quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Nossa História Nossa Gente com Fernanda Arcuri

Nossa História Nossa Gente destaca o período dos parques infantis

Como era o convívio nos primeiros parques infantis que surgiram em Votorantim no início dos anos 60 e 70. Esse será o tema do penúltimo programa Nossa História Nossa Gente que será exibido neste sábado (20), às 10 da manhã, na Tv Votorantim.

Para abordar o assunto haverá a presença da professora aposentada Cecília Fernanda Arcuri Pacheco, que foi a primeira diretora escolar dos parques infantis "Maria Helena de Moraes Scripillitti" (Votocel) e "Isabel Ferreira Coelho" (Rio Acima). Também dirigiu as unidades escolares "Neide Helena de Moraes" (Santa Helena) e "Helena Pereira de Moraes" (Centro). A convidada do programa, que é irmã da saudosa dona Zala, foi uma das primeiras professoras que pertencia a Rede Municipal de Sorocaba que se transferiu para atender às unidades escolares do então distrito de Votorantim.

O produtor e apresentador, jornalista Cesar Silva, destaca que dentro da proposta de entrevistar 100 pessoas para retratar a história local, o projeto atinge nesta semana a 99ª edição e para o último programa a ser exibido no sábado seguinte haverá a entrevista com Irmã Ananias e outras três irmãs missionárias da Ordem Consolata e com passagem por Votorantim.

O Nossa História Nossa Gente pode ser conferido no canal 10 do sistema a cabo Super Mídia ou acessado no dia e horário de apresentação no site www.tvvotorantim.com.br. As participações do público acontecem pelo 3247-1010.


TV Votorantim - Taine Avalos - 1ª Festa da Primavera da Creche São Vicente de Paulo

TV Votorantim - Erica Domingues - Casa do Advogado oferece atendimento gratuito a população

Noticidade - Funcionários da Santa Casa podem entrar em greve

Lacre Legal - Votorantim foi a cidade que mais conseguiu cadeiras de rodas em um ano


Foram 10 cadeiras em um ano. Para isso, foram arrecadadas 1.400 garrafas cheias de lacres. No total, aproximadamente oitocentos quilos de alumínio foram destinados à reciclagem e não descartados no meio ambiente.


A cidade de Votorantim, com apoio de diversos parceiros, envolvimento de escolas, empresas e os cidadãos, foi a cidade da região que mais arrecadou lacres de alumínio para trocar por cadeira de rodas em um ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17), na sede do Grupo CCR Viaoeste, em Barueri. O evento comemorou dois anos da iniciativa da concessionária de ajudar pessoas que precisam de cadeiras de rodas com a atitude simples de recolher e juntar lacres de latinhas de alumínio.

A campanha Lacre Solidário começou internamente na Viaoeste com o envolvimento de funcionários e, no meio do ano passado, foi ampliada para cidades atendidas pelas rodovias administradas pela concessionária. Votorantim atendeu ao convite e a campanha passou a ser organizada na cidade pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) e com o nome de "Lacre Legal".

Luciana Monteiro de Lima, idealizadora da campanha na Vioeste, explica que para conseguir uma cadeira de rodas é necessário encher 140 garrafas pet de dois litros com os lacres de latinhas. Essa quantidade resulta em aproximadamente oitenta quilos de alumínio que são vendidos e o valor é destinado a uma cadeira de rodas. A primeira cadeira obtida pela campanha em Votorantim foi conseguida menos de três meses depois do início da arrecadação e as colaborações não pararam mais de chegar.

Para conseguir dez cadeiras de rodas, a Comas recebeu lacres para encher 1.400 garrafas de dois litros. Foram aproximadamente oitocentos quilos de alumínio ou mais de quatro milhões de lacres, já que estima-se serem necessários três mil lacres para encher cada garrafa. A mobilização em Votorantim foi destaque no evento realizado pelo grupo CCR Viaoeste e parabenizada pelos colaboradores da concessionária e pela diretoria com a presença do presidente Eduardo Camargo e do diretor de relações institucionais, Sérgio Ribeiro.

Mobilização e apoio

Com apoio de parceiros, a mobilização cresceu e a arrecadação de lacres já se tornou uma atividade permanente na Comas. A Secretaria da Educação aprovou a iniciativa e adotou a campanha nas escolas da rede municipal de ensino que se tornaram desde o ano passado as principais colaboradoras e doadoras de lacres. A Associação Comercial e Empresarial de Votorantim (Acev), empresas, comerciantes, condomínios e veículos de comunicação de Votorantim e também de Sorocaba estão entre os apoiadores da campanha.

Para a primeira dama e presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), Helena Amália da Silva, o resultado obtido com a arrecadação é fruto do envolvimento de muitas pessoas e confirma que a solidariedade movimenta a sociedade. "A atitude de recolher o lacre é muito simples, não custa nada e se torna um hábito, acredito que esse é o grande segredo dessa campanha. Muitas pessoas querem ajudar, mas não sabem como e encontram essa oportunidade com os lacres", comentou.

Amália agradece a todos que já contribuiram e pede que continuem a encaminhar lacres para Comas ou outras entidades e cidades que tenham a mesma campanha. Em dois anos de Lacre Solidário, a Viaoeste já conseguiu destinar 62 cadeiras obtidas com a venda dos lacres. Entre as cidades que aderiram à campanha, Votorantim conseguiu dez cadeiras em um ano e a segunda cidade que mais arrecadou foi Itapevi, com sete cadeiras no total.

No evento desta quarta-feira foram entregues à Comas a nona e a décima cadeira e outras nove foram destinadas a prefeituras e entidades beneficiadas pela iniciativa da Viaoeste. Em Votorantim as cadeiras têm ajudado a atender à demanda de um banco de empréstimo de equipamentos mantido pela Comas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3353-8662 ou diretamente na Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 51.Qualquer quantidade de lacres pode ser entregue no local.


Secom Votorantim


Audiência na Câmara debate o papel das rádios e tevês comunitárias

Jornal Cruzeiro do Sul


Representantes de rádios e tevês que participaram do encontro - LUIZ SETTI



O papel das rádios e tevês comunitárias foi discutido na noite desta segunda-feira durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba por iniciativa do vereador Izídio de Brito (PT). Representantes de emissoras, entidades sindicais e organizações abordaram, entre outros pontos, a adesão do Município ao Canal da Cidadania, projeto do governo federal que abre campo para que as representações do segmento possam transmitir em sinal aberto. Foi o que aconteceu com a própria Câmara local, cuja Mesa Diretora assinou, no começo do mês, acordo de cooperação técnica para operar na nova versão. 
Representantes de rádios e tevês que participaram do encontro reclamaram das barreiras impostas pela legislação, como a que impede a veiculação de propaganda. Sem esse recurso, disseram, é praticamente impossível continuar trabalhando. Algumas das propostas apresentadas durante os debates deverão ganhar forma, entre elas o pedido para que o governo municipal, a quem compete a providência, encaminhe pedido para que a cidade integre o sistema Canal da Cidadania. 
Votorantim, por exemplo, de acordo com o representante da TV Comunitária local, Werinton Kermes, foi o terceiro município paulista a fazer o pedido que agora está no aguardo de deliberação. Outras medidas de ordem prática como a compra de transmissores e instalação de antenas, ambas de responsabilidade das gestões municipais de acordo com a legislação em vigor, também serão cobradas. O tema continuará a ser debatido de forma mais ampliada com a participação das universidades, agências e outros setores que não compareceram à reunião nesta segunda-feira.

Professores têm palestra sobre saúde bucal dos escolares

A Saúde Bucal do Escolar foi o tema de palestra realizada no Teatro Municipal "Francisco Beranger" com cerca de oitenta professores da rede municipal de ensino. O encontro faz parte das ações voltadas à saúde bucal que são desenvolvidas em parceria entre as Secretarias da Educação e da Saúde de Votorantim e contou ainda com o apoio da Universidade Paulista (Unip – Sorocaba).

O palestrante foi o professor do curso de Odontologia, Carlos Pizante, que falou aos professores sobre prevenção da cárie, higiene, condutas preventivas, escovação e outros cuidados importantes para serem trabalhados junto às crianças em idade escolar e também repassados aos pais. Para isso, os professores que participaram da palestra estão atuando como multiplicadores das informações nas escolas em que atuam.

A Saúde Bucal do Escolar é um dos componentes do tema transversal Saúde, presente nos parâmetros curriculares da educação e essa capacitação dos professores, ao incorporar mais conhecimento sobre o assunto, tem o objetivo de deixar a rede municipal ainda mais preparada para atuar diretamente e na orientação dos alunos e familiares sobre os cuidados com a boca. Na rotina escolar, o professor também atua como mediador da escovação dos dentes após o lanche das crianças, especialmente na educação infantil.


Secom Votorantim


Polícia de Votorantim apreende arma calibre 12 e detém dois responsáveis pela arma

http://tonisilvasorocaba.blogspot.com.br



Policiais militares do Quadragésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Votorantim, prenderam 02 indivíduos em flagrante delito pelos crimes de porte ilegal de arma e posse ilegal de arma (artigo 16 da lei 10.826/2003, porte e posse de arma de uso não permitido).

Durante realização da Operação Limítrofe pelo município de Iperó, Bairro George Oeterer, o sargento Marino, cabo Campos e soldado Adriano de posse de informações a respeito de um indivíduo que mantinha em sua residência arma de fogo, dirigiram-se até uma casa na Rua Eugenio de Oliveira Silva, Bairro Lopes de Oliveira, em Sorocaba, onde logram êxito em deter Romulo Henrique Santos Camargo, 18 anos, ajudante de pedreiro, localizaram em seu quarto 4 munições para espingarda calibre 12.

Romulo ainda informou onde estava escondida a espingarda, levando os policiais até a residência de Lucas Pedroso Garcia de Oliveira, 20 anos, morador do mesmo bairro. No momento em que as equipes chegaram ao local, Lucas tentou se evadir levando consigo a espingarda calibre 12, marca CBC, porém, tentou fugir pulando sobre o telhado que veio a quebrar e ele então caiu ao chão. O fato ocorreu quarta-feira (17/09).

Após ser conduzido a Unidade Pré Hospitalar, Lucas foi medicado, e na sequência os indivíduos foram conduzidos ao DP Zona Norte em Sorocaba, sendo lavrado o flagrante de posse ilegal de arma, em desfavor de Romulo e flagrante de porte ilegal de arma em desfavor de Lucas, ambos permanecendo a disposição da Justiça para serem encaminhados ao CDP de Sorocaba.

Abertas inscrições para curso de montador e reparador de computadores


A Secretaria da Cidadania e Geração de Renda de Votorantim está com inscrições abertas para o curso de montador e reparador de computadores, uma oportunidade para quem busca qualificação para o mercado de trabalho. São oferecidas vinte vagas para pessoas de ambos os sexos e início das aulas previsto para o dia 06 de outubro, de segunda a sexta-feira, no período noturno, com término em 18 de novembro.

O curso será realizado na Escola Técnica Estadual (Etec) "Prof. Elias Miguel Júnior", na Vila Votocel. Para se inscrever é necessário ter ensino fundamental (8ª série ou 9º ano) incompleto, idade a partir de 14 anos e participar de algum programa de transferência de renda, como Bolsa Família e Ação Jovem, por exemplo. Caso as vagas as vagas não sejam preenchidas por pessoas que obedeçam a esse critério, serão disponibilizadas à população em geral.

Os interessados devem comparecer à Secretaria da Cidadania até dia 22 de setembro (próxima segunda-feira), das 9h às 12h e das 14h às 16h, apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O endereço é Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 51, próximo ao Aquário Cultura e Praça de Eventos "Lecy de Campos".


Secom Votorantim



Companhia de Votorantim mostra releitura de "Cats"

 Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama



montagem é do Instituto de Dança Karen Pécora e conta com elenco de 20 dançarinos profissionais e amadores - DIVULGAÇÃO


Conhecido por ficar em cartaz durante 18 anos na Broadway, o espetáculo Cats ganha uma releitura dançante que será apresentada amanhã, às 20h, e sábado, às 16h e 20h, no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

A montagem, do Instituto de Dança Karen Pécora, de Votorantim, com elenco de 20 dançarinos profissionais e amadores, conta a história do grupo de gatos que se reúne uma vez ao ano em um ferro velho para escolher apenas um, entre eles, para ir a um lugar melhor, chamado "jellicle". "É uma releitura muito fiel ao espetáculo original. Buscamos reproduzir à perfeição todos os cenários, figurinos e a parte cênica", comenta a diretora do espetáculo, Karen Pécora.

Dublado em inglês sobre as músicas originais de Andrew Lloyd Webber, o musical será precedido de uma projeção em vídeo, no saguão, que, segundo Karen, tem como objetivo "dar um panorama geral para a narrativa do espetáculo".

Com direção teatral de Guilherme Augusto, o espetáculo tem 1h20 de duração e é livre para todas as idades. Karen conta que o espetáculo estreou em 2011 e já circulou por dezenas de cidades da região. "Em 2012, quando apresentamos no Teatro Municipal de Sorocaba foi um sucesso. Mais de 300 pessoas ficaram para fora", afirma.

Para as cenas com coreografias e dublagens, o elenco passou por oficinas de jazz dance, teatro, ginástica natural e por um intenso trabalho de corpo. "Ele foi montado após um ano de pesquisa. Todo mundo ficou muito envolvido desde o início. Além da versão original, nós assistimos a várias versões para fazer a nossa releitura", acrescenta Karen.

O Instituto de Dança foi criado em 2008 pela bailarina e profissional de Educação Física Karen Pécora. O grupo participou de várias mostras e concursos de dança regionais e além de Cats tem em seu repertório os espetáculos Dom Quixote, Quebra Nozes e mais recente, de dança contemporânea, intitulado Divorcement. "Em 2015, nós vamos estrear um novo espetáculo que será uma homenagem à Madonna", antecipa Karen.

Serviço

O espetáculo Cats terá exibições amanhã, às 20h, e sábado às 16h e 20h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. O Auditório Municipal Francisco Beranger fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro.

Funcionários da Santa Casa anunciam greve a partir de 3ª

Jornal Cruzeiro do Sul
José Antônio Rosa

Motivo é a falta de informações sobre pagamento de verbas rescisórias 

Ontem, os funcionários fizeram um manifesto na frente do hospital municipal e depois foram à Prefeitura - ADIVAL B. PINTO
Os cerca de 150 funcionários da Santa Casa de Votorantim decidiram ontem entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, dia 23, caso não saibam pelo menos quem deverá assumir a responsabilidade pelo pagamento de suas verbas rescisórias.

A partir dessa data, a gestão do hospital passará a ser feita pelo Instituto Moriah, organização social que venceu o chamamento público aberto pela Prefeitura da cidade no final do ano passado. Na prática, portanto, os trabalhadores terão o vínculo com a instituição extinto, mas aqueles que quiserem continuarão a prestar serviços ao novo gestor.

O presidente do sindicato da categoria, Milton Sanches, afirmou que o problema é que o ressarcimento dos direitos trabalhistas correspondentes ao período anterior à mudança ainda não ocorreu. O impasse acabou por criar situação curiosa: os profissionais têm praticamente assegurada a continuidade no emprego, mas correm o risco de precisar reclamar judicialmente para receber o saldo que lhes é devido. "Temos três alternativas, mas nenhuma quer dar conta de nos atender", reclamou a fisioterapeuta Elaine Costa. Por contrato, o Instituto não tem a obrigação de arcar com o pagamento; a Santa Casa alega não dispor de recursos financeiros e o governo, de acordo com o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), não poderia usar dinheiro público sem autorização legal. Calcula-se que o valor necessário à quitação das obrigações trabalhistas seja de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Até que tudo se resolva, todos aguardam a designação de audiência no Ministério Público do Trabalho em Campinas. A assessoria de imprensa do órgão informou que o caso foi distribuído ao procurador Bruno Augusto Ament, que deverá convocar as partes para a reunião nos próximos dias. Até lá, os trabalhadores realizarão assembleias diárias, sempre às 14h, no hospital.

Passeata

Ontem, um grupo de funcionários saiu às ruas e foi até a Prefeitura acompanhado dos dirigentes sindicais e dos vereadores Marcos Aves, o Marcão "Papeleiro" e João Queiroz (ambos do PT). Eles foram recebidos pelo prefeito que, no entanto, não permitiu o acesso dos parlamentares ao gabinete, mas conversou com funcionários e sindicalistas. "Não tem problema", disse Joãozinho Queiroz. "Nossa intenção era somar na discussão e encaminhar, dentro do que nos compete, medidas para apoiar os trabalhadores. Vamos, agora, e isso já estava acertado antes mesmo de hoje (ontem) discutir o assunto na Câmara e propor a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades que tenham ocorrido", comentou.

O repasse da gestão da Santa Casa ao Instituto aconteceu, conforme a administração municipal, diante da impossibilidade de novo aditamento do contrato com a instituição. Com a medida, a Prefeitura deverá repassar à entidade R$ 861,7 mil mensais. Quando a mudança foi anunciada, a Secretaria da Saúde informou que não haveria alterações no atendimento prestado pelo hospital municipal.

O atendimento na Santa Casa cobre as áreas de clínica médica em internações e cirúrgica, internações em pediatria e maternidade. Há também cinco leitos de UTI adulto, cujas vagas têm a supervisão da Central de Regulação de Oferta dos Serviços de Saúde (Cross), sob gestão estadual. A maternidade também atende as cidades de Araçoiaba e Tapiraí.

Requerimentos e indicações vereador Joãozinho Queiroz (PT)

Procurado por moradores dos bairros, Green Valley, Jardim Novo Mundo, Jardim Primavera e Jardim Tatiana, o vereador Joãozinho Queiroz (PT) relatou que esses munícipes estão indignados e cansados com o descaso que enfrentam na ocorrência de emergências, pois ficam na dependência de telefonarem para a central de ambulâncias, que por sua vez, em grande parte dos casos, pede para que liguem para a central do SAMU e vice-versa.


Joãozinho cita que a medida capaz de solucionar de maneira eficaz o problema, é a disponibilização de uma ambulância exclusiva, pois esses bairros são desfavorecidos em virtude de ficarem afastados da região central da cidade e do Pronto Atendimento (P.A) - Req. nº 496/14.


Na sequência, sugeriu a implantação de um campo de futebol, uma praça poliesportiva com quadra, pista de caminhada e academia ao ar livre no Jardim Primavera. Pois segundo o vereador, os moradores do bairro queixam-se da falta de inúmeras benfeitorias no local, especificamente na falta de infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, esporte e lazer adequados para bem atender as necessidades da população no local (Req. nº 497/14).

 

INDICAÇÕES:

Nº 599/14: Mudança das placas indicativas: "Pedestre use a passarela", que estão fixadas na Rodovia SP/79, antes e depois da passarela que interliga os Bairros Parque São João e Parque Jataí, para os seguintes locais onde os pedestres planejam atravessar a pista; próximo à rotatória de saída do Parque São João, em frente a E.E. "Prof. Wilson Prestes Miramontes", próximo ao ponto de ônibus ali existente ou próximo ao Supermercado Malucho.

Nº 600/14: Implantar um redutor de velocidade do tipo lombotravessia, tachão ou lombada, na altura do número 538 da Rua Victório Zanchetta, no Conjunto Habitacional "Mário Augusto Ribeiro".



Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim


Requerimentos e indicações vereador Antonio Pereira “Pastor Tonhão” (PSDB)


O vereador Pastor Tonhão (PSDB) sugeriu a instalação de um "Ecoponto" em uma área atrás da EMEF "Prof. Walter Rocha Camargo", situada na Rua Odete Gori Bicudo, 800, no Bairro Vila Nova Votorantim, de acordo com ele, alguns munícipes utilizam a área como depósito de lixo, deixando o local propício à proliferação de insetos e animais peçonhentos, além de ficar com o aspecto desagradável (Req. nº 485/14).

Logo depois, o parlamentar questionou sobre a possibilidade orientar os comerciantes e sugeriu ao responsável pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura, o envio fiscais para resolver a situação , pois em frente às farmácias existem pinturas de solo indicando que os clientes podem estacionar para compra de medicamentos e uma placa informativa que permite o estacionamento por 15 minutos, porém, alguns comerciantes de outros ramos também estão fazendo o mesmo, dificultando assim, o estacionamento de veículos nos poucos locais permitidos no centro da cidade (Req. nº 491/14).

O vereador também congratulou-se com a Secretaria Municipal de Educação, Sra. Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, por obter evolução na qualidade da educação nas escolas municipais, o resultado alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) cresceu 0,2 em relação ao índice anterior (Req. Esp. nº 081/14).

INDICAÇÕES:
Nº 585/14: Troca da tampa de uma boca de lobo, situada em frente ao número 268 da Rua Victório Zanchetta, no Conjunto Habitacional "Mário Augusto Ribeiro".
Nº 588/14: Instalar semáforos auxiliares, no cruzamento da Avenida Pedro Augusto Rangel com a Rua Lina Picoloto dos Santos, no Bairro Vila Nova Votorantim.


Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim


Ouvinte Solidário Band FM 102.7

http://www.bandsorocaba.com.br

 
Foto: Jornalismo Band FM

A BAND FM com a colaboração e parceria dos ouvintes, continua participando da “Campanha Lacre Legal de Votorantim”, que troca lacres de latas de alumínio por cadeiras de rodas.
Nesta quarta-feira (17), a emissora entregou na Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) da cidade de Votorantim, mais 14 garrafas pets cheias de lacres, além de uma garrafa pet de 2,5 litros. Em média cada garrafa leva 2.400 argolinhas de alumínio. Nesta entrega feita hoje são aproximadamente 36.600 lacres.
A BAND FM já havia entregue em outras oportunidades a COMAS, outras 66 garrafas PETs cheias, que perfaz um total aproximado de 158.400.
No total o OUVINTE/INTERNAUTA da BAND FM, já colaborou com 81 garrafas PETs cheias, que perfaz um total aproximado de 195 mil lacres.
Nesta campanha uma cadeira de rodas é trocada por 140 garrafas pets cheias de lacres, A Prefeitura de Votorantim já efetuou a troca de 11 cadeiras, as duas ultimas foram trocadas hoje.
 Em Votorantim, as escolas têm tido uma participação fundamental na campanha.
A sede da BAND FM em Sorocaba é um dos locais de coleta dos lacres, Rua Imperatriz Leopoldina, n° 41, no Mangal (atrás do Hospital Evangélico).

Requerimentos e indicações vereador Heber de Almeida Martins (PDT)

O Presidente da Câmara, vereador Heber de Almeida Martins (PDT) parabenizou os diretores da Comunidade Terapêutica Serenidade, Dorival Barroso Sanches, mais conhecido como "Tenente Barroso" e o Sr. Alexandre Barroso pelo trabalho exemplar de recuperação de pessoas dependentes do alcoolismo e substâncias psicoativas (Req. Especial n° 082/14).

 Logo depois, o parlamentar sugeriu a criação de uma Campanha Permanente de incentivo à leitura direcionada aos jovens de nossa cidade (Req. n° 494/14) e na sequência, destacou sobre a importância de criar planos por parte da direção da CCR Via Oeste, em Barueri destinadas a solucionar os problemas ligados ao trânsito, aos frequentes acidentes e à deficiência dos acessos à Rodovia Raposo Tavares (Req. n° 487/14).

 

INDICAÇÃO:

 

Nº 591/14: Implantar uma proteção metálica do tipo "guard rail" ou defensa metálica, na calçada da Rua Roque Martins de Paula, iniciando no número 94 até a Avenida Carmem Galan Burgos, no Jardim Archilla.

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Requerimentos e indicações vereador Bruno Martins de Almeida (PSDB)

O vereador Bruno Martins de Almeida (PSDB) questionou sobre o andamento do projeto de urbanização para a viela localizada na Rua Donizete Pereira Carvalho, no Bairro Jardim Fortaleza, pois não possui infraestrutura e necessita de uma pavimentação, concretagem e iluminação.

Segundo o parlamentar, por diversas vezes, solicitou melhorias para a viela, porém nada ainda foi feito e os moradores continuam a reivindicar por melhorias, pois, pessoas mal intencionadas frequentam o local, o que gera preocupação e insegurança (Req. nº 486/14).


INDICAÇÃO:

Nº 584/14: Recapeamento asfáltico da Rua Maria Cândida, no Bairro Vila Dominguinho.



Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Requerimentos e indicações vereador Pedro Nunes Filho (PDT)


Cientes de que algumas cidades vizinhas estão em busca de água para o seu abastecimento, moradores próximos à região da Represa do Cubatão solicitaram a fiscalização do vereador Pedro Nunes Filho (PDT) sobre o esvaziamento da Represa (que antes chegava a armazenar 260 milhões de litros d'água) e do provável desperdício de água que ocorre ali.

 

Após a verificação, o vereador constatou que é possível afirmar que Votorantim joga água fora, isso porque o local possui duas vertentes que jorram água em quantidade suficiente para abastecer muitas residências, e com pouco tratamento a água poderia ser aproveitada no abastecimento para muitas famílias. Segundo, o parlamentar, é provável que a concessionária Águas de Votorantim não tenha nada a ver com a atual situação, porém a mesma, não pode deixar essa quantidade ser desperdiçada sem tomar nenhuma providência (Req. n° 488/14).

 

INDICAÇÃO:

 

Nº 586/14: Corte de uma árvore localizada na calçada da Rua Ângelo Marconi, em frente ao número 39, no Bairro Parque Bela Vista, a referida árvore está atingindo a fiação elétrica, danificando a calçada e ocasionando transtornos aos pedestres que passam pelo local.



Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim


Requerimentos e indicações vereador Marcos Antonio Alves (PT)

O vereador Marcos Antonio Alves (PT) levantou questionamentos referentes à empresa ERJ Administração e Restaurante de Empresas LTDA, e solicitou providências, pois os funcionários que prestam serviços à Prefeitura estão com os pagamentos atrasados, sem obter os equipamentos de proteção individual, bem como, o vale transporte e o pagamento do cartão alimentação, sendo que a maior injustiça refere-se à falta de merenda nas escolas municipais (Req. n° 489/14).

 O parlamentar ainda solicitou o envio de cópias de todos os recibos de pagamentos efetuados pela Administração Municipal à empresa ERJ, pois segundo informações dadas pela mencionada empresa, o município não está repassando o pagamento à empresa.

 Logo depois, solicitou informações detalhadas à Administração, a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde referente à entrevista cedida pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva à Rádio Ipanema, na qual fez declarações sobre a falta de reajuste da tabela SUS e a redução do valor de repasse de verba pública ao município por parte do Ministério da Saúde que eram de 55% e passou para 45%, e que o município está arcando com 30% das despesas, e o entrevistado não citou qual é o valor que o Estado tem que repassar ao município.

 Assim sendo, o parlamentar solicitou mais detalhes para saber dos órgãos responsáveis, qual é a quantia que cada ente e/ou órgão disponibiliza para a Saúde de Votorantim(Req. n° 490/14)  

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim


Requerimentos e indicações vereador Alessandro Baeza Silva “Lê Baeza” (PV)

O parlamentar Lê Baeza (PV) questionou a respeito da implantação de suportes de iluminação em postes que foram substituídos no Jardim Santa Márcia, pois de acordo com ele, há três anos os moradores aguardam pela implantação, inclusive já foram protocolados vários documentos no Serviço Integrado de Informação ao Cidadão (SIIC), tanto na gestão passada como na atual, mas até o momento nada foi feito (Req. nº 492/14).

Em seguida, Lê Baeza questionou se Votorantim está adaptada ao dispositivo de visita aberta da Política Nacional de Humanização no Hospital Municipal, pois segundo ele, com essa implantação é possível ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, garantindo o elo entre o paciente, sua família, amigos e os serviços da rede de saúde (Req. nº 495/14).

 

INDICAÇÃO:

Nº 595/14: Substituição das lâmpadas queimadas, no sistema de iluminação pública da Rua Lavante Santucci, no trecho localizado entre o Supermercado Malucho e a E.E. "Prof. Wilson Prestes Miramontes", no Bairro Parque Jataí.


Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Requerimentos e indicações vereador Eric Romero (PPS)

O Vereador Eric Romero (PPS) sugeriu a instalação de uma academia ao ar livre nas dependências do Espaço Jovem do Bairro Vossoroca. Em visita realizada na última semana ao local, Eric ouviu os frequentadores e entendeu que esses equipamentos poderão proporcionar uma atividade adicional, já que o espaço possui diversos tipos de atividades físicas e culturais (Req. n° 493/14).

 

INDICAÇÕES:

 

Nº 593/14: Implantar uma área de lazer (quadra esportiva ou campinho) na praça situada na Rua Maria Finotti, no Bairro Vila Votocel.

 

Nº 594/14: Operação tapa-buracos, na altura do número 360 da Avenida Santos Dumont, no Bairro Vila Domingues.


Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim


Indicações vereador Robson Vasco (PSDB)

Por meio de indicações, o vereador Robson Vasco (PSDB) solicitou o recapeamento do asfalto da Rua Josefa Marques Moreira, no Bairro Vila Galli (Nº 589/14). Também reforçou a necessidade de limpeza, retirada de entulhos e o fechamento do terreno localizado ao lado do CMEI "Carmela Guariglia Ramos", na Rua Cândido de Souza, em frente ao número 101, no Bairro Vila Galli (Nº 590/14) e a sinalização de solo e a colocação de placas de sinalização vertical, na esquina das Ruas José Laurindo Alarcon e Levante Santucci, no Bairro Vila Santo Antônio I (Nº 592/14).

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Indicações vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB)


Por meio de indicações, a vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) sugeriu a construção de uma pista de skate na Rua João Souto de Campos, ao lado do número 101, no Bairro Vila Nova Votorantim (Nº 587/14). Também solicitou a fiscalização nas proximidades da esquina das Ruas Asdrubal Nascimento e Orélio Verlangieri com relação aos carros da empresa Águas de Votorantim que saem da Estação de Tratamento de Água e excedem o limite de velocidade permitido (Nº 598/14). 


Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Indicação vereador João Cau (PSC)

Por intermédio da Indicação Nº 596/14, o vereador João Cau (PSC) solicitou à Administração Municipal a operação tapa-buracos, próximo ao número 190 da Rua Pedro Crais, no Bairro Vila Garcia.



Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim


Ouça a Rádio Votorantim