terça-feira, 13 de agosto de 2013

Notas Esporte



Cachoeira é o campeão do Varzeano 2013

 

A equipe do Cachoeira é a campeã do Campeonato de Futebol Varzeano 2013 promovido pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespol). A equipe do bairro da Chave venceu o Rio Acima na manhã de domingo pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Edinho aos 9 minutos e Paulinho aos 31 da etapa final. Um bom público prestigiou a final neste dia dos pais no Estádio Municipal "Domenico Paolo Metidieri".

 

Na primeira partida da final, ocorrida no domingo passado o Rio Acima havia vencido pelo placar de 2 a 1, de virada. Naquela oportunidade a equipe do bairro da Chave saiu na frente do placar ao marcar com Grilo aos quatro minutos da etapa inicial. No segundo tempo, o Rio Acima buscou o empate aos 23" com Raí, aos 43", Jacaré marcou o gol da vitória que coloca a equipe em vantagem para a final de domingo.

 

Na grande final deste domingo, mesmo em desvantagem no placar, a equipe do bairro da Chave entrou em campo decidida a sair com o título. Mas foi o Rio Acima que teve oportunidade com o primeiro ataque, em seguida o Cachoeira passou a dominar a partida. Com um defesa forte o Rio Acima conseguiu segurar o adversário até o inicio da etapa final, quando Edinho abriu o placar numa cobrança de falta pela direita. Aos 31 da etapa final, Paulinho, o artilheiro da competição ampliou o placar ao aproveitar um cruzamento da esquerda e de cabeça ampliou o placar, o gol do título, já que a equipe precisava vencer com dois gols de diferença.

 

O troféu de campeão ao Cachoeira foi entregue pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva ao capitão do time da Chave, Marcelo Iéio. Já o troféu a equipe do Rio Acima foi entregue pelo vice-prefeito Silvano Donizete Mendes. O Cachoeira teve ainda o atacante Paulinho como artilheiro da competição com 14 gols. A equipe do Rio Acima ficou com o troféu disciplina e o goleiro Henrique Lima (Obama), o menos vazado.

 

 

Grêmio Monte Alegre é o campeão do Master de Futebol

 

A equipe do Grêmio Monte Alegre foi a campeã do Master de Futebol de Votorantim promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sespol). O time que poderia até perder por um gol de diferença empatou com o Jardim Clarice em 2 a 2 e ficou com o título.

 

Numa partida bastante movimentada, o Monte Alegre saiu na frente do placar com Genésio que marcou aos quatro minutos da etapa inicial. Aos 35, Cardoso empatou para o Clarice. Na etapa final, aos 15 minutos Genésio mais uma vez deixa a equipe do parque Bela Vista na frente, de novo e Val empatou aos 25. Com o resultado o Monte Alegre sagrou-se campeão da competição.

 

O troféu de campeão foi entregue pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva ao goleiro e capitão Hélio, que também ficou com o troféu de menos vazado. A artilharia foi para Buré do Jardim Clarice, que também ficou com o troféu disciplina.

 

Bicicross de Votorantim conquista

medalhas na 5ª etapa do paulista

 

A equipe do Bicicross de Votorantim (Projeto Social) conquistou neste final de semana várias medalhas na 5ª Etapa do Campeonato Paulista, disputado em Sorocaba. Seguem as colocações e os pilotos: 1º Gabriel Ribeiro, 15 experts; 1º Michel Martines, cruiser 17/24; 3º Isabela Rosa, 10 anos; 3º Charles Motta 17; 3º Leandro Noronha, 16 experts; 4º João Paulo, cruiser 17/24, 4º Jonathan Rodrigues, 15 experts; 4ºAlberto Nogueira, master40; 4º Vinicius Faria Junior, Man; 5º Lucas de Paula 17; 5º Lorrana Gianelli, 11/13; 7º Henrique Viana Junior Man e 8º Wilian Leite 17/24.

 

SECOM (PMV)

 


Amigo é suspeito de matar homem dentro de casa em Votorantim

Ipanema Online


Amigo da família é suspeito de matar um homem dentro de sua própria casa em Votorantim. Segundo a Polícia Militar, a mulher da vítima encontrou o marido caído no chão do quarto quando chegou a residência na última sexta-feira (9).
O homem levou tiros no braço esquerdo e abdômen. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do Hospital Regional de Sorocaba. 
A suspeita é que o homem tenha sido morto por um amigo. A mulher não soube dar informações sobre o acusado.

Prefeitos de Sorocaba e Votorantim discutem problemas comuns

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os prefeitos Antonio Carlos Pannunzio e Erinaldo Alves da Silva reuniram-se no final da tarde e começo da noite desta segunda-feira (12), no Paço Municipal sorocabano, para discutir soluções de problemas comuns de Sorocaba e de Votorantim. As ações conjuntas das duas prefeituras começaram no mês passado, quando começaram as obras de pavimentação da Rua Eldorado, entre as duas cidades. Agora, uma série de outras ações vão envolver as duas administrações.

Tanto Pannunzio quanto Erinaldo destacaram o entendimento e a vontade política para a atuação conjunta. "Como agimos em parceria na Rua Eldorado, faremos o mesmo em outras áreas, inclusive nas reivindicações que envolvem o Governo do Estado. Isso é fruto do perfeito entendimento dos dois prefeitos e as duas administrações, com vontade política para resolver problemas comuns", disse Pannunzio.

Erinaldo, que estava acompanhado do secretário de Gestão Econômica, Antonio Carlos Ribeiro Abibe, ressaltou que "alguns problemas são comuns às duas prefeituras e há a necessidade de ações conjuntas para a solução". Como exemplo, ele citou a regularização fundiária nos jardins Tatiana e Novo Mundo, que estão na divisa, bem como a solução de problemas do Feirão do produtor, no Jardim Tatiana.

O entendimento das duas prefeituras permitirá a Votorantim captar água da represa de Ipaneminha para o abastecimento de bairros da divisa. Outra parceria que terá continuidade é a dos Jogos Regionais. Neste ano, foi em Votorantim com o auxílio de Sorocaba. No próximo, que estará sediado em Sorocaba, terá competições também em praças esportivas de Votorantim.


Sistema viário


Muitas das ações conjuntas se darão no sistema viário. É o caso da Avenida Juscelino Kubitscheck (em Votorantim), exatamente na divisa, construção de pontilhão para acesso ao Jardim Novo Mundo pela Rodovia SP-264.

Técnicos das Prefeituras de Sorocaba e de Votorantim já trabalharam, em conjunto, numa proposta para sanar os problemas observados no chamado Trevo da Morte sob a Raposo Tavares. Esta proposta será encaminhada à Artesp e à Secretaria de Estado de Transporte. Os dois prefeitos discutiram ainda a criação de um anel viário regional interligando desde a região de Santa Helena (em Votorantim) as rodovias SP-79, SP-264, Raposo Tavares, Celso Charuri e Castelinho, o que possibilitará o desvio do tráfego pesado das áreas urbanas.

Na Avenida Gisele Constatino, onde um lado é Sorocaba e do outro, Votorantim, um problema está relacionado com os ônibus do sistema de transporte coletivo. As duas prefeituras vão definir ações conjuntas para solucioná-lo, a fim de facilitar aos usuários do serviço.

Como a conturbação é uma realidade, os prefeitos decidiram também que os Planos Diretores das duas cidades estarão integrados, com a projeção de sistema viário e o direcionamento de crescimento para pontos que não prejudique a implantação de serviços.

Resumo da sessão plenária 12-08-13

EXPEDIENTE RECEBIDO DOS SENHORES VEREADORES


Projeto de Lei Ordinária nº 053/13 do Vereador Eric Romero Martins de Oliveira, que dispõe sobre denominação de próprio municipal – Praça “Levi Rodrigues Ribeiro”.
Requerimento Especial nº 059/13 do Vereador Bruno Martins de Almeida, de congratulações com a Igreja Presbiteriana de Votorantim, na pessoa do Pastor Valdomiro Nunes da Fonseca, extensivo aos Presbíteros, Diáconos e fiéis, pela comemoração dos 90 anos de organização e instalação em Votoratim.

Requerimento Especial nº 060/13 do Vereador Antonio Pereira, de congratulações com a Comunidade Cristã Deus Presente, pelo seu 5º aniversário.

Requerimento Especial nº 061/13 do Vereador Eric Romero Martins de Oliveira, de congratulações com o Jornal “Folha de Votorantim”, pelo importante papel de informar os leitores sobre os trabalhos realizados na Câmara Municipal.

Requerimento Especial nº 062/13 do Vereador João Soares de Queiroz, de congratulações com a Associação de Capoeira Mundo Inteiro, pela comemoração de seu 10º aniversário.

Requerimento nº 413/13 do Vereador Heber de Almeida Martins, questionando o Sr. Prefeito se houve autorização para execução de obras pelo SAAE de Sorocaba em território votorantinense, na tubulação da adutora de água que passa pela Avenida Gisele Constantino, próximo ao Condomínio Sunset, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 414/13 do Vereador Heber de Almeida Martins, questionando o Sr. Prefeito qual é extensão da área que pertence a Votorantim, na divisa de Votorantim com Sorocaba, da grande gleba – entre os bairros Jardim Tatiana e Jardim Novo Mundo – conhecida como “Centro Hípico Pagliato”, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 415/13 do Vereador Pedro Nunes Filho, questionando o Sr. Prefeito acerca das vagas disponibilizadas para os taxistas que trabalham no ponto situado na Rua Paula Ney, na confluência com a Avenida Trinta e um de Março, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 416/13 do Vereador Pedro Nunes Filho, questionando o Sr. Prefeito, o Corpo de Bombeiros e a Cetesb acerca da regularidade para funcionamento do Posto de Combustível que abastece a frota de carros da Prefeitura Municipal, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 417/13 do Vereador Antonio Pereira, questionando o Sr. Prefeito se a Administração tem algum projeto para a área localizada na Rua Victório Zanchetta, na esquina com a Rua Américo Maschetto, no Conjunto Habitacional “Mário Augusto Ribeiro” – Promorar; pede calçamento do passeio público e a construção de pista de caminhada no local e solicita outras informações correlatas.

Requerimento nº 418/13 do Vereador Alessandro Baeza Silva, questionando o Sr. Prefeito sobre quais providências estão sendo tomadas para se resolver o problema gerado devido à falta de canalização de um córrego que passa por debaixo da Rodovia SP-79, o que estaria afetando o Empreendimento do Loteamento Residencial “Giardino Di Veneto”, o proprietário da Borracharia Recanto; e famílias que residem próximas ao local.

Requerimento nº 419/13 do Vereador Alessandro Baeza Silva, questionando o Sr. Prefeito se está em seus planos oferecer alguma ajuda de custo para alimentação das pessoas que fazem tratamento de saúde fora do município e que usam o transporte da Prefeitura para esse fim.

Requerimento nº 420/13 do Vereador Marcos Antonio Alves, questionando a Empresa CPFL de Sorocaba e a Empresa de Telefonia Vivo de Sorocaba se há a possibilidade delas trabalharem juntas quando houver substituição de postes em território votorantinense, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 421/13 do Vereador Eric Romero Martins de Oliveira, questionando se o Sr. Prefeito tem conhecimento dos problemas enfrentados pelos transeuntes da Rua Noé Carlos de Campos, onde o sistema de cabos está comprometendo a segurança dos pedestres, motoristas e comerciantes locais.

Requerimento nº 422/13 do Vereador Eric Romero Martins de Oliveira, questionando o Sr. Prefeito se existe algum projeto de construção de um novo prédio, que contemple todas as normas de acessibilidade previstas na legislação vigente, para abrigar a “Estratégia da Saúde da Família” - também conhecida como PSF – Programa de Saúde da Família - do Bairro Jardim Tatiana, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 423/13 da Vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico, questionando o Sr. Prefeito se está em seus planos a implantação de um Espaço Jovem na região dos Bairros Jardim Tatiana e Novo Mundo, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 424/13 da Vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico, questionando o Sr. Prefeito se está em seus planos a descentralização dos serviços municipais, com a implantação de uma "Casa do Cidadão" em algum bairro de nossa cidade, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 425/13 do Vereador João Soares de Queiroz, questionando se é de conhecimento do Sr. Prefeito a falta de material de consumo e de higiene e limpeza que está havendo nas escolas municipais de Votorantim, e pede outras informações correlatas.

Requerimento nº 426/13 do Vereador João Cau, questionando o Sr. Prefeito se há possibilidade de se criar uma biblioteca infantil em Votorantim.

Requerimento nº 427/13 do Vereador Marcos Antonio Alves, questionando o Sr. Prefeito se a Praça de Eventos “Lecy de Campos” já recebeu as manutenções que estavam programadas para iniciar após a realização da Festa Junina, e pede outras informações correlatas.


Indicações nº 643 a 662/2013.


APROVADOS NA ORDEM DO DIA:

- Projeto de Lei Ordinária nº 049/13, do Senhor Prefeito Municipal, que dispõe sobre os depósitos judiciais referentes a tributos e a seus acessórios, no âmbito do Município de Votorantim, nos termos da Lei Federal Nº 10819, de 16 de dezembro de 2003.

- Substitutivo ao Projeto de Lei Ordinária nº 024/13 do Vereador Marcos Antonio Alves, de autoria da Comissão de Justiça, que dispõe sobre a definição e apresentação do Relatório de Prestação de Contas e de Gestão Municipal da Saúde, e dá outras providências.

- Projeto de Lei Ordinária nº 051/13, do Vereador João Soares de Queiroz, que dispõe sobre denominação de próprio municipal – Ginásio Poliesportivo “Prof. João Carlos de Camargo”.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 08/13, do Vereador Marcos Antonio Alves, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário “Herbert de Souza” ao Senhor Eduardo dos Santos Proença.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 09/13 do Vereador Robson Vasco, que dispõe sobre a concessão do Título de “Honra ao Mérito” ao Senhor Marco Antonio de Almeida

- Projeto de Decreto Legislativo nº 10/13 do Vereador Heber de Almeida Martins, que dispõe sobre a concessão do Título de “Honra ao Mérito” à Senhora Míriam Corrêa Jáki.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 11/13 do Vereador Antonio Pereira, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário “Herbert de Souza” ao Pastor Bernardino Nunes.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 12/13 do Vereador João Soares de Queiroz, que dispõe sobre a concessão do Título de “Honra ao Mérito” ao Senhor Osmar Pires de Camargo (Alemão).

- Projeto de Decreto Legislativo nº 13/13 do Vereador Alessandro Baeza Silva, que dispõe sobre a concessão do Título de “Cidadã Votorantinense” à Senhora Sandra Pinesso Cianfarani.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 14/13 do Vereador João Soares de Queiroz, que dispõe sobre a concessão do Título de “Cidadã Votorantinense” à Senhorita Simone Guazelli Silva Leonardo.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 15/13 do Vereador Heber de Almeida Martins, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário “Herbert de Souza” ao Senhor Fabiano Samuel Laureano.

Diretores de escola criticam falta de material de limpeza

Notícia publicada na edição de 13/08/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A -
Abner Laurindo


Depois de esperarem por 8 meses, os diretores das escolas municipais de Votorantim resolveram protestar contra a falta de materiais de higiene e limpeza na rede de ensino do município. Eles cotam que fazem o pedido dos produtos à Prefeitura desde janeiro e até agora as solicitações não foram atendidas pela administração municipal.

Para denunciar a situação, uma comissão de 10 diretores, representando os diretores das 47 escolas e creches da rede pública do município, esteve ontem à noite na sessão da Câmara Municipal. Eles reclamaram aos vereadores que as escolas estão sem papel higiênico, sabão em pó, sabonete líquido, desinfetante e dedetização.

Questionada, a Secretaria da Educação informa que os produtos serão entregues ainda está semana, agora que o processo licitatório para compra dos materiais foi concluído. A Pasta explicou que houve demora no processo de licitação devido a alterações e exigências de produtos de melhor qualidade.

De acordo com Secretaria de Comunicação (Secom), durante o processo licitatório a Secretaria equacionou a distribuição dos produtos da melhor maneira possível, contando com um baixo estoque e a colaboração dos diretores das escolas. Além do papel higiênico, a compra inclui álcool gel e sabonete líquido.

A diretora da Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Felippe Kalil, Vera Nilza Pires, disse que desde o começo da atual administração tem tido paciência para lidar com a falta de materiais. Ela conta que durante esse tempo de espera foi obrigada pedir a doação de papel higiênico para alguns pais para poder suprir as necessidades dos alunos.

"Nós lidamos com crianças. São os alunos do infantil e do fundamental de 1ª e 5ª. Temos que ter esses produtos para um bom funcionamento e atendimento deles", relata Nilza. Ela conta que os diretores resolveram trazer a público o problema depois que a vereadora Fabíola da Silva Pedrico (PSDB), em discurso feito na tribuna da Legislativo, na sessão de segunda-feira retrasada, culpou os diretores pela falta do material, acusando-os de não solicitar os produtos na Prefeitura.

Segundo a diretora Cláudia Aguiar, as solicitações estão sendo feitas mensalmente desde janeiro, mas os pedidos não estão sendo atendidos. "Temos todos os e-mails dos requerimentos feitos à Prefeitura. Reafirmamos que a falha não é nossa, diretores", ressalta Cláudia.

Prazo para cadastramento das entidades no CMDCA termina nesta terça

Termina nesta terça-feira (13), o prazo para as entidades que atendem crianças e adolescentes na cidade de Votorantim se cadastrarem junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Após essa data, as instituições que não atenderem ao chamado do Conselho, serão consideradas irregulares, não poderão manter convênio com a administração municipal e terão a situação comunicada ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar.

O cadastramento foi iniciado no mês de maio, por meio de um edital de convocação dirigido a todas as entidades assistenciais do setor. O presidente do CMDCA, Gabriel Rangel Gil Miguel, explica que o cadastramento é necessário para atualizar o banco de dados do conselho e também direcionar ações do órgão. "É uma obrigação do CMDCA cadastrar as entidades e certificar-se de que elas estão em acordo com o que prevê a legislação", explicou.

Gabriel Rangel salienta a importância do cadastro não apenas para o conselho, mas para as próprias entidades, que estarão regularizadas, e mais ainda para as crianças e adolescentes da cidade. Os dois documentos relacionados ao cadastramento das entidades (edital e resolução do CMDCA) foram publicados na imprensa oficial, na edição do dia 17 de maio do jornal Município de Votorantim. A versão digital do jornal pode ser consultada no site www.votorantim.sp.gov.br ou os documentos podem ser solicitados pelo e-mail do conselho: cmdca@votorantim.sp.gov.br.

No caso de entidades que já se regularizaram nos últimos anos com base no que é previsto em lei, elas deverão apenas apresentar os comprovantes para conseguir o certificado do CMDCA. As entidades que precisarem de mais informações podem entrar em contato pelo telefone 3243-1501.

SECOM (PMV)

Votorantim fará parte da Pesquisa Nacional de Saúde

Levantamento será feito por pesquisadores do IBGE e deve começar a partir de 15 de agosto, com previsão de um mês. Além da coleta de informações, haverá exames em uma parcela dos moradores que forem participar da pesquisa.

 

Votorantim é um dos municípios escolhidos para participar da Pesquisa Nacional de Saúde que será realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em convênio com o Ministério da Saúde. Anunciada oficialmente nesta segunda-feira (12), em Brasília, a pesquisa será realizada em 1.600 cidades e tem o objetivo de conhecer a saúde e o estilo de vida da população. Em Votorantim, a previsão é que a pesquisa comece ainda esta semana, a partir do dia 15 de agosto, com duração de aproximadamente um mês.

Segundo a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzoto Moraes, não há informações sobre quais bairros serão visitados e nem por qual região será iniciada a pesquisa. "Não temos detalhes, pois o anúncio da pesquisa foi nesta segunda-feira, mas é importante que a população fique ciente de que nas próxima semanas haverá pesquisadores do IBGE realizando o levantamento de informações para essa pesquisa nacional em nossa cidade", destacou Izilda.

Conforme divulgado pelo IBGE, o objetivo do trabalho também é produzir dados sobre acesso e uso dos serviços de saúde, ações preventivas, continuidade dos cuidados e financiamento da assistência de saúde no país. A coordenação técnica será da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e prevê duas etapas de levantamentos, com término no mês de novembro.

Na primeira fase, os pesquisadores identificados com crachás do IBGE visitarão as residências para uma entrevista com os moradores e coleta de informações como peso, altura, pressão arterial, circunferência abdominal, condições de saúde, atendimento recebido na rede municipal, entre outros dados. A segunda etapa, que será realizada em 25% das áreas visitadas, prevê a realização de exames de sangue e de urina, para verificar alterações e doenças.

Conforme a secretária da Saúde, o município dará retaguarda de atendimento para os casos que forem diagnosticados. "Se for identificado algum munícipe com alteração nos exames e que não esteja realizando o devido tratamento, os pesquisadores farão o encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde da cidade, estaremos preparados para receber essas pessoas", destacou Izilda.  


SECOM (PMV)



Na Coopervot - Cooperados recebem doação de novas camisetas

 Em uma ação conjunta entre a Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com o apoio de parceiros, a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot) recebeu cinquenta novas camisetas para seus cooperados. A entrega foi nesta segunda-feira (12) no núcleo de reciclagem da Vila Garcia.

A gestora da cooperativa, Marlene de Barros Dias explicou que atualmente 36 pessoas atuam na Coopervot, garantem o sustento da família a partir da coleta de recicláveis na cidade e que este número vai aumentar. "Estamos precisando de mais gente", comentou Marlene ao agradecer a doação das camisetas que ajudam na identificação dos catadores quando estão trabalhando na rua. A doação das camisetas foi viabilizada pelas empresas Braslen Chocolates, Formigueiro Doces e Poiato Recicla.

A primeira dama de Votorantim, Helena Amália da Silva, também participou da entrega das camisetas, visitou as instalações e viu detalhes do trabalho desenvolvido pela Coopervot acompanhada pela secretária da Cidadania, Ana Criguer que conversou com os cooperados. A Coopervot existe há treze anos e há oito conta com o núcleo da Vila Garcia que funciona em uma área pública, cedida pela Prefeitura. A administração municipal também cede dois caminhões e garante combustível e as trocas necessárias de pneus para que os cooperados possam percorrer a cidade.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, 60% da cidade é atendido pela Coopervot e a ampliação desta cobertura está sendo programada. "A coleta seletiva é um dos pilares do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e estamos trabalhando para que a Coopervot possa ampliar seu trabalho gradativamente até alcançar toda cidade", frisou Mineiro. O secretário explica ainda que, além da importância social e econômica, a destinação dos materiais à reciclagem reduz consideravelmente o descarte de resíduos em aterros sanitários, ampliando a vida útil desses locais e reduzindo a contaminação do solo.

Quem desejar entregar materiais recicláveis à Coopervot pode fazer isso pessoalmente no Núcleo da Vila Garcia, localizado na Avenida Jaziel de Azeredo Ribeiro. O telefone para outras informações é o 9796-7641.



SECOM (PMV)


Dia dos pais - Pais conhecem a rotina dos filhos em escola do bairro Ângelo Vial


A passagem do dia dos pais foi especial para crianças e adultos no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Alda Luchini Vial", em Votorantim. A unidade escolar, localizada no bairro Ângelo Vial, convidou os pais a conhecerem a rotina das crianças e a visita se tornou oportunidade agradável de convivência e interação entre pais e filhos.

Cerca de cem pais compareceram e, juntamente com as crianças, participaram de atividades musicais, contação de histórias e oficinas de confecção de brinquedos realizadas pelas professoras e auxiliares de educação infantil. "A proposta foi permitir que pais e filhos pudessem aproveitar o ambiente escolar para uma vivência diferente, levando para casa boas lembranças e um brinquedo feito pelo próprio pai", contou a diretora Claudia Aguiar Mendes.

A CMEI tem 121 alunos com idade entre quatro meses e cinco anos. No último sábado (dia 10), cada classe teve uma oficina para confecção de brinquedo usando material reciclável. Em geral os pais se inspiraram nas histórias contadas para preparar o brinquedo e presentear os filhos. A programação foi encerrada com um almoço, quando os pais também se dedicaram à alimentação dos pequenos.

 

SECOM (PMV)


Águas de Votorantim adquire equipamento para a segurança dos trabalhadores

Para dar mais segurança a seus funcionários, a Concessionária Águas de Votorantim adquiriu um tripé, equipamento que funciona como guincho de pessoas para a realização de serviços em espaços confinados do sistema de esgoto. Também foi adquirido um aparelho que detecta a presença de gases, elementos frequentemente encontrados em locais confinados e que, se inalados, podem até causar a morte. Os trabalhadores só entram em poços de visita após a medição do gás.

De acordo com Luciana Marcelina de Almeida, técnica em segurança do trabalho da Águas de Votorantim, o tripé é o aparelho mais seguro que existe na execução de trabalhos em espaços confinados, pois serve para auxiliar na entrada e saída dos colaboradores ou até mesmo para resgate em caso de acidentes.

Com investimentos em equipamentos de segurança individual e coletivos, treinamentos constantes e a conscientização dos colaboradores por meio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), a concessionária

reduziu pela metade a taxa de acidentes de trabalho. De junho a dezembro do ano passado foram registrados 8 acidentes, enquanto neste ano, até este mês,  aconteceram 4 acidentes, todos sem gravidade.

Segundo a técnica em segurança do trabalho, o objetivo da empresa é incorporar as boas práticas na gestão de segurança e saúde para reduzir, proteger e prevenir os colaboradores dos acidentes e doenças no trabalho. "Todos os equipamentos de segurança exigidos pelo Regulamento em Segurança e Medicina do Trabalho já foram adquiridos. Além disso, realizamos constantemente diversos treinamentos visando uma melhor qualidade na prestação de serviços na área de água e esgoto", destacou. 

Um desses treinamentos aconteceu no final de julho. A concessionária realizou o Treinamento em Altura, para conscientizar os colaboradores sobre os riscos de acidentes de trabalho neste tipo de atividade. Luciana explica que o objetivo da ação foi garantir a segurança pessoal e coletiva, alertando sobre os riscos, orientando quanto aos procedimentos necessários para a realização do trabalho e quanto à identificação das exigências normativas referentes à segurança.

A sinalização adequada para evitar riscos é outra preocupação da empresa. Nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto, são mantidas placas que indicam áreas de risco. Nas ruas, um outro tipo de placa sinaliza as obras de manutenção e ampliação das redes de água e esgoto. A medida, protege os funcionários, pessoas que passam a pé por esses locais e motoristas.

  Em pouco mais de um ano, a concessionária investiu aproximadamente R$100 mil em diversas medidas, importantes para que seus funcionários possam trabalhar com mais segurança.

 
Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV

Polícia Civil investiga dois homicídios registrados em menos de 48 horas

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz


Os dois assassinatos ocorreram entre a noite de sexta-feira (9) e a tarde de domingo (11)


Depois da ocorrência de dois assassinatos em menos de 48 horas no município, entre a noite de sexta-feira (9) e a tarde de domingo (11), a Polícia Civil está investigando e coletando informações para chegar até as pessoas envolvidas nos homicídios.
No primeiro caso, um homem foi morto com vários disparos de arma de fogo dentro de um apartamento, que fica na rodovia João Leme dos Santos. No segundo caso, uma mulher foi encontrada morta, com sinais de estrangulamento, em um terreno baldio existente próximo à praça de eventos "Lecy de Campos", na região central da cidade.

Primeiro caso
O primeiro homicídio ocorreu por volta das 19h da última sexta-feira (9). De acordo com informações do boletim de ocorrência (BO), o servente Paulo Sérgio Ramos, 40 anos, conhecido como Baiano, estava em seu apartamento, que fica na rodovia João Leme dos Santos, na altura do bairro Vila Flora, quando a campainha tocou. Ele foi atender e, ao abrir a porta, acabou surpreendido por um desconhecido, que, de arma em punho, o atingiu com quatro tiros.
Baiano recebeu os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado ao Hospital Regional, onde veio a falecer. Ao realizar pesquisa na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), a Polícia Militar (PM) constatou que Baiano estava sendo procurado pela Justiça e, inclusive, a própria vítima tinha ciência, pois fez uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, em que ostentava a sua foto com outro nome, o de Emerson Alves Ramos.
No local, os PMs não encontraram projéteis deflagrados, tampouco marcas de projéteis ou perfurações nas paredes do apartamento. A esposa da vítima também estava dentro da moradia, porém, não presenciou o homicídio, apenas ouviu os disparos, não sabendo informar a quantidade de tiros contra seu marido.

Segundo caso
O corpo de Vanessa Merigio Reizauskas, 30 anos, foi encontrado às 12h28 do último domingo (11), na avenida Moacir Oséas Guite, no Jardim Icatu.
No local, atrás de um prédio abandonado, onde funcionava o Colégio Carlos René Egg, os PMs encontraram um cadáver de uma mulher dentro de um bueiro, com hematomas pelo corpo, principalmente no rosto e cabeça. Além disso, ela tinha uma pedra dentro da boca.
Segundo o BO, a mulher, de pele branca, com cabelos na altura dos ombros, tingidos de loiro, de compleição mediana, cerca de 1,70 de altura, estava sem documentos. Usava saia vermelha e blusa florida, calçava bota de cor preta em um dos pés e estava sem calcinha. Vanessa tinha três filhos de 14, 9 e 2 anos, morava na Vila Rodrigues (região do Serrano) e foi sepultada ontem pela manhã no Cemitério Municipal São João Batista.

Ouça a Rádio Votorantim