deverá ser desativada a Cadeia Feminina de Votorantim, localizada no centro da cidade.

A SAP informou que existem no Estado de São Paulo 17 unidades prisionais femininas, entre Penitenciárias, Centros de Progressão, Centro de Detenção Provisória e Centros de Ressocialização.

Avanço da dengue também preocupa Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul
Ana Paula Yabiku


Cidade já contabiliza 10 casos sendo oito importados e outros dois que ainda estão em fase de investigação


 Além do trabalho de nebulização, servidores trabalham na eliminação dos possíveis focos do mosquito - Por: Emídio Marques

 Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, secretária de Saúde de Votorantim - Por: Divulgação

Desde o início do ano, até a última quinta-feira, já foram confirmados dez casos de dengue na cidade de Votorantim. Deste total, oito são importados e outros dois ainda estão em fase de investigação. O número, segundo a secretária municipal de Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, é considerado alto para a época do ano. "Estamos preocupados e com medo que os casos cresçam em março e abril, quando a incidência da doença é maior", explica.

Os casos foram registrados no Jardim Europa, Jardim Clarice, Rio Acima, Barra Funda, Jardim Tatiana, São Lucas, Jardim Serrano, Pró-Morar, Parque Jataí e Novo Mundo. Os dois casos em investigação estão no Serrano e Novo Mundo. Considerando-se os casos importados e que cada um deles foi confirmado em um bairro diferente, no entanto, não existe uma preocupação sobre a concentração do mosquito em determinada região.

No ano passado, apenas uma pessoa foi contaminada pela dengue no município. A situação, admite a secretária, foi atípica em 2012. "Esperávamos um número maior de doentes, mas fomos surpreendidos positivamente", continua. O crescimento do número de casos de lá para cá deve-se, de acordo com Izilda, a dois fatores principais. Durante o Carnaval, explica ela, muitos votorantinenses aproveitam o feriado prolongado para viajar e podem acabar contraindo a doença fora da cidade. Além disto, a incidência de dengue também tem sido maior este ano nos municípios da região. Na vizinha Sorocaba, por exemplo, já foram confirmados 132 casos da doença (leia matéria na pág. A5).

Em função disto, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Votorantim estão realizando ações de nebulização em bairros onde há notificação de suspeita de casos da doença. Com o trabalho de aplicação de veneno nas casas, a proposta é eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, existente na região. Durante esta semana, as ações ocuparam o Jardim Serrano II: as proximidades da rua Elzir Ribeiro foram os principais alvos. Para ajudar na campanha deste ano, a Secretaria da Saúde admitiu ontem mais 16 agentes que passarão a integrar a equipe da Zoonoses.

Além do trabalho de nebulização, os funcionários trabalham na eliminação dos possíveis focos de criadouro do mosquito. As equipes estão percorrendo as casas e conversando com os moradores para que o veneno possa ser aplicado no entorno da residência mas, para isso, as pessoas devem permanecer do lado de fora da casa. "Primeiramente, temos que orientar a população, porque a responsabilidade maior é dela", explica Izilda. Periodicamente, também são realizadas visitas a pontos estratégicos, como borracharias, depósitos de recicláveis, escolas e creches, além de outros lugares que podem ter maior incidência de larvas.

A secretária adverte, no entanto, que as ações de prevenção contra a dengue devem ser mantidas ao longo de todo o ano. Toda pessoa que apresentar os sintomas da doença (como febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas pelo corpo, náuseas, vômitos, tonturas, cansaço, moleza e dor no corpo) deve procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para um diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura. Mesmo antes de se dirigir ao médico, é orientado que já se inicie a hidratação em caso de suspeita de dengue. O aconselhável é não tomar nenhum tipo de medicamento sem prescrição médica.

A população pode contribuir mantendo as caixas d"água, cisternas e poços vedados e sem água acumulada sobre as tampas; e os pneus em abrigos e sem água; desobstruindo as calhas, canos e ralos e, caso não sejam utilizados, mantendo-os vedados; cobrindo com areia os cacos de vidro dos muros; verificando se as bandejas de ar condicionados não estão com acúmulo de água; não jogando lixo em terreno baldio, valas, valetas, margens de córrego e riacho; desinfetando regularmente os ralos e tratando semanalmente a água da piscina com cloro. Caso esteja em desuso, a piscina também precisa estar coberta.

Três casos em Mairinque

Na cidade de Mairinque, por sua vez, foram confirmados três casos de dengue em 2013: todos eles, no entanto, são importados. Os registros tratam-se de munícipes que viajaram para as cidades de Ariquemes, em Rondônia; Presidente Venceslau, em São Paulo; e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Apesar dos casos registrados não terem sido contraídos na cidade, a equipe de combate à dengue da Prefeitura de Mairinque tem realizado ações de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti em pontos específicos do município, com a eliminação e o tratamento de possíveis criadouros.

São visitados lugares onde há maior concentração de objetos que possam acumular água, como pátios de recolhimento de veículos e depósitos de materiais recicláveis, que são monitorados frequentemente. Os agentes tratam quimicamente os recipientes que não podem ser retirados, apontam lugares que precisam ser cobertos e recolhem larvas para que possam ser feitos testes laboratoriais para comprovar se são ou não do mosquito transmissor da dengue.

A população, segundo a supervisora da equipe de combate à dengue, Vera Lúcia Andrade Firmino, também precisa colaborar e não descuidar em momento nenhum. "Sem a ajuda dos moradores, o trabalho realizado pela equipe, as ações de bloqueio e a prevenção não dão resultado, pois para ser de forma completa, a população tem que fechar o cerco contra o mosquito também, de forma simples, apenas em não deixar água parada em qualquer lugar da casa", completa Vera. (Supervisão: Aldo Fogaça)

Força-tarefa vistoria os clubes e casas noturnas

Notícia publicada na edição de 16/02/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A 

 João Paulo, 2º tenente do Corpo de Bombeiros de Votorantim - Por: EMIDIO MARQUES


A força-tarefa de fiscalização de clubes e casas noturnas, iniciada no fim de janeiro, ainda não interditou nenhum estabelecimento em Votorantim até o momento. Em alguns dos locais visitados, segundo o 2º tenente do Corpo de Bombeiros da cidade, João Paulo, foram solicitadas algumas correções, mas nenhuma das infrações exigiu uma interdição. A fiscalização, de acordo com o oficial, continuará diariamente até que todos os lugares onde há aglomeração de pessoas na cidade sejam avaliados.

As medidas a serem adotadas pelos proprietários dos estabelecimentos para a segurança da população variam de um para o outro. As normas, esclarece o tenente, são diferentes para cada capacidade de público, tamanho e função que determinado local exerce. A preocupação com a segurança, no entanto, deve ser um fato constante e permanente para o prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva (PSDB). "Temos que adotar como prática comum uma revisão de tudo o que está a nossa volta", declara. A sociedade, de acordo com ele, foi "chacoalhada" pelos acontecimentos no Sul do País, mas sempre houve preocupação. "O que aconteceu em Santa Maria apavorou todo o Brasil, foi um alerta", completa o prefeito.

A fim de eliminar os riscos de uma tragédia semelhante na cidade, mais de 70 proprietários de estabelecimentos em que há aglomeração de pessoas em Votorantim assistiram a uma apresentação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, na manhã de ontem, sobre Segurança Contra Incêndio. Além do prefeito e do tenente João Paulo, estiveram presentes na ocasião a secretária de saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes; o coordenador da Vigilância Sanitária, Genivaldo Alves de Moura; e a diretora de Saúde Coletiva, Kátia Regina de Oliveira.

Além da proteção contra incêndios, os participantes receberam orientações sobre Segurança Alimentar, como a higiene pessoal, ambiental e dos alimentos. Tais procedimentos, segundo Genivaldo, ajudam a prevenir perigos biológicos (micro-organismos), químicos (venenos) e físicos (pedras, cabelos e cacos de vidro). "Por isso, é preciso ter cuidado com a contaminação cruzada, o cozimento e o armazenamento inadequados, e a manipulação incorreta dos alimentos", explica o coordenador.

Qualquer descuido pode levar a uma Doença Transmitida por Alimentos (ou DTA). Salmonelose, hepatite A e giardíase são alguns dos principais exemplos. A ingestão de alimentos e água contaminada, adverte Genivaldo, ocasiona sintomas como diarréia, náusea, vômito, febre, fadiga, dores de cabeça, dor abdominal e perda do apetite. O coordenador lembra, ainda, que pessoas com a saúde debilitada, idosos, crianças e grávidas estão mais vulneráveis às enfermidades.

Do Leitor


 Notícia publicada na edição de 16/02/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno A -



AOS PREFEITOS DE SOROCABA E VOTORANTIM 




 Por: ERICK PINHEIRO




O problema é sério. Sério e perigoso. A duplicação da rodovia João Leme dos Santos (17 km de Sorocaba até Salto de Pirapora), pelo jeito foi esquecido. De nada adiantaram as reuniões com engenheiros e líderes de bairro. O problema não é técnico, é eleitoral. Alguns redutores de velocidade foram construidos entre o viaduto da rodovia Raposo Tavares e o Km 102, protegendo precariamente a saída do Jardim Tatiana. Uma verdadeira solução caipira, semelhante aos velhos tempos dos "mata-burros". As mortes, até o km 104 continuaram acontecendo. Antigamente (talvez até hoje em alguns lugares), costumava-se colocar uma cruz como homenagem póstuma aos mortos em acidentes nas estradas. Tais homenagens não poderiam acontecer nas imediações do Km 104 - as cruzes iriam atrapalhar ainda mais o trânsito, tal sua quantidade. Os recém-eleitos prefeitos de Sorocaba e Votorantim (do mesmo partido do governador) não sabem de quem é a responsabilidade daquele trecho. Então fica tudo como está. As centenas de veículos que diariamente vêm de Votorantim pela avenida Adolfo Massaglia ou das jazidas de Santa Helena pelo trevo de Piedade que se virem. Enfrentam as valetas dos entroncamentos. Como diziam os velhos romanos ao tempo de césares: "Ó Catilina. Quisque tandem abutare patiensia nostra"

ODE AO 104 -

Quem é o dono daquela buraqueira sem fim?

O prefeito de Sorocaba ou de Votorantim?

O ilustre governador promete a duplicação,

Todavia, só nas vésperas de outra eleição.

Será que agora, de bom coração,

Não surja algum nobre empresário

Consciente de tal aberração,

Que disponha de algum numerário.

Para por fim a questão?

Porque o governo talvez no próximo "Aquário"

OTTO WEY NETTO

Ouça a Rádio Votorantim